As bebidas mais famosas em Cusco!

Ao invés de começar a falar sobre a culinária peruana, vou contar primeiro sobre as bebidas mais consumidas em Cusco, já que a primeira coisa que eu experimentei no Peru, assim que eu cheguei no hotel, em Cusco, foi o famoso Chá de Coca. Me oferecem enquanto eu ainda fazia o check-in, para combater o desconforto do Soroche (mal da altitude).

Chá de folhas de Coca

Chá de Coca: uma infusão de folhas de coca com água fervente, que têm propriedades medicinais e digestivas. O chá de coca é proibido na maioria dos países, por possuir alcaloides (base da cocaína), mas em alguns destinos da América do Sul, como o Peru, sua venda encontra-se liberada. Este chá é a melhor opção para combater o Soroche (Mal da Montanha).


O chá de folhas de coca ficava disponível dia e noite para os hospedes. Quem preferia outro chá, também tinha.

O chá de coca é também a primeira coisa que os cusquenhos oferecem aos hospedes quando estes chegam aos hotéis, para tentar combater o quanto antes os efeitos do Soroche (eu explico direitinho o que é Soroche neste post aqui).

Aceita um Pisco Sour?

Pisco Sour: é um mix de pisco, suco de limão, clara de ovo e xarope de açúcar, misturado com gelo e umas gotinhas de bitter (bebida alcoólica de sabor amargo ou agridoce, com essências herbais).

Pisco Sour

O Pisco Sour é a bebida mais consumida no Peru. O Pisco se destila da uva e é produzido especialmente em cidades como Pisco e Ica. Eu já tinha experimentado Pisco em Valparaiso, no Chile, mas tinha bebido apenas com limão. pisco Sour, só no Peru. Achei o teor alcoólico bem acentuado, mas é uma delícia, adorei!

Chicha Morada

Chicha Morada: bebida feita com milho roxo cozido e especiarias, como cravo, canela, abacaxi e açúcar. É servida gelada e eu achei bem refrescante e gostosa, mas se esquentar um pouco, pode ficar um tanto enjoada.

Maíz morado, ou milho roxo

No Peru existe uma grande variedade de milhos, incluindo o milho roxo (maíz morado). Como este tipo de milho é muito duro para mastigar, os peruanos o utilizam para fazer a Chicha Morada.

Suco com mix de frutas frescas

Suco de frutas: uma das bebidas mais comuns do Peru, devido à grande variedade de frutas cultivadas no país. Os sucos mais gostosos são os feitos com um mix de diversas frutas frescas e um pedacinho de gengibre! Nossa, bom demais!

Café Gourmet cusquenho

Café peruano: é o principal produto de exportação agrícola do Peru. Este café é produzido nos vales e nos Andes orientais, em seu encontro com a selva peruana. É um café tão gostoso que eu nem precisava colocar açúcar. O verdadeiro sabor do café degusta-se assim, puro e sem açúcar. Mas aqui no Brasil eu não consigo fazer isso. 

Além das bebidas acima, existem outras duas muito consumidas, mas que eu não cheguei a experimentar, como a Inka Cola e a Cerveza Cusqueña


Inca Kola: é o refrigerante nacional do Peru, de cor amarela, também conhecido como Inca Cola ou Golden kola. Apesar de levar a palavra Kola no nome, não é feito à base de Coca e sim, com Erva Luísa, uma planta floral, com cheiro de limão. Eu não bebo refrigerantes há mais de 15 anos, então, não me interessei pelo Inka Cola, mas quem experimentou, disse que o sabor se assemelha a tutti-frutti. 

A empresa já foi 100% peruana, atualmente 49% da empresa faz parte da The Coca-Cola Company. a Inka Cola é tão popular no país que vende mais do que a mundialmente famosa Coca Cola.


Cerveza Cusqueña: é uma cerveja bastante popular, fabricada pela empresa Backus e uma das melhores do mundo, elaborada com malte 100% de cevada. São quatro tipos: 

- Negra ou Dark Lager: com pouca espuma, cor castanho escuro, quase preto, com pouca carbonatação. Doce, com notas de malte, café torrado e 5,6% de teor alcoólico.
- Premium American Larger ou Dorada: é uma cerveja considerada leve, encorpada e agradável, de cor dourada e com 5,0% de teor alcoólico. 
- Roja ou Red Lager: com uma cor quase âmbar, teor alcoólico de 5,0%.
- Trigo: com 5,0% de teor alcoólico. 

Obviamente existem várias outras marcas de cervejas populares no Peru, como a Cristal e a Pilsen, mas em Cusco, a cerveja que eu mais vi foi a Cusqueña mesmo. Não sou muito fã de cerveja, ainda mais no frio, então preferi beber Pisco Sour.

Você já experimentou algumas destas bebidas ou qual delas despertou em você maior interesse em experimentar?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.