Viajar sozinha é muito complicado?

Poucas pessoas não gostam de viajar mas, entre as que gostam, grande parte acha complicado, difícil e se não tiver alguém que vá junto ou que organize tudo, acabam desistindo.

Quando eu criei este blog, não foi somente para mostrar belas fotos dos lugares visitados e sim, compartilhar experiências de viagens e incentivar as pessoas a viajarem mais. Então, o post de hoje é mais uma tentativa de derrubar as barreiras que impedem você de viajar.

Estação de Trens de Amritsar, estado de Punjab, norte das Índia.
Estação de Trens de Amritsar, estado de Punjab, norte da Índia.

Ao contrário do que muitos pensam, viajar não é  tanto uma questão financeira, até porque existem todos os tipos de viajantes e de viagens, mas sim,  uma questão de disposição! Você tem que estar disposto a sair do seu conforto emocional e estar aberto ao inesperado, à novas e enriquecedoras experiências.

Dinheiro
Em relação ao dinheiro, se você não tem o suficiente para uma viagem mais longa, se informe sobre algum lugar legal mais próximo da sua cidade, aposto de têm lugares belíssimos e que você nunca foi. Corte despesas supérfluas, a gente sempre gasta muito com bobagens sem perceber. Anote numa planilha e risque os supérfluos e também negocie a mensalidade com a sua operadora de TV, telefone, internet, anuidade do cartão, manutenção mensal da conta bancária, etc. Eu fiz isso recentemente e levei um susto com o tanto que consegui reduzir mensalmente. Imagina este valor no ano!

Medo ou preguiça?
Então, descartando a questão financeira, o que te impede de viajar? Qual é o teu medo? Você odeia excursão, mas têm medo de viajar sozinha(o)?  Ou  seria porque você não fala outro idioma e o seu sonho é viajar para o exterior?  Gosta de ter alguém ao lado para conversar ou ajudar a resolver algum problema?

Excursões
Eu também não gosto muito de excursões, pois normalmente incluem muitos lugares no pacote que não me interessam, por isso prefiro eu mesma montar os meus roteiros. Mas se este não é o seu caso, uma excursão é uma maravilha para quem não quer se preocupar com nada. E falta de companhia também não será problema, pois certamente você fará belas amizades durante a viagem.

Liberdade
Quando eu planejo minhas viagens, eu sempre tenho um pré roteiro, com os lugares que eu gostaria de visitar, mas gosto da possibilidade de poder mudar. Seja incluir um novo, ficar menos tempo num lugar ou mais noutro. Me sinto mais livre assim. Mas este é o meu estilo, não significa que é o melhor também para você.

Evitando riscos
Viajo muito sozinha, mas isso não significa correr riscos desnecessários. A parte de segurança, tanto pessoal quanto em relação ao dinheiro, eu pesquiso bem e tomo todos os cuidados possíveis. Risco zero não existe em lugar nenhum no mundo, mas a gente tendo os cuidados básicos, já reduz a probabilidade.

Viajar sozinha parece ser desinteressante para você? Olha, concordo que, a princípio, pode ser ou parecer ser mais divertido viajar acompanhada, seja de amigos, familiares, namorado, etc, mas viajar sozinho(a) é libertador! É uma experiência que todos deveriam ter,  nem que fosse apenas uma única vez na vida.

Viajar sozinho não significa viajar solitário
E tem uma diferença enorme entre viajar sozinho e viajar solitário. Eu viajo muito sozinha, mas tenho feito excelentes amizades durante as minhas viagens. As pessoas se aproximam mais facilmente de quem está sozinho, oferecem ajuda, puxam papo. Claro, tem que ficar de olho nos espertinhos, mas no geral, minhas experiências de viagens sozinha foram todas maravilhosas.

Você pode perguntar se eu prefiro viajar acompanhada? Prefiro, é claro, desde que a companhia seja de alguém com as mesmas preferências/interesses que eu. Tenho sempre esta companhia? Nem sempre. Já deixei de viajar por causa disso? Nunquinha!

Por onde começar?
Então, comece a viajar, nem que seja para um lugar próximo, pelo menos você começa a se movimentar. E se você quer ir mais longe, mas tem medo porque não entende nada de inglês, então vá para algum país de idioma espanhol, como nossos vizinhos da América Latina. Tem também a Espanha e Portugal. Nestes, o idioma não é um empecilho. Claro, quem não sabe nada, sempre acaba pagando alguns micos, mesmo no Português de Portugal. Mas pagar mico faz parte das aventuras de viagem! Uma viagem toda certinha, toda matemática, não existe!

Minha dica final para você se encorajar a viajar é: desapegue da sua rotina, se abra para coisas novas! Você nunca voltará a mesma pessoa que foi, voltará melhor, cheia de aventuras e histórias para contar. E o melhor, com experiências enriquecedoras!

Me conte como é a sua relação com este assunto, se você gosta de viajar, se viaja com frequência ou se não viaja porque acha que é muito complicado organizar e/ou enfrentar uma viagem sozinha(o)?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Ana. tudo bem?
    Post ótimo para mim principalmente no que se refere a dinheiro.
    Estou mais focada cada gasto é pensado e aquela pergunta. Preciso? E a resposta quase sempre é não. Sendo assim, foco, meta é fundamental. beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, tudo bem e com você?
      Muito obrigada, que ótimo que vc gostou do post. Sobre gastos, menina, se a gente faz uma planilha, se apavora com o tanto de bobagens que a gente gasta.
      Eu já tinha cortado um monte destas bobagens, mas aí ainda achei que gastava demais, daí fui negociar com as operadoras de internet, celular e telefone fixo. Reduzi a mensalidade pela metade em todas, sem prejudicar os serviços, apenas adequando-os às minhas necessidades. Eu estava pagando a mais sem precisar.
      Negociei anuidade do cartão (isso eu faço sempre) e também a manutenção mensal da conta bancária. Somei os valores que eu reduzi e multipliquei por 12, que é quanto eu vou economizar no ano. Foi surpreendente!
      Isso mesmo, foco no que realmente importa é fundamental.
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.