O jardim de Amritsar!

Bem próximo do Golden Temple, na cidade de Amritsar, estado de Punjab, na Índia, tem um belo jardim público, chamado Jallianwala Bagh.


Este jardim abriga um memorial de importância nacional, criando pelo governo indiano em 1951, para homenagear as vítimas de um massacre durante um ataque das forças britânicas, por ocasião do ano novo Punjab, o Baiasakhi, principal festival Sikh, em 13 de abril de 1919 .


Oficialmente foram 379 mortes, mas o governo indiano alega que foram cerca de 1.500 vítimas, sendo 1.000 mortos, incluindo mulheres e crianças. 


O jardim é super agradável de se passear por ele, nem parece que foi palco de uma tragédia no passado. Além do Memorial Jallianwala Bagh, podemos ver também várias marcas de tiros nas paredes, que foram disparados pelas tropas britânicas.


A beleza do jardim é para que as pessoas se sintam bem em passear por lá, mas as marcas de tiros estão presentes para que ninguém esqueça do que aconteceu naquele local. Mesmo assim, a energia do lugar é muito boa!


Espero que você tenha gostado do lugar. Apesar de sua triste história, o jardim é belíssimo.

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Bom dia !!! Que lugar maravilhoso , o vídeo está lindo tenho umas amigas que estavam comentando exatamente de viajar para Amristsar esses dias e já estou encaminhando esse video para elas..Aproveite a viagem !! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cinira, muito obrigada!
      Eu adorei a cidade, só que ela está toda em obras. Imagino que daqui há um ano estará muito bonita.E mesmo com a bagunça que está, tenho certeza que as tuas amigas vão gostar da cidade.
      A internet está muito ruim, mas assim que ela permitir, tenho mais posts e videos sobre Amritsar.
      Já está no youtube um video sobre o Golden Temple, confere lá.
      Beijos

      Excluir
  2. Esse local é marcado por uma cilada que o governo britânico fez com os indianos. O governo britânico disse " a cada britânico que morrer, mataremos 1000 indianos" e isso aconteceu: eles reuniram várias famílias, pessoas inocentes com a desculpa de que haveria um pronunciamento do governo, mas no meio do discurso os portões foram fechados com com os indianos lá dentro como uma arena e o exército britânico começou a atirar, fez uma chacina (homens, mulheres, crianças, idosos..) Existe um filme que assisti sobre isso mas esqueci o nome..
    Que bom hoje a paz reina nesse lugar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Star, fiquei bem chocada com esta história.
      Quando eu decidi ir para Amritsar, eu só tinha em mente o Golden Temple, este jardim eu conheci por acaso, nem sabia da história, li alguma coisa nas placas lá dentro mesmo.
      Mas graças a Deus, a energia do lugar é muito boa atualmente. muitas famílias passeando, o jardim é super bem cuidado. só a parte das paredes marcadas pelos tiros estão num lugar à sombra e sem cores em volta. Talvez para lembrar a todos o que aconteceu naquele lugar. Mas o resto é bem alegra.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.