Passeio de mirabus em Cusco - vídeo

Neste vídeo, se prepare para dar um belíssimo passeio de Mirabus (ônibus panorâmico de 2 andares) pelos arredores de Cusco, no Peru! As paisagens naturais são belíssimas e tem também vários sítios arqueológicos super interessantes! 

Passeio de Mirabus, ônibus Turismo, em Cusco

No post anterior você encontra mais informações e belas fotos, mas para curtir este passeio em movimento, aperta o play e vem comigo!


Gostou do passeio? Me conte o que achou nos comentários! Se gostou, deixe seu like lá no youtube e compartilhe este vídeo!

Beijos,
Ana Maria

*Post sobre o passeio de Õnibus Turismo.
LEIA MAIS

Passeio de ônibus turismo em Cusco!

No post de hoje, se prepare para dar um belíssimo passeio de ônibus turismo pelos arredores de Cusco, no Peru! As paisagens naturais são belíssimas e tem também vários sítios arqueológicos super interessantes!

Sítio Arqueológico nos arredores de Cusco

Os ônibus são bem coloridos, com fotos lindas dos principais pontos turísticos de Cusco.

Como comprar o bilhete e fazer o passeio de ônibus turismo

Existem vários vendedores de bilhetes para os ônibus turismo espalhados pelo centro histórico de Cusco, mas caso você não encontre nenhum, pode ir direto ao ponto de partida (o ponto final é no mesmo local). Não é possível embarcar no meio do percurso.


O ponto de partida (paradero) fica ao lado da Plaza Espinar, há 2 quadras da Plaza de Armas. Os ônibus partem a cada 30 minutos e os passeios têm duração de duas horas. O valor do passeio é de 25 soles (+ ou - R$ 25,50).


São passeios contínuos, não é possível descer nos pontos de interesse e embarcar em outro ônibus, mas existem pequenas paradas, de 10 a 15 minutos e depois se reembarca no mesmo ônibus.

Dica: a melhor vista é a de quem senta no lado direito do ônibus!

Plaza de Armas, a Catedral de Cusco (à esquerda) e a Igreja La Campañía. 

Para o post não ficar longo demais, vou tentar resumir duas horas de passeio com fotos dos lugares que eu achei mais bonitos ou mais interessantes.

Plaza Regocijo

Arco de Santa Clara, um enorme portal que nos direciona para o Mercado de São Pedro.

Qoricancha e o Templo do Deus Sol

Logo no início do percurso, passamos por Qoricancha, cujo nome no idioma quéchua significa "Cerco de Ouro". É a construção religiosa mais antiga da América Meridional. Este local era o centro do poder religioso, político, geográfico e o Templo do Deus Sol, um dos templos mais importantes e venerados durante o Império Inca. Atualmente abriga o Convento de Santo Domingo e o Templo do Deus Sol!

Mural Histórico de Cusco, produzido por Juan Bravo Vizcarra.

Este mural é um dos maiores da América do Sul, possui 50 metros de comprimento por 6 metros de altura. 

O Mural Histórico de Cusco está dividido em quatro seções: 
1- Origem e formação da cultura de Cusco. 
2- Os confrontos entre os primeiros grupos humanos que habitaram o Vale de Cusco. 3- A invasão espanhola e a resistência Inca. 
4- O renascimento da cultura através do processo de independência e o resultado da fusão inevitável do mundo andino e o mundo ocidental.


Depois o Mural Histórico de Cusco, passamos em frente ao Mercado de Artesanato de Cusco e da belíssima Fonte La Pacha. Já postei sobre este Mercado e sobre a Fonte. Tem também um vídeo sobre a Fonte La Pacha.


Depois seguimos para os arredores da cidade, passando por paisagens belíssimas, sítios arqueológicos e comunidades, até um dos pontos mais altos, onde fica o Cristo Blanco e uma vista espetacular de Cusco.

A Fortaleza de Sacsayhuaman

A fabulosa Fortaleza de Sacsayhuaman fica bem próxima ao centro histórico de Cusco. Foi construída entre os séculos XIV e XV e cerca de 20.000 homens trabalharam em sua construção, que demorou mais de cinquenta anos.


De acordo com o mapa geográfico de Cusco, que tem o formato de um Puma, onde está Sacsayhuaman, representa a cabeça do animal e é um dos mais imponentes conjuntos arquitetônicos do Império Inca.


