Resumo da semana: de 1º a 5 de fevereiro!

A primeira semana de fevereiro se foi e hoje, pleno sábado de carnaval, estou aqui, postando o resumo dos assunto abordados no blog. Para quem também (ou ainda) não caiu na folia, aproveite para dar uma conferida. Tem até a receitinha de um shake perfeito para estes dias.

Resumo da semana: de 1º a 5 de fevereiro de 2016!

Segunda-feira, dia 1º de fevereiro: Porto Alegre pós temporal
O dia 29 de janeiro deste ano ficará marcado para sempre na memória dos moradores de Porto Alegre, como um dos piores temporais que já aconteceram por aqui. A cidade foi bastante destruída e ficou um caos. Por sorte, nenhuma vítima fatal, apenas alguns feridos. Post aqui.


Terça-feira, dia 2 de fevereiro: Nossa Senhora dos Navegantes ou Iemanjá?
O dia 2 de fevereiro é dedicado à protetora dos mares e oceanos. Seja Nossa Senhora dos Navegantes ou Iemanjá, isso não importa, pois o que realmente conta é a fé de cada um. Saiba mais aqui.


Quarta-feira, dia 3 de fevereiro: Moroccan Argan Oil
Este óleo eu gostei muito, mas estava esquecido (pra variar) num canto do armário. Ele é bem suave e deixa os cabelos bem macios e perfumados. Livre de sulfatos e parabenos. É americano, mas vende no Brasil, em grandes farmácias. Resenha aqui.


Quinta-feira, dia 4 de fevereiro: Novo temporal na cidade e internet off!
Não foi culpa minha, mas não pude postar na quinta-feira, porque aconteceu um novo temporal em Porto Alegre (não tão intenso quanto o do dia 29 de janeiro), mas eu fiquei sem internet o dia inteiro. Até consegui postar do tablet um aviso de que eu estava sem internet. Leia aqui.

Sexta-feira, dia 5 de fevereiro: Shake gelado de frutas
Testei uma receita deliciosa de um shake de frutas congeladas. Perfeito para um lanche leve nestes dias de muito calor ou para substituir uma refeição para quem está de dieta. Leia a receita aqui.

Estes foram os assuntos da semana, se você perdeu algum ou quer reler, é só clicar no link no final de cada resumo e você será redirecionado para o post completo.

Beijos, ótimo final de semana e um excelente carnaval!
Ana
LEIA MAIS

Tá de dieta? Experimente este shake de frutas!

Descobri uma receitinha mara de um Shake de Frutas Congeladas, excelente para quem está de dieta ou mesmo se quer fazer um lanchinho leve e gelado nestes dias de muito calor. Apesar de super leve, ele dá aquela sensação de saciedade. A receita original era um pouco diferente, mas aqui no blog já está com a minha adaptação.


Para estes dias de praia ou carnaval, onde se comeu muita bobagem ou se bebeu demais, este shake é uma excelente pedida!

Vamos à receita, super fácil:


Shake de Frutas Congeladas

Ingredientes:
2 bananas cortadas em rodelas e congeladas (corte-as em rodelas antes de congelar)
Suco de 1 limão
1 copo de frutas congeladas de sua preferência, como morangos, abacaxi, amoras. etc... também pode ser um pacotinho de polpa de frutas congeladas (aquelas compradas em mercados). Eu usei polpa de acerola.
1 pedacinho de gengibre (do tamanho de um dente de alho)
1 copo de iogurte natural, pode ser ligth ou não
1/2 forma gelo (cerca de 9 pedrinhas)

Como preparar:
Bata tudo no liquidificador e sirva!

Em tempo: eu esqueci de congelar as bananas e coloquei elas in natura mesmo, pois os cubos de gelo e mais a polpa congelada já deixaram o shake mega gelado. A banana é que deixa o shake docinho, por isso, não há necessidade de adoçar, a não ser que você prefira.

Rendimento da receita

A receita rende 2 copos. Querendo fazer para mais pessoas, é só ir dobrando os ingredientes. Cada copo do shake tem cerca de 190kcal.


A consistência fica bem firme. Você pode também decorar o copo com uma frutinha em cima ou umas folhinhas de hortelã que o visual fica show. Eu esqueci, só lembrei depois que fiz as fotos.

Que tal, gostou da receita? Se você fizer, depois me conte o que achou aqui nos comentários.

Beijos,
Ana

LEIA MAIS

Novo temporal em Porto Alegre e internet off!

A chuva forte começou durante a noite e se estendeu por toda a manhã em Porto Alegre. Não foi um temporal tão severo como o de sexta-feira, dia 29 de janeiro, mas foi o suficiente para deixar a cidade, ainda desarrumada, em novo caos e com alguns bairros bastante alagados.

No outro temporal eu fiquei sem luz e sem internet por 2 dias, mas hoje, fiquei apenas sem a internet. Estou postando do tablet, mas o sinal está muito ruim, serve apenas para colocar este aviso.

