Viajando de Shatabdi Express para Calcutá!

Os trens são a melhor maneira de se cruzar a Índia, pois a malha ferroviária do país é imensa. Porém, os trens são muito antigos e viajam numa velocidade muito lenta, com exceção dos trens expressos, que vão um pouco mais rápidos. 


Shatabdi Express são uma série (há várias linhas) de trens rápidos de passageiros, também chamados de super trens e operados pela estatal Indian Railways.


A palavra "Shatabdi" significa "Centenário" em Sânscrito, Hindi e em várias outras línguas indianas. O primeiro trem Shatabdi iniciou a operar em 1988, para comemorar o centenário de Pandit Jawaharlal Nehru, que foi um importante Primeiro Ministro da India.

Algumas paisagens apreciadas da janela do trem

Shatabdi Express são trens exclusivamente diurnos, pois retornam para a estação de origem no mesmo dia.


O New Japailguri Shatabdi Express é um super trem expresso, totalmente climatizado que liga Siliguri/New Japailguri à Calcutá (Kolkata). 


Este é um trem normal e estes vagões são da classe mais simples, sem ar condicionado. 

Nos vagões com ar condicionado não há grades e sim, uma janela de vidro, como o da foto acima.

Shatabdi Express percorre uma distância de 566km, a uma velocidade média de 72km/h (chegando a 140km em alguns trechos), em 8 horas. Os trens normais demoram cerca de 15 horas para fazer o mesmo percurso. De carro são cerca de 13 horas.


Eu comprei meu bilhete na Estação de Trens de Siliguri, mas precisei ir até a Estação de Trens da cidade vizinha de New Japailguri, para pegar i trem expresso. O valor do bilhete, comprado com 2 dias de antecedência, foi de 1.300 rúpias (cerca de R$ 77,00, ao câmbio de abril/2016).

Faltou a foto do sorvete, água mineral, chai, café, etc...

Serviço de bordo: incluso no bilhete estão várias refeições, água mineral, chás, sucos e jornais do dia. Os banheiros estão sempre limpos e fornecem até papel higiênico, que são inexistente nos trens normais. Lembrando que os indianos não usam papel higiênico (só os turistas), eles lavam "as partes" depois de usar o banheiro.


As poltronas são reclináveis e bem confortáveis e há um bom espaço para esticar as pernas. E como nos trens comuns, tem várias tomadas para carregar equipamentos eletrônicos. A mesinha das refeições serve também como suporte para notebooks.

Na mesma ponte atravessam carros, motos, caminhões e o trem!

Chegando em Calcutá!

Howrah Station - uma das estações de trem de Calcutá!

Shatabdi Express é um trem incrível, é definitivamente bem mais rápido em relação aos trens comuns e economiza muito tempo de viagem.

Uma das estações onde do Shatandi faz suas paradas

Mesmo parando em várias estações, eles consegue fazer o trajeto em praticamente metade do tempo dos trens comuns.

Plantações de chás - paisagem na janela do trem!

Foi muito legal viajar neste trem, uma experiência bem diferente da viagem que eu fiz de Amritsar para Delhi, onde fui e voltei de trem normal, que demorou cerca de 12 horas para fazer 400 e poucos km. 


Mesmo depois de 8h de trem expresso, o corpo pede um banho relax e um pouco de  descanso no hotel antes de bater perna na rua!

Já publiquei um post sobre os trens na Índia (link aqui) e um vídeo com a minha viagem de trem de Amritsar para Delhi (link aqui). 

Espero que você tenha gostado de saber um pouco sobre os trens expressos na Índia.

Qualquer dúvida, elogio ou crítica, é só deixar nos comentários.
Beijos,
Ana
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.