Temporal violento em Porto Alegre e o caos!

Na noite de sexta-feira, dia 29 de janeiro, um intenso temporal atingiu toda a cidade de Porto Alegre e causou uma enorme destruição. Um verdadeiro caos! Afinal, o que foi mesmo que aconteceu por aqui?


O meu questionamento é que, num mundo tecnológico onde as catástrofes conseguem ser previstas com alguns dias ou, pelo menos, algumas horas de antecedência, não entendo por que não houve a menor previsão do que poderia acontecer aqui em Porto Alegre? E, até agora, três dias depois, muitos especialistas em meteorologia ainda divergem sobre qual fenômeno ocorreu.

Com a informação, o fenômeno não seria evitado, mas a população poderia se prevenir e muitos prejuízos e até os feridos poderiam ter sido evitados.

Mais de 3 mil árvores foram destruídas neste temporal!

Ventos a 120km/hora: eu estava em casa no momento do temporal, que começou devagar, lá pelas 22h foi se intensificando até os ventos atingirem a velocidade de 120km/h, uns 20 minutos depois. E no auge do temporal, que durou cerca de 15 minutos, eu senti o prédio balançar e tremer todo. Quando vi que parte do telhado começou a vir abaixo, me apavorei. Só no meu prédio, os vidros de quinze apartamentos estouraram e um vizinho, que estava próximo às janelas, se feriu com os estilhaços.

Me controlei para não entrar em pânico, mas eu pensava o que fazer caso o prédio realmente começasse a cair? Descer era perigoso, pois tudo voava em redemoinho e algum ferro poderia me atingir...

Sim, lá fora tudo voava e rodopiava. Ferros retorcidos que o vento arrancou, inclusive de prédios vizinhos, caíram aqui no pátio. Muitos, encima dos carros, sendo que dois deles foram bastante danificados. Os outros, como o meu, que estavam no estacionamento coberto, tiveram apenas pequenas batidas e arranhões, que nem valem à pena acionar o seguro. 

Até o famoso barco turístico Cisne Branco afundou!

Além da destruição na cidade, de árvores e prédios, hospitais, shoppings, dois incêndios e algumas pessoas feridas, boa parte da cidade ficou sem água, energia elétrica, telefone (fixo e celular) e internet até domingo à noite. A maioria das operadoras de celular ficou sem sinal, isso para os que ainda tinham bateria.


Hoje, ainda há bairros sem água, luz, telefone ou internet, porque caíram muitos postes e a empresa estatal de energia elétrica (CEEE) não está dando conta de normalizar.


Mutirão para colocar a cidade em dia: foi montada uma Força Tarefa com 500 pessoas, entre funcionários da prefeitura, militares do exército e presos voluntários do regime semi aberto, que estão trabalhando para desobstruir as ruas e retirar os entulhos, mas a orientação da prefeitura ainda é a de evitar circular pela cidade nesta segunda-feira. Muitas sinaleiras não estão funcionando e muitos postes e árvores ainda estão caídos e várias ruas interditadas. É perigoso, pois há risco de tocar em fios energizados. 

Bom, tudo isso está na internet e não vou entrar em mais detalhes, mas o que eu quero destacar é que poucos estão preparados para enfrentar uma situação destas, por isso muita gente se machucou e/ou teve prejuízos que poderiam ter sido evitados.

Mas, afinal, o que fazer durante um temporal para evitar acidentes, se você estiver dentro de casa?
Primeiro lugar, desligue a energia elétrica no disjuntor, para evitar que a luz volte com grande intensidade e queime seus aparelhos. Feche bem as persianas e trave as janelas de vidro. Mesmo assim, fique longe delas. Outra coisa, feche todas as portas dos cômodos da casa/apartamento, para evitar correntes de ar que possam causar pressão e estourar o vidros.

Se você mora no último andar ou em casa, reze para que as telhas não quebrem ou voem, mas também procure proteger com plásticos os seus equipamentos, pois se isto ocorrer, você evitará grandes prejuízos. Eleve do chão também o que pode estragar, em caso de alagamento.

E se você estiver na rua: procure imediatamente um lugar seguro para se abrigar. Nada de tentar chegar em casa, é muito perigoso. Espere o temporal acabar, pois geralmente é muito rápido (cerca de 15 a 30 minutos). Mas o estrago pode ser devastador.

Um pouco do que aconteceu no prédio onde eu moro! A última foto é de parte do entulho já recolhido.

Quando terminou o temporal, todos os moradores do meu prédio e de prédios vizinhos desceram para ver os estragos. Muito triste, parecia que havia acontecido uma batalha. Tudo fora do lugar, pedaços de telhas, madeiras, vidros e ferros por todos os lados. 

Mais uma foto feita nos fundos do prédio onde eu moro, no dia seguinte ao temporal

Você já passou por situação semelhante? E para quem é de Porto Alegre, como foi o temporal no seu bairro? Os serviços já normalizaram?

Beijos, uma ótima semana e que fevereiro seja um mês compensador!

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Nossa Ana, quanta destruição! Que bom que você não se feriu...

    bjs

    Blog À Flor da Pele
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, