Gangtok, no topo da montanha!

No post anterior, apresentei um dos mais belos estados da Índia, Sikkim! E hoje vou falar sobre Gangtok, a maior cidade e também capital do distrito de Gangtok Oriental (Sikkim está dividido em 4 distritos: Oriental, Oeste, Sul e Norte).

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
Estátua de Mahatma Gandhi em bronze, no centro da cidade.

Gangtok está localizado nos baixos Himalaias, a uma altitude de 1.650m e o significado popular  do seu nome é "Hill Top" (Topo da Montanha).

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia

A população da cidade é de cerca de 100.000 habitantes, de diferentes etnias, como Nepali, Lepchas e Bhutia. São 11 idiomas oficias, mas os mais falados são o Nepali e o Inglês.

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
A principal atração do calçadão é esta estátua de Gandhi, super disputada em fotos!

Após a Independência da Índia, em 1947, Sikkim decidiu permanecer como uma monarquia independente, com Gangtok como sua capital. Em 1975, a monarquia foi abolida e Sikkim tornou-se o 22º estado da Índia, com Gangtok como sua capital, decisão após após um referendo popular.

Enchey Monastery em Gangtok
O Monastério de Enchey é um templo budista que pertence a Ordem de Vajrayana.

A cidade de Gangtok se destacou como centro popular de peregrinação budista local após a construção do Monastério de Enchey, em 1840 e, em 1894, quando a capital foi transferida de Tumlong para Gantok,  tornou-se ainda mais importante.

Ganesh Tok em Gangtok
Ganesh Tok é o mais famosos templo do Deus Ganesh, em Gangtok.

Hoje, Gangtok é um centro de budismo tibetano, com a presença de vários mosteiros, instituições educacionais religiosas e centros de Tibetologia. A cidade é também o centro do turismo de Sikkim e possui uma boa rede hoteleira. Existe também uma crescente procura por adeptos ao Ecoturismo, que inclui rafting, trekking, montanhismo e várias outras atividades junto à natureza.

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia

A maioria das estradas são íngremes, com as casas e edifícios construídos em solo compactados, ao lado destas. 

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia

MG Marg Gangtok é uma das principais ruas de compras e atividades culturais em Gangtok e um amplo calçadão para pedestres, no centro da cidade. 

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia

Nesta rua existe wifi gratuito e muitos bancos para os moradores e turistas sentarem para observar o movimento ou aproveitar o sinal gratuito de wifi. Uma curiosidade, mesmo sendo ao ar livre, é proibido fumar neste calçadão.

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
Aproveitando o "free wifi"!

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia

É muito tranquilo e seguro andar pelo calçadão de Gangtok, inclusive à noite. Estava vazio porque já era tarde, eu voltava do restaurante onde fui jantar.

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia

Ainda no calçadão, um busto de Gandhi. Como estava frio, alguém colocou uma mantinha no "Pai da nação", como Gandhi é chamado. Na verdade, esta "mantinha branca" tem um significado Budista, pois eu vi muitas destas em imagens e templos budistas. Observação: Gandhi era Hindu!

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
Há inúmeros bares e restaurantes no centro de Gangtok

Em Gangtok não há incidência de impostos sobre bebidas alcoólicas, então, a cidade tem inúmeros bares e restaurantes, lado a lado, que oferecem  bebidas alcoólicas por um preço bem menor do que no restante da Índia.

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
Um dos hotéis e lojas no calçadão central

Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
Me hospedei em um hotel localizado próximo ao calçadão e estava sempre passeando por lá.


Outras atrações em Gangtok:


Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
Gangtok, a capital de Sikkim na Índia
Centro de Artesanato

Conservatório de Plantas em Gangtok
Conservatório de Plantas

Tashi - Mirante em Gangtok - Índia
Mirante Tashi

Centro de Exibição de Flores - Gangtok - Índia
Centro de Exibição de Flores

Como chegar a Gangtok

A estação ferroviária mais próxima é a estação de New Jalpaiguri, em Siliguri, no Estado de Bengala Ocidental, a 124 km de distância de Gangtok. Então, para chegar a Gangtok, pode-se alugar um carro, ir de táxi, ônibus (são vários horários diários) ou de helicóptero, que opera uma vez ao dia, transportando até 4 passageiros.

Eu estava em Siliguri e contratei um táxi para ir até Gangtok. Para saber valores e outros detalhes, inclusive sobre a permissão de entrada  exigida, estão no post anterior, sobre o Estado de Sikkim.

Causando em Gangtok
Para encerrar o post, algumas fotos da série 'Exóticos são os Outros".

Centro de Gangtok e a estátua de Gandhi - Sikkim - Índia

Nos próximos posts vou mostrar com mais detalhes sobre algumas atrações aqui citadas, como o templo Budista, o Templo de Ganesh, o Centro de Exibição de Flores e o Conservatório de Plantas.

Por ser próximo à China/Tibet, as feições das pessoas são um pouco diferentes do resto da Índia. Se parecem muito mais com os chineses do que com os indianos. A gastronomia e a arquitetura também  se assemelham com as dos países vizinhos.

Você está gostando de Sikkim? O que achou de Gangtok?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Oi Ana,
    Não sabia da existência desta cidade e achei muito bonita, bastante ocidentalizada tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, nem eu sabia da existência de Gangtok, até conhecê-la, hehe...
      Talvez as fotos não estejam sendo muito fiéis com o que Gangtok realmente é. Na verdade, não se parece com o resto da Índia, mas também não achei ocidentalizada e sim, muito parecida com a China e o Nepal. Isso vai desde as feições das pessoas, da gastronomia, arquitetura e vestimenta. Sem contar o idioma, que é o Nepali.
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.