A Trilogia Inca dos 3 mundos!

O assunto deste post é bem interessante, pois eu vou abordar um pouco sobre a Trilogia Inca e lado místico de Cusco que, no idioma quechua (dos Incas), significa "Umbigo do Mundo" e era a capital do Império Inca. 

Os Incas eram uma civilização que habitava a região que hoje é ocupada pelo Peru, Equador, norte do Chile, Oeste da Bolívia e noroeste da Argentina. O Império Inca existiu do ano 20.000 a.C. ao ano 1572 d.C.

Pintura que representa a Trilogia Inca dos 3 mundos, cujos guardiões eram o Condor, o Puma e a Serpente!

Segundo os Incas, o mundo era dividido em três níveis espirituais, chamados de Pachas. A partir destas três divisões de mundos, os incas criaram uma Trilogia, que era representada por três animais sagrados: o Condor, o Puma e a Serpente. E cada um destes animais era guardião de um dos Pachas, os mundos espirituais.

Hana Pacha, significava o mundo de cima, o mundo dos espíritos, o futuro. Este seria o plano divino, a morada dos deuses. Seu guardião era o Condor, a ave mais sagrada na religião inca, que foi criada para ser o mensageiro entre o céu e a terra. Era o Condor quem levava os mortos resgatados pelo Puma, até o mundo dos espíritos.

Condor atacando/espantando um lobo: podemos ter ideia do tamanho da ave.

Curiosidade: o Condor Andino é a maior ave do mundo, com 1,33m de altura e 3,20m de envergadura. Pode pesar até 14kg e vive entre 50 a 75 anos.

Kay Pacha, este era o mundo dos homens, a força da terra, o mundo do meio, o mundo atual. Seu guardião era o Puma e os incas acreditavam que, quando alguém morria, o Puma descia até o mundo dos mortos para resgatá-lo. Caso a pessoa tivesse sido boa em vida, o Puma a entregava ao Condor, que a levaria até Hana Pacha, o mundo dos deuses.


Curiosidade: o puma simboliza a sabedoria, força, inteligência. Também simbolizava o governo e, provavelmente por isso, a construção de Cusco (a capital do Império Inca), tem o formato de um puma. 

Mapa da cidade de Cusco

Uku Pacha, era o mundo subterrâneo, o mundo de baixo da superfície, terrestre ou aquática, o mundos dos mortos, o passado. Segundo os Incas, todos os seres vivos vinham deste lugar, e somente quem morria no "pecado" voltava para Uku Pacha, caso contrário, era resgatado e levado para Hana Pacha. O guardião de Uku Pacha era Amaru, uma Serpente gigante, que representava a inteligência humana e o infinito. 

Canais entre o mundo dos homens com o mundo dos mortos
As fontes e todas as aberturas e fendas na terra eram considerados canais entre Uku Pacha e Kay Pacha, o mundo de baixo com o mundo dos homens, e era por estas aberturas que o Puma resgatava os mortos.

Fonte La Pacha, reverenciando o Puma

No final da Avenida El Sol, a principal de Cusco, tem uma belíssima fonte em homenagem ao Puma, chamada La Pacha.
 

Só depois de pesquisar melhor sobre a Trilogia Inca é que eu entendi porque esta Fonte dava destaque apenas ao Puma. Além da cidade de Cusco ter o formato de um Puma, as fontes seriam passagens para o Puma resgatar os mortos em Uku Pacha.

 

Pacha, no idioma quéchua, significa tempo e espaço, mas também é chamada de Terra. Por exemplo, quando se reverencia a Pacha Mama (Mãe Terra), se faz o ritual da fertilidade, para que a terra dê seus frutos em troca de oferendas e outros sacrifícios.

No tempo dos Incas, os homens viviam entre os 3 mundos e se relacionavam com eles através destes animais sagrados. Mas, segundo alguns estudiosos, com o passar o tempo, o homem foi se isolando do mundo espiritual e acabou perdendo a conexão com todos os mundos, inclusive com seu próprio mundo.

Claro que existem muito mais detalhes sobre a Trilogia Inca, este é apenas um resumo, pois os Incas eram muito evoluídos, tanto espiritualmente quando na área de cálculos e engenharia.

O que você achou sobre a Trilogia Inca
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

5 comentários :

  1. Muito bacana. Me interesso muito por história andina. Vou fazer a tatuagem referente aos três mundos incas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      A mística andina é realmente fascinante e tenho certeza que vai ficar linda sua tatuagem!
      Parabéns! Depois me conte como ficou.
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  2. Incrível né? Pode deixar que conto sim.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.