Sacsayhuaman, é a junção de duas palavras do idioma quéchua: Sacsa, que significa Satisfeito e Huaman, que significa Falcão. Ou seja, Falcão Satisfeito.


O complexo arquitetônico cobre uma grande extensão de terras que foi cercada por um muro de pedras polida de quase 400 metros de comprimento.


Em Sacsayhuaman, todos os anos, no dia 24 de junho, no solstício de inverno, é realizada a mais popular das festas de agradecimento ao Deus Sol, chamada de "Inti Raymi". Turistas do mundo todo chegam a Cusco para celebrar esta Festa do Sol.

Laguna Huayllarccocha

Pucapucara 

Pucapucara era um recinto militar e de vigilância Inca, pois era deste lugar que faziam um controle rigoroso de quem chegava para visitar o Imperador. O nome do forte deriva de duas palavras quéchuas. Puca: Vermelho e Pukara: Fortaleza. Na tradução: Fortaleza Vermelha, por causa das pedras calcárias de coloração avermelhada.


Um dos vilarejos onde são confeccionados e artesanatos e roupas, principalmente com lã de alpaca. O ônibus faz uma parada de uns 20 minutos neste local. Os turistas podem comprar tanto roupas quanto chás e doces típicos. 


Neste vilarejo, quase todas as casas tinham os "Toritos de Pucará" no telhado. Já escrevi um post sobre estes toritos.


Tem muitas coisas lindas, mas os preços costumam ser maiores do que no Mercado de Artesanato de Cusco. Então, a ordem é pechinchar sempre! 

Lhama (marrom) e Alpaca (branca)

Olha só quem apareceu para me dar um oi, ou melhor, um "méeéé..."

E o passeio continua por lugares belíssimos!

Casal de agricultores peruanos 

Depois de várias paisagens de tirar o fôlego, chegamos até uma das partes mais altos de Cusco, onde se encontra a estátua do Cristo Blanco.

Pose mais clássica que esta não existe!

Esta estátua possui 11 metros de altura e é muito semelhante ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que possui 38 metros de altura. O Cristo Blanco foi um presente de palestinos árabes que se refugiaram em Cusco, em 1945, após a Segunda Guerra Mundial.


A chola com sua lhama (ou seria uma alpaca?) estão sempre presentes nos principais pontos turísticos.

Vendedores de artesanato, em frente ao Cristo Blanco.

A vista da cidade, do alto do morro do Cristo Blanco é maravilhosa! 

Principal estádio de futebol de Cusco, Estadio Garcilaso de La Vega.


Eu e minha irmã adoramos o passeio, valeu muito à pena, os lugares são lindos demais. E você, o que achou, ficou com vontade de conhecer Cusco?

Beijos,
Ana Maria
LEIA MAIS

Aniversário do blog e presentes pra você!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Eu sempre gostei muito de escrever e o blog surgiu como um hobby, para eu compartilhar meus conhecimentos e experiências, principalmente sobre viagens, já que eu sou uma viciada em viajar! 

No dia 6 de dezembro o blog vai completar 5 anos e eu vou presentear alguns(as) leitores(as)! 

O canal do youtube é praticamente um bebê, pois eu nunca me imaginei gravando vídeos. A pedidos, no ano passado eu postei alguns como teste. Gostei da experiência e, em 2016, os vídeos estão sendo frequentes!


Então, são duas comemorações, 5 anos do blog e 1 ano de atividades no youtube! Por isso, dois presentes!

Presente do blog:

Um kit de maquiagem da Bare Minerals, com primer, pincel para o rosto, base em pó, pó finalizador e pó tonalizante!

Presente para quem é inscrito no youtube:

Uma capa para mala de viagem, tamanho Médio, impermeável. Proteção contra líquidos e sujeiras. A estampa é a mesma da foto. Obs.: não acompanha a mala!

LEIA ESTE POST COM ATENÇÃO ANTES DE SE INSCREVER!

- Preencha o formulário somente uma vez. Inscrições duplicadas serão eliminadas!

São 3 regras. Basta seguir apenas uma ou as três, se quiser ter mais chances:

1- Para concorrer ao Kit da Bare Minerals: seguir o blog em uma ou mais redes sociais abaixo descritas. Para cada rede seguida, uma chance extra:
Facebook: /viagensebeleza
Instagram: @viagensebeleza
Twitter: @viagensebeleza

2- Para concorrer à capa para mala: Ser inscrito no canal do youtube. Apenas isto.

