Atravessando a Ponte do Brooklyn à pé!

A Ponte do Brooklyn (nome oficial é New York and Brooklyn Bridge (Ponte de Nova York e do Brooklyn) é considerada uma das mais antigas pontes de suspensão nos Estados Unidos, com de 1.834m de extensão. Situa-se sobre o Rio East, ligando os distritos de Manhattan e Brooklyn.


A Ponte do Brooklyn foi desenhada por pelo arquiteto John Augustus Roebling em Trenton, Nova Jersey. Roebling e sua empresa construíram outras pequenas pontes suspensas, como a John A. Roebling Suspension Bridge em Cincinnati, Ohio e a Waco Suspension Bridge em Waca, Texas, que serviram com protótipos de engenharia para o design final da Brooklyn Bridge.


Construída entre 1869 e 1883, a Ponte do Brooklyn foi inaugurada em maio de 1883. Foi a primeira a ponte de aço suspensa do mundo e, por um bom tempo, também a maior. 


Quando a ponte começou a ser construída, o seu sistema aerodinâmico não estava bem planejado, então Roebling desenhou uma ponte que foi seis vezes mais forte e resistente.


Acidente com o construtor 
Assim que a construção iniciou, o pé de Roebling sofreu uma séria lesão num acidente na ponte e, dentro de poucas semanas, morreu de tétano. Seu filho Washington Roebling assumiu a obra. 


Inauguração da ponte
Quando foi inaugurada, a esposa de seu filho Washington, Emily Warren Roebling, foi a primeira pessoa a atravessar. Washington não conseguiu sair de sua casa, devido à depressão de que ele sofria naquele momento, e assistiu a construção através de um telescópio. 


No dia da inauguração da ponte, em 24 de maio de 1883, após a travessia de Emily, 1.800 carros e 150.300 pessoas também atravessaram a ponte que, naquela época, era a única ligação entre Manhattan e o Brooklyn. 


Atualmente, mais de 120.000 carros, 4.000 pedestres e 2.600 ciclistas atravessam a Brooklyn Bridge todos os dias.


A Ponte do Brooklyn tornou-se  uma atração turística e um dos símbolos de Nova York. Um passeio muito legal é atravessar a ponte à pé. De preferência, num belo dia de sol.  Os carros atravessam pela laterais e abaixo da parte dos pedestres.

Vista do Rio East, do alto da Ponte do Brooklyn

E aqui, uma vista dos arranha-céus de Manhattan através dos cabos da ponte.

Como chegar até a ponte para fazer a travessia
De Manhattan, é só pegar o metrô, Linha Azul A ou C (atenção, a linha azul E não vai até o Brooklyn), em direção ao sul (downtown), descer na estação High St, já no Brooklyn. Depois é só andar um pouquinho e procurar pelo acesso à atravessia, em direção à Manhattan. Mas antes de atravessar, à esquerda da ponte tem um pier com uma vista maravilhosa de Manhattan e da própria ponte. Eu me passei, quando vi, já estava no meio da travessia e fiquei com preguiça de voltar, mas lá de cima eu pude constatar que a vista vale à pena.


Não lembro quanto tempo durou a travessia, pois eu fiz bem devagar, fotografando, filmando e apreciando a vista. Mas o passeio foi tão legal que, quando eu me dei conta, já tinha atravessado toda a ponte. Não cansei nadinha, pois com a vista belíssima que a ponte nos proporciona, a gente nem percebe que caminhou quase 2km.

O passeio também pode ser feito de Manhattan para o Brooklyn e a volta de metrô. Ou para quem tem (muita) disposição, ir e voltar á pé.

Já em Manhattan, após a travessia. Ao fundo, podemos ver a Ponte do Brooklyn.

Neste post coloquei várias fotos da travessia, mas eu também gravei um vídeo que será publicado na sequência.

O que você achou da travessia da ponte, faria este passeio?

Beijos,
Ana Maria

Fonte de pesquisa: Wikipedia
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Muito legal!
    Com certeza um grande obra, principalmente para a época.

    bjs

    nandaaflordapele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.