A beleza das indianas e seus trajes típicos!

Muita gente me pergunta sobre as roupas indianas, principalmente sobre os saris, então fiz uma pequena pesquisa e decidi mostrar aqui como são os trajes típicos de algumas regiões da Índia. Não são trajes do dia a dia, são trajes culturais, para ocasiões especiais.

Os trajes tradicionais indianos foram definidos ao longo do tempo pela religião e pela lei, tornando-se parte da cultura de cada região do país. O estilo e qualidade dos tecidos, além dos acessórios ou jóias são de acordo com a casta ou classe social dos indianos.


Na foto acima, eu estou em meio a mulheres do Gujarat. Elas vestem o tradicional sari do dia a dia e, mais abaixo, você verá como é o traje típico festivo do Gujarat.

A Índia possui 30 Estados, porém eu vou mostrar aqui os trajes típicos femininos de 9 Estados, para você ter uma ideia de como eles podem ser diferentes entre si.

*As fotos e descrições foram extraídas da fanpage de "Best Things in India". Tradução adaptada.

Estado de Assam - Capital: Guwahati

As mulheres assameses usam um Chador Mekhela com ricos detalhes no tecido. O traje contém duas peças: Mekhela é a saia que elas usam por baixo, para fixar o Chador, que a cobre cheio de pregas. Tradicionalmente confeccionados com Muga ou Paat (tipos de sedas). Dançarinas Bihu costumam usá-lo.

Estado de Bengala Ocidental (West Bengal) - Capital: Calcutá (Kolkata)

A típica moda feminina Bengali pode ser visto em Saree (sari). Este é um dos mais tradicionais vestidos, usados principalmente por senhoras. Geralmente, os sarees de Bengala Ocidental são confeccionados em seda ou algodão.

Estado de Gujarat - Capital: Gandhinagar

As mulheres Gujarati vestem a Chanyua, que é uma saia colorida, normalmente bordada com cristais, uma blusa bordada chamada "Choli" ou "Polku", juntamente com "Odhani", que é um enorme tecido que cobre o corpo e a cabeça.

Estado de Haryana - Capital: Chandigarh (a mesma do Punjab)

O traje tradicional das mulheres de Haryana é diferente. Elas costumam usar Damaan, que é uma saia na altura do tornozelo, a "Kurti", que é uma camisa até a cintura e o "Chunder", que é um longo tecido que as mulheres usam para cobrir a cabeça.

Estado da Caxemira (Jammu and Kashmir) - Capitais: no verão é Srinagar e no inverno é Jammu

O traje tradicional da Caxemira é o Pheran, que é uma longa bata solta, com o comprimento abaixo dos joelhos, juntamente com um turbante branco que é amarrado em forma de gorro para prender os cabelos, antes do lenço colorido. Por baixo, elas usam uma calça justa, sem rendas e sapatos chamados "Gurgabi".

Estado de Kerala - Capital: Thiruvananthapuram

A roupa tradicional das mulheres de Kerala é o Neriyathum Mundum, constituída por dois pedaços de tecido. Mundu é a parte do tecido que cobre a parte inferior do corpo, enquanto o Neriyathu é a parte que cobre a blusa e este traje pode ser usado em qualquer estilo tradicional. Pela descrição, é o tradicional sari!

Estado de Maharashtra - Capital: Mumbai

O traje Maharashtra é influenciado pela tradicional cultura Maharashtrian. As mulheres deste Estado usam um saree com 9 jardas (choli + saree). Este estado exibe uma grande variedade de trajes adequados para ocasiões especiais.

*Jarda: é uma unidade de comprimento utilizado em alguns países de cultura inglesa. Uma jarda equivale a 0,914 metros ou a aproximadamente 91 centímetros. 

Estado de Punjab - Capital: Chandigarh (a mesma de Haryana)

Pulkari é o traje tradicional punjabi, com um bordado incrível, conhecido como Bagh, com cores brilhantes e padrões atraentes.

Estado do Rajastão - Capital: Jaipur

As roupas das mulheres do Rajastão são bem notáves e animadas. Elas usam uma saia longa, chamada Ghaghra e mais o Choli ou Kurti (blusas e tops) com um Odhani. A Ghaghra tem o comprimento logo acima dos tornozelos e tem uma cintura estreita, aumentando a largura e afinando para a base.

Estado de Tamil Nadu - Capital Chennai

As mulheres Tamilian se vestem vestida de forma tradicional na rotina diária, mas quando els têm que ir a um casamento, elas preferem usar o pesado Kanchipuram Sari.

Abaixo seguem alguns modelos tradicionais de saris (sarees), em tecidos luxuosos, usado em ocasiões festivas e/ou por mulheres com alto poder aquisitivo.

Sari ou Saree
Modelos de saris

O sari é um traje tradicional muito popular entre as indianas e ainda usado por mulheres de todas as castas. O sari é feito com um único tecido, de comprimento médio entre 6 a 8 metros por 1,20m de largura. 

Eu adorei estes trajes típicos e gostei de vários. O meu estilo preferido é o das mulheres do Rajastão, com muita cor, brilho e acessórios. E você, gostou mais de qual?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Nossa, que diferente, para mim era tudo Sari..rs.
    Eu acho lindo, uma conhecida ficou com uma indiana em intercâmbio em casa e ganhou vários! *.*
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, pois é, antes eu também pensava que era tudo sari, hahahaha...
      São muito lindos, eu sou apaixonada!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu acho uma vestimenta linda, como tenho amigos indias sabia um pouco da diferença. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro estas vestes indianas, desde os saris até as vestimentas da Caxemira. Todas lindas. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.