O belíssimo Aeroporto de Mumbai!

No post anterior eu publiquei um vídeo sobre o Aeroporto Internacional de Mumbai e uma parte de um voo com a Air Vistara, uma das melhores companhias aéreas da Índia. Neste post, vou "falar" um pouquinho mais sobre este belíssimo aeroporto e, para não me alongar muito, sobre a Vistara farei um post separado.


O Aeroporto Internacional de Mumbai (Bombaim, em inglês), na verdade se chama Aeroporto Internacional de Chhatrapati Shivaji, uma homenagem ao Imperador Maratha do século XVII, Chhatrapati Shivaji Bhosle, mas para simplificar, vou chamar aqui de Aeroporto de Mumbai.


Este aeroporto possui dois terminais, o Terminal 1, para vôos domésticos e o Terminal 2, para os voos internacionais. Apesar do meu voo ser doméstico, eu embarquei e desembarquei no Terminal 2, que é utilizado pela Vistara.


O Terminal 2, do Aeroporto de Mumbai, é moderníssimo e foi inaugurado recentemente, em janeiro de 2014 e custou cerca de 2 bilhões de dólares. Sua decoração foi inspirada no pavão, considerada pelos indianos como a ave nacional.

Os painéis de vidro da fachada possuem 15m de altura.


A cobertura central é sustentada por 30 pilares em forma de cogumelo e sua iluminação natural é proveniente de claraboias e das fachadas envidraçadas.

Balcões de check-in


O formato do Terminal 2, com aproximadamente 370.000m2, foi inspirado na forma dos pavilhões tradicionais da Índia e possui capacidade para 40 milhões de passageiros por ano.


Este terminal alia modernidade com a cultura tradicional indiana. Pelos saguões podemos ver muitas peças artesanais e até obras de arte exibidas em uma parede central, iluminada por claraboias. 


Não preciso de muito sol para ficar vermelha, mas no caso de Mumbai, andei muito no sol e o FPS não foi reaplicado corretamente...

No hall de check-in há um painel de vidro com 15 metros de altura, considerado o mais alto do mundo e este painel transparente permite um último contato visual com quem embarca ou está chegando neste terminal, já que o regulamento de aviação da Índia não permite a entrada na parte interna do aeroporto de ninguém que não esteja com o bilhete emitido e próximo de seu horário de check-in. 


Ou seja, em toda a Índia, tanto para receber alguém quanto para dar tchauzinho, tem que ser do lado de fora do aeroporto.


Depois de fazer o check-in e a revista, já a caminho dos portões de embarque, passamos por uma área central com muitos restaurantes e lojas de grifes.



Os trabalhos criados por artistas locais conectam os passageiros com a cultura e a comunidade transpondo os limites do aeroporto! 


A cultura e a arte regional estão ali representadas com decoração e peças multicoloridas que nos remetem a algum museu de arte e não propriamente em um aeroporto.


Este painel eu mostrei no vídeo: quando a gente passa a mão pelas águas, saem notas musicais

Portões de embarque


O fechamento lateral com painéis de metal perfurado filtram os raios de sol. Soma-se a isto a utilização de um sistema de controle inteligente de iluminação artificial, que permite uma economia de energia estimada em 23%.


Estas telas touch (com toque) estão disponíveis para os passageiros consultarem a internet enquanto aguardam seus voos.


Nos portões de embarque os lustres são inspirados na flor-de-lótus que ficam "abertos" ou fechados, conforme a iluminação desejada/necessária.

Além deste Terminal ser moderno e belíssimo aos olhos, ele foi projetado para ser funcional, aproveitando alguns detalhes que vão muito além da função decorativa.

Eu fiquei encantada e você, o que achou do Aeroporto de Mumbai

Beijos, 
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Ola Ana.
    Eu fui ambos aeroportos. Suas afirmações nos transportam para dentro dos ambientes, numa imensidão de beleza e arte.
    Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Olhos Verdes (da cor dos meus!) Fiquei imensamente feliz com o teu comentário! Você me deu o retorno que eu busco com meus posts, o de transportar os leitores e quem assiste aos meus vídeos, para o ambiente que eu estou mostrando. Adoro quando as pessoas se sentem viajando comigo, pois um dos meus objetivos é incentivar muito mais pessoas a viajarem.
      Não é lindo este aeroporto? Eu fiquei muito surpresa com tamanha beleza!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.