3- Para concorrer aos dois presentes: precisa seguir o blog em uma ou mais redes sociais e ser inscrito(a) no youtube

*Importante: Da data de sorteio até o dia da divulgação, os perfis e contas devem estar no modo público. 

Inscrições e forma de sorteio:
As inscrições vão até o dia 5 de dezembro, às 23h59min. O sorteio será no dia 6 de dezembro, dia do aniversário do blog, às 9h. A divulgação, até às 12h.

A forma de escolha será pelo aplicativo Sorteio de Nomes. Se você seguir em mais de uma rede, seu nome será computado mais vezes e suas chances aumentam.

PRESENTE EXTRA PARA DIVULGAÇÃO:

Além dos sorteios acima, você também pode concorrer a mais dois sorteios extras: dois finalizadores capilares da John Frieda (um para cada sorteio). São chances extras para quem não ganhou os prêmios principais, mas fez divulgação deste sorteio! 

Como divulgar: pode divulgar este post do sorteio (ou a foto com os presentes e o endereço do blog), em seu blog, facebook, instagram, twitter, Google+, Pinterest ou em qualquer outra rede social que você participa e quantas vezes você quiser. Cada divulgação, uma chance a mais e pode ir divulgando durante todo o período do sorteio. Mas cada vez que você divulgar, tem que me passar o link, para eu saber e computar as divulgações.

*Como informar as divulgações: apenas copie e cole o(s) links das divulgações em qualquer foto do sorteio que eu publicar na fanpage, no twitter ou no instagram do blog.

**Válido para todos os seguidores, antigos e novos, desde que preencham o formulário corretamente e que tenham endereço de entrega no Brasil!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS! 
Aguarde os nomes dos ganhadores até às 12h do dia 6 de dezembro!
LEIA MAIS

O que são os "toritos" nos telhados das casas andinas?

Quando eu fiz o tour de ônibus turismo, em Cusco, conheci também um pouco dos arredores da cidade e me chamou muito a atenção o fato de que, em quase todas as casas, tinha pequenas imagens de touros de cerâmica no telhado. Fiquei curiosa e depois eu soube que estes pequenos touros são chamados de Toritos de Pucará.


Os Toritos de Pucará são ornamentos místicos, colocados nos telhados das casas para proteção de seus moradores, principalmente em países da região andina. 

Origem deste símbolo: esta tradição começou em um povoado chamado Pucará, distante 10km de Puno, no Peru, onde antigos ceramistas, por ocasião da ocupação espanhola, passaram a fabricar objetos de cerâmica (vasos, pratos, jarros, potes, etc) para os conquistadores assentados ao Sul do país e acabaram criando também a imagem do torito. 


A imagem do torito foi inspirada nos touros que os espanhóis trouxeram, quando chegaram na aldeia de Pucará.



Estas pequenas estátuas de touros de cerâmica eram colocadas nos telhados das casas, junto a uma cruz, junto com tigelas de água e/ou vasos com flores, como elementos de proteção das famílias que nelas moravam. 

Este costume é muito utilizado até os dias de hoje, em vários países andinos, mas no Peru, especialmente em Cusco, é onde a tradição é mais forte.



O destaque da foto é da lhama, mas no telhado desta casa também tem um par de Toritos de Pucará!

O touro representa a felicidade, a riqueza, a força e a fertilidade, enquanto a cruz mantém as forças negativas e os espíritos malignos longe das casas das famílias. Simboliza a proteção família. É um mix da religião nativa, herdada dos Incas, com a religião católica, trazida pelos espanhóis.



A representação simbólica dos toritos e seus ornamentos têm valor estético e espiritual: a cor branca simboliza a pureza, o par de touros representa proteção, a cor preta, o ego, os defeitos psicológicos; a tigela com água, a fonte da vida. Tudo isso está associado ao ciclo da fecundação, nascimento, vida, morte e renascimento.

Eu conheço muito pouco sobre a cultura e religiosidade andina, então nunca tinha ouvido falar antes nestes "toritos", mas achei muito interessante. E você, o que achou?

Beijos,
Ana Maria
LEIA MAIS