Que raiva deste aviso!

Eu estava tentando reduzir a zero os dias sem post, mas sem internet ou com o sinal ruim, não é possível fazer milagres. Espero que amanhã a internet esteja normalizada para eu voltar a postar normalmente.

Beijos,
Ana Maria
LEIA MAIS

Estava esquecido: Moroccan Argan Oil, da Organix

Ontem era feriado aqui em Porto Alegre e eu aproveitei para organizar um pouco os meus produtinhos para cabelo, pois tenho muita coisa que nem lembrava. Entre elas, encontrei um óleo de argan que eu comprei ainda em Nova York há 4 anos.  É o Moroccan Argan Oil, da Organix

Na época, eu comprei duas embalagens de 100ml deste óleo. Uma eu usei até o final e outra, ficou esquecida num cantinho do meu roupeiro. Mas ele merece uma resenha, porque eu gostei muito e já tem à venda no Brasil.


O que diz a Organix:  o Moroccan Argan Oil é um óleo penetrante com o precioso óleo de argan marroquino, que penetra instantaneamente nos cabelos, restaurando e reforçando o brilho e maciez. Protege do calor e danos UV. Livre de Sulfatos e parabenos.

 Ingredientes do Moroccan Argan Oil

A minha experiência: o óleo é bem suave e muito perfumado. A consistência é super leve, se assemelha a um óleo ligth, apesar de ser normal. Eu penso que, para quem não pode comprar o óleo ligth da Moroccanoil, este pode substituí-lo. Deixa o cabelo bem perfumado, macio e sedoso e não pesa nos fios.

Ele é bem fluído e quase transparente

É uma alternativa bem acessível. Nos EUA ele custa em torno de U$ 8,00, mas pode ser encontrado em promoção até por US$ 5,00. Eu comprei na farmácia Duane Reade e paguei U$ 8,00. Este preço baratinho deve ser porque o produto é produzido nos EUA mesmo e não porque não seja bom. O Moroccanoil é produzido em Israel e por isso é mais caro, mesmo comprando nos EUA.

No Brasil ele é vendido em farmácias também (já vi na Panvel), mas não sei informar o valor. Esta linha tem shampoo, condicionador e máscara, mas eu só testei o óleo. Outra linha da Organix que eu tenho curiosidade em testar é com coco. Deve ser boa também.

Você já testou algum produto da Organix? O que achou?

Beijos,
Ana
LEIA MAIS

Dia 2 de fevereiro: Nossa Senhora dos Navegantes ou Iemanjá?

Hoje é feriado em Porto Alegre, pois é dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Navegantes. Esta data é comemorada também em várias outras cidades do Brasíl, assim como Iemanjá. É um feriado religioso, sendo que Nossa Senhora dos Navegantes é celebrada pelos católicos e Iemanjá, pelos adeptos ao Candomblé e à Umbanda.


Cada um com sua fé. Eu sou católica e minha santa de devoção é outra, mas vou dar uma pincelada sobre esta data, pois tanto Nossa Senhora dos Navegantes quanto Iemanjá, são protetoras dos mares. E toda proteção é bem vinda, não importa de qual santo ela venha.

Nossa Senhora dos Navegantes

A Nossa Senhora dos Navegantes, outra atribuição à Maria, mãe de Jesus, começou a receber muitos pedidos de proteção ainda na Idade Média, na época das Cruzadas, quando os portugueses e espanhóis cruzavam o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina. Ela também é chamada de Estrela do Mar, pois protege os navegantes durante a sua jornada em alto mar e mostra sempre qual é a melhor rota para chegarem com segurança em terra firme. Pescadores, navegantes em geral e viajantes, antes de embarcarem, sempre invocam a sua proteção contra tempestades e as intempéries em alto mar. Por isso ela é considerada a Padroeira dos Navegantes e Viajantes.

*Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

Iemanjá

Nas religiões afro brasileiras, Iemanjá é a rainha dos mares. Senhora dos oceanos, sereia sagrada e soberana das águas salgadas. Iemanjá é considerada como mãe de todos Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. É também chamada de Deusa das Pérolas, aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento. No sentido básico, é a base da formação de uma família, aquela que vai gerar o amor do pai pelo filho, da mãe pelo filho, dos filhos pelos pais, transformando tais sentimentos num só, poderoso, imbatível, que se perpetuará. 

Enfim, não vou entrar em detalhes pois minha intenção é apenas a de informar a importância da data de hoje, dia 2 de fevereiro, para as religiões acima citadas e todas, inclusive demais religiões, merecem o meu respeito.

Beijos e muita proteção a todos os navegantes e viajantes!
Ana Maria
LEIA MAIS

Temporal violento em Porto Alegre e o caos!

