Central Park, o coração de Manhattan!

O post de hoje é sobre um velho conhecido de quase todos nós, o Central Park, principalmente porque ele é constantemente cenário de filmes, programas e seriados americanos. Mais de 250 filmes já tiveram cenas gravadas no Central Park!


O Central Park possui hoje uma área de 341 ha, mas quando foi inaugurado, em 1857, era um pouco menor, com 315 ha. Além de imensos gramados, o parque oferece também muitas atrações, como zoo, restaurante, jardins, fontes, lagos, jardins e até pequenas cachoeiras. No inverno são montadas duas pistas de patinação.


Embora o Central Park pareça ser um oásis totalmente natural dentro da cidade, ele foi quase todo ajardinado e seus diversos lagos são artificiais. O parque foi projetado para proporcionar um local de lazer e descanso à população, prensada em meio a tantos arranha-céus e trânsito caótico. 


Atualmente, o Central Park é administrado pelo Central Park Conservancy e sob contrato com a prefeitura da cidade. O Central Park Conservancy é uma organização sem fins lucrativos, que contribui com 83,5% da verba anual do parque (que totalizam 37,5 milhões de dólares por ano) e emprega 80,7% da equipe de manutenção do parque.

Eu e minha irmã Mari

Todos os dias, milhares de pessoas visitam o Central Park, mas num domingo ensolarado, este número triplica e ele fica lotado, principalmente na área Sul, pois nem todo mundo gosta de se aventurar parque adentro. Anualmente, são cerca de 35 milhões de visitantes, cuja entrada é gratuita.

"Lagarteando" no sol...


Quem não quer caminhar pelo parque, mas quer conhecer boa parte dele, pode contratar passeios de carruagens/charretes ou de riquixás (rickshaws), que ficam na frente do parque, pela 59th Street, aguardando pelos turistas.  E uma excelente maneira é andar de bicicleta, que também tem para alugar no parque.

Passeio de carruagem/charrete pelo Central Park

Valoreso passeio de carruagem possui opções de 15/20min a 50 minutos e o preço varia de acordo com a carruagem, mas se não me engano, tem à partir de US$ 50,00. O preço do passeio de riquixás custa US$ 3,00 por minuto (pelo menos foi o que eu vi escrito). Tudo bem que é Nova York e que é para passear pelo Central Park, mas andei muitos nestes riquixás na India, quando o trajeto era curto. Para andar cerca de 10/15 minutos e eu pagava entre 10 e 15 rúpias (menos de um real). É outra realidade!
Os valores de alugueis de bikes eu não cheguei a ver, mas me disseram que não é caro.

Riquixás no Central Park, que lá são chamados de "Pedicabs"

*A palavra riquixá tem origem no japonês palavra jinrikisha: jin = humano + riki = poder ou força + sha = veículo, que literalmente significa "veículo de tração humana". Os de Nova York e os da India são conduzidos por um homem com uma bicicleta, mas em alguns países, como a China, ainda existem muitos que não usam bicicleta, só a força humana mesmo.


Localização: 
Central Park é limitado, ao Norte, pela 110th Street, ao Sul pela 59th Street, ao Oeste pela 8ª Avenida e, ao Leste, pela 5ª Avenida. Ao longo das margens do parque, essas ruas são conhecidas como Central Park Norte, Central Park Sul, e Central Park Oeste, respectivamente. Somente a 5ª Avenida que não muda de nome.


Passado e presente:
Por curiosidade eu fiz algumas montagens com fotos tiradas no mesmo lugar em novembro de 2011 e agora, em maio de 2016. Lembrando que novembro era outono em Nova York e em maio, primavera. Compare as fotos e veja só como o colorido das folhas fica incrível no outono.

A primeira foto parece até uma pintura...

Outra foto neste mesmo lugar, com a pontezinha ao fundo.

O ângulo da segunda foto está um pouco mais para a esquerda em relação à primeira, mas é possível reconhecer alguns prédios.

Qual a sua estação preferida entre a primavera e o outono? Ambas tem sua beleza e significado, é claro, mas na minha opinião, o outono é bem mais charmoso.

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Fotos lindas! Aninha te acompanho no insta maravilhosas suas viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati querida, não tinha reconhecido que era você. Já te sigo no insta há um tempão também. Beijinhos

      Excluir
  2. Lindas fotos!
    Quanta diferença entre outono e primavera! As duas estações são lindas, mas eu também prefiro o outono!

    bjs

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as nuances são bem diferentes mesmo e cada uma tem a sua beleza. Como você, eu também prefiro as cores do outono!
      Beijos

      Excluir
  3. Ahhh delicia de lugar! Central Park é incrível! Acho LINDOOOO!

    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.