Do alto da Jama Masjid, a maior mesquita da Índia!

No coração da parte antiga de Delhi, a chamada Old Delhi, está localizada a maior e mais importante mesquita da Índia, a Masjid-i Jahan-Numa Mosque, mais conhecida simplesmente como Jama Masjid.

Entardecer na Jama Masjid Mosque

Sua localização, em linha reta (e à uma certa distância) é de frente ao Forte Vermelho (Red Fort).

Em frente à Mesquita Jama Masjid existe um enorme mercado, principalmente de comerciantes muçulmanos.


A Jama Masjid foi construída pelo Imperador Mughal Shaj Jahan (o mesmo que construiu o Taj Mahal), que, ao final da obra, ficou impressionado com a sua beleza. As obras começaram em 1644 e foram concluídas em 1655, com um custo de 1 milhão de rupias. A inauguração aconteceu em 1656 e foi orientada por um imame de Bucara, atual Uzbequistão. 

*Imame: sacerdote muçulmano que dirige as preces numa mesquita.


A Jama Masjid impressiona pela grandiosidade e pelas belas formas arquitetônicas, em estilo muçulmano.


Para chegar até a mesquita, mergulhamos em uma Índia do passado, onde tudo parece sair de um filme antigo.


Feiras e mercados enormes, multidões, trânsito caótico de tuk tuks, rickshaws, bicicletas, enfim, um pequeno caos urbano existe em volta. É uma verdadeira aventura para chegar até a Mesquita Jama Masjid.

Escadaria e Portal de acesso à Mesquita Jama Masjid



Fui visitar a Mesquita Jama Masjid em um domingo, quase final de tarde, então tive pouco tempo para explorar o lugar, já que às 18h30min ela fecha.


Ao invés de entrar na Mesquita, eu optei por subir os 130 degraus até alto do minarete esquerdo e foi uma verdadeira aventura por uma escada muito estreita e íngreme. Quando alguém descia, eu precisava me espremer contra a parede e mesmo assim, foi complicado. Era tão estreito e escuro que nem consegui fotografar a subida.

Vista do alto do minarete esquerdo da Jama Masjid

No alto do minarete o espaço também era minúsculo. 

Como estava próximo do horário de fechamento, precisei subir às pressas e cheguei lá em cima com a língua de fora.

Vista da parte antiga de Delhi

Rua em frente à Mesquita

Consegui descansar uns 10 minutos enquanto apreciava uma vista magnífica da Delhi, do Forte Vermelho e da própria Jama Masjid. Infelizmente precisei descer em seguida.

Portal de entrada da Mesquita Jama Masjid

Portal de entrada e pátio da Mesquita, com capacidade para até 25.000 pessoas

Corredor lateral superior, de acesso ao minarete esquerdo da Jama Masjid.


Valores pagos para entrar na Jama Masjid: eu paguei 100 rúpias pela minha entrada (indianos pagam 30 rúpias), mais 300 rúpias pela câmera fotográfica e mais 20 rúpias para deixar meus tênis com um vigilante no acesso ao minarete, já que era obrigatório subir com os pés descalços.



No pátio da Mesquita eu precisei vestir uma roupa que eles me forneceram e que é obrigatório para estrangeiras não muçulmanas.


A Mesquita Jama Masjid mede cerca de 80 metros de altura e 27 metros de largura. No telhado, 3 duomos feitos de mármore branco e preto e a parte mais alta é coberta de ouro. 


A Jama Masjid possui quatro torres e dois minaretes com 40 metros de altura, construídos com tiras de arenito vermelho e mármore branco.


As três cúpulas bulbosas compõem a cobertura no terraço estão ladeadas pelos dois minaretes. 


O pátio pode acomodar mais de 25.000 pessoas e, no chão, um total de 899 demarcações foram traçadas para a adoração dos muçulmanos.

Foto site Badshahi Masjid, Lahore - Paquistão

Curiosidades: em Lahore, no Paquistão (cidade que faz fronteira com Wagah Border, na Índia), existe a Badshahi Masjid Mosque, uma mesquita semelhante Jama Masjid, que foi projetada por Aurangzeb, o filho de Shah Jahan, que depôs o pai e assumiu o poder na Índia em 1658.

Alto da segunda torre, lado esquerdo e traseiro da Mesquita Jama Masjid

Um dos corredores internos da Jama Masjid

A Jama Masjid já foi palco de dois ataques terroristas, um em 2006 e outro em 2010. No primeiro, duas explosões feriram treze pessoas. No segundo, dois homens armados abriram fogo sobre dois estudantes de Taiwan, que ficaram feridos.


Localização da Mesquita Jama Masjid: Chandni Chowk, Old Delhi, Índia
Horário: aberta para não muçuilmanos das 7h00 às 12h00 e das 13h30min às 18h30min.

Observação: não sei se há visitação de não muçulmanos às sextas-feiras, dia sagrado e de orações para os muçulmanos. Quem pensar em visitar neste dia, é melhor confirmar antes de se deslocar até a Mesquita.

Mesquita Jama Masjid já fechando as portas de acesso, pois já eram 18h30min.

Escadaria da Jama Masjid

Após o fechamento da Mesquita, o mercado em volta dela continua fervendo! É bem interessante como tudo funciona em volta da Mesquita, por isso farei um novo post mostrando um pouco mais.

O que achou da Mesquita Jama Masjid? Você gosta do estilo arquitetônico muçulmano?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Oi Ana,
    As linhas são as mesmas do Tj mahal, mas nunca tinha lido nada sobre esta mesquita. que linda!
    Bjs
    gosto-disto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, as construções muçulmanas se parecem muito, principalmente pelas formas das cúpulas. Como foi construída pelo mesmo imperador que construiu o Taj Mahal, a Jama Masjid se parece um pouco com ele sim.
      Beijos

      Excluir
  2. Ameeeeeeei o post! Achei incrível, morro de vontade de conhecer lugares diferentes como esse!
    Beeeijos,
    Victória Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Victória! Sabia que eu também adoro conhecer lugares exóticos e esta mesquita é realmente incrível!Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.