Na noite de sexta-feira, dia 29 de janeiro, um intenso temporal atingiu toda a cidade de Porto Alegre e causou uma enorme destruição. Um verdadeiro caos! Afinal, o que foi mesmo que aconteceu por aqui?


O meu questionamento é que, num mundo tecnológico onde as catástrofes conseguem ser previstas com alguns dias ou, pelo menos, algumas horas de antecedência, não entendo por que não houve a menor previsão do que poderia acontecer aqui em Porto Alegre? E, até agora, três dias depois, muitos especialistas em meteorologia ainda divergem sobre qual fenômeno ocorreu.

Com a informação, o fenômeno não seria evitado, mas a população poderia se prevenir e muitos prejuízos e até os feridos poderiam ter sido evitados.

Mais de 3 mil árvores foram destruídas neste temporal!

Ventos a 120km/hora: eu estava em casa no momento do temporal, que começou devagar, lá pelas 22h foi se intensificando até os ventos atingirem a velocidade de 120km/h, uns 20 minutos depois. E no auge do temporal, que durou cerca de 15 minutos, eu senti o prédio balançar e tremer todo. Quando vi que parte do telhado começou a vir abaixo, me apavorei. Só no meu prédio, os vidros de quinze apartamentos estouraram e um vizinho, que estava próximo às janelas, se feriu com os estilhaços.

Me controlei para não entrar em pânico, mas eu pensava o que fazer caso o prédio realmente começasse a cair? Descer era perigoso, pois tudo voava em redemoinho e algum ferro poderia me atingir...

Sim, lá fora tudo voava e rodopiava. Ferros retorcidos que o vento arrancou, inclusive de prédios vizinhos, caíram aqui no pátio. Muitos, encima dos carros, sendo que dois deles foram bastante danificados. Os outros, como o meu, que estavam no estacionamento coberto, tiveram apenas pequenas batidas e arranhões, que nem valem à pena acionar o seguro. 

Até o famoso barco turístico Cisne Branco afundou!

Além da destruição na cidade, de árvores e prédios, hospitais, shoppings, dois incêndios e algumas pessoas feridas, boa parte da cidade ficou sem água, energia elétrica, telefone (fixo e celular) e internet até domingo à noite. A maioria das operadoras de celular ficou sem sinal, isso para os que ainda tinham bateria.


Hoje, ainda há bairros sem água, luz, telefone ou internet, porque caíram muitos postes e a empresa estatal de energia elétrica (CEEE) não está dando conta de normalizar.


Mutirão para colocar a cidade em dia: foi montada uma Força Tarefa com 500 pessoas, entre funcionários da prefeitura, militares do exército e presos voluntários do regime semi aberto, que estão trabalhando para desobstruir as ruas e retirar os entulhos, mas a orientação da prefeitura ainda é a de evitar circular pela cidade nesta segunda-feira. Muitas sinaleiras não estão funcionando e muitos postes e árvores ainda estão caídos e várias ruas interditadas. É perigoso, pois há risco de tocar em fios energizados. 

Bom, tudo isso está na internet e não vou entrar em mais detalhes, mas o que eu quero destacar é que poucos estão preparados para enfrentar uma situação destas, por isso muita gente se machucou e/ou teve prejuízos que poderiam ter sido evitados.

Mas, afinal, o que fazer durante um temporal para evitar acidentes, se você estiver dentro de casa?
Primeiro lugar, desligue a energia elétrica no disjuntor, para evitar que a luz volte com grande intensidade e queime seus aparelhos. Feche bem as persianas e trave as janelas de vidro. Mesmo assim, fique longe delas. Outra coisa, feche todas as portas dos cômodos da casa/apartamento, para evitar correntes de ar que possam causar pressão e estourar o vidros.

Se você mora no último andar ou em casa, reze para que as telhas não quebrem ou voem, mas também procure proteger com plásticos os seus equipamentos, pois se isto ocorrer, você evitará grandes prejuízos. Eleve do chão também o que pode estragar, em caso de alagamento.

E se você estiver na rua: procure imediatamente um lugar seguro para se abrigar. Nada de tentar chegar em casa, é muito perigoso. Espere o temporal acabar, pois geralmente é muito rápido (cerca de 15 a 30 minutos). Mas o estrago pode ser devastador.

Um pouco do que aconteceu no prédio onde eu moro! A última foto é de parte do entulho já recolhido.

Quando terminou o temporal, todos os moradores do meu prédio e de prédios vizinhos desceram para ver os estragos. Muito triste, parecia que havia acontecido uma batalha. Tudo fora do lugar, pedaços de telhas, madeiras, vidros e ferros por todos os lados. 

Mais uma foto feita nos fundos do prédio onde eu moro, no dia seguinte ao temporal

Você já passou por situação semelhante? E para quem é de Porto Alegre, como foi o temporal no seu bairro? Os serviços já normalizaram?

Beijos, uma ótima semana e que fevereiro seja um mês compensador!

Beijos,
Ana Maria
LEIA MAIS