7 filmes famosos de Bollywood rodados em Ladakh

Desde que o cinema foi inventado, em 1895,  pelos irmãos irmãos Louis e Auguste Lumière, França, os filmes influenciam a nossa vida. Estabelecem tendências de moda, comportamento e, principalmente, influenciam em nossas decisões de viagem. Me diga, quem nunca quis conhecer o lugar onde foram rodadas as cenas de seu filme favorito?


Como eu encerrei recentemente os posts sobre a Índia, mostrando a bela região de Ladakh, eu selecionei 7 filmes de Bollywood que fizeram muito sucesso na Índia e tiveram cenas gravadas em Ladakh, promovendo esta região, que é bastante remota e de difícil acesso, transformando-a em objeto de desejo dos indianos e também de turistas internacionais.

Vou começar a listar estas sugestões de filmes do mais antigo para o mais recente, fazendo uma breve sinopse, acompanhada do trailer oficial.

Dil Se - filme de 1998 - duração 2h44min

Dil Se é um filme romântico de suspense, tendo como pano de fundo a insurgência (rebelião) no nordeste da Índia. Rodado em Pangong Lake, a 4.360m de altitude, conhecido por ser o lago de água salgada mais alto do mundo.

Trailer Oficial do filme Dil Se
Direção: Mani Ratnam
Elenco principal: Shah Rukh Khan, Manisha Koirala, Preity Zinta, Malaika Arora e Piyush Mishra.
Para assistir ao filme online, com legendas em português:  Dil Se
*Crédito das legendas: Grupo Assistir Bollywood Online

LOC - filme de 2003 - duração 4h15min

LOC é um filme baseado na guerra de Kargil, entre a Índia e o Paquistão e foi rodado em diferentes locais em Leh. Através das muitas cenas, mostra a majestosa paisagem de Ladakh. 

Trailer Oficial do filme LOC
Direção: J. P. Dutta
Elenco principal: Ajay Devgan, Kareena Kapoor, Saif Ali Khan, Sanjay Dutt e Abhishek Bachchan.

Lakshya - filme de 2004 - duração 3h07min

Lakshya - neste filme,  Ladakh, seu povo, aldeias, montanhas e as belíssimas paisagens foram  mostradas de forma magnifica. O diretor desse filme, Farhan Akhtar chegou a declarar: "A pessoa que eu era antes de ir para Ladakh  e a que voltou, são duas pessoas completamente diferentes!".

Trailer oficial do filme Lakshya
Direção: Farhan Akhtar
Elenco principal: Hrithik Roshan, Amitabh Bachchan, Preity Zinta, Om Puri e Boman Irani.

3 idiots - filme de 2009 - duração 2h51min

3 Idiotas é considerado o filme de maios sucesso e bilheteria da história de Bollywood e também o filme que consagrou Ladakh. O filme descreve o sistema de educação indiano de forma séria e divertida e equilibra muito bem drama, comédia e romance. Muito mais do que isso, este filme nos mostra que devemos seguir nossos sonhos, acima de tudo. É um dos melhores filmes que eu já assisti (e assisti 3 vezes)

As cenas do filme foram filmadas em Shey, a 20 minutos de carro de Leh. Os dois lugares em Leh que atraíram muitos turistas depois deste filme são Pangong Lake e a famosa Escola Rancho! Seu nome atual é Druk Padma Karpo School. É interessante fazer uma visita e ver como ela é foi construída de forma ecológica e é resistente a terremotos.

Trailer oficial do filme 3 idiots
Direção: Rajkumar Hirani
Elenco principal: Aamir Khan, Kareena Kapoor, R. Madhavan, Sharman Joshi e Omi Vaidya.
Link para assistir ao filme online, com legendas em português: 3 idiots
*Crédito das legendas: Grupo Assistir Bollywood Online

Jab Tak Hai Jaan - filme de 2012 - duração 3h18min

Jab Tak Hai Jaan: Samar (SRK) deixou a Índia para ir trabalhar na Inglaterra, onde conheceu Meera (Katrina Kaif), o seu grande amor. Um evento trágico os separou e agora, dez anos depois, Samar se dedica a desativar bombas no exército indiano, arriscando sua própria vida. Tem cenas rodadas em Londres, Pahalgam (Srinagar) e Pangong Lake (Ladakh). Toda a fotografia do filme é belíssima! 

Trailer oficial do filme Jab Tak Hai Jaan
Direção: Yash Chopra
Elenco principal: Shah Rukh Khan, Katrina Kaif, Anushka Sharma, Rishi Kapoor e Neetu Singh.

Bhaag Milkha Bhaag - filme de 2003 - duração 3h09min

Bhaag Milkha Bhaag  este filme conta a história de Milkha Singh, que superou o sangrento massacre de sua família e a guerra civil durante a partição Índia - Paquistão e se tornou um dos atletas mais emblemáticos da Índia (baseado em uma história real). Neste filme é mostrado o belíssimo Vale do Nubra e o deserto de Hunder, famoso por seus passeios de camelos bactrianos (com duas corcovas). 

Trailer oficial do filme Bhaag Milkha Bhaag
Direção: Rakeysh Omprakash Mehra
Elenco principal: Farhan Akhtar, Sonam Kapoor. Rakeysh Omprakash Mehra, Divya Dutta e Rebecca Breeds.

Sanam Re - filme de 2014 - duração 2 horas

Sanam Re Sanam Re é um drama romântico indiano, rodado em Leh e Pangong Lake. A história começa logo antes do início do ano novo. Akash trabalha para uma empresa privada em Mumbai e leva uma vida monótona. Quando ele descobre que a saúde do seu avô piorou, ele sai da cidade para visitar sua cidade natal, Tanakpur. Lá, ele negocia um acordo para vender o estúdio do avô. Ao visitar o estúdio por última vez, ele é levado à nostalgia, e a história é enviada em um flashback

Trailer oficial do filme Sanam Re
Direção: Divya Khosla
Elenco principal: Pulkit Samrat, ,Yami Gautam, Usvashi Rautela, Rishi Kapoor e Pranchi Shah.

Você já assistiu  a algum(s) destes filmes? Deixei o link dos filmes que eu encontrei com legendas em português. os outros você deve encontrar no youtube, mas talvez apenas com legendas em inglês.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Oi Ana,
    Os filmes de Bollywood são famosos no mundo todo. Acredita que eu nunca assisti nenhum?!? Preciso sanar esta falha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, eu adoro os filmes de Bollywood, já assisti a muitos. Quando você quiser assistir, me diga o tipo de filme que você gosta que eu te passo algumas indicações e os respectivos links para você assistir com legendas em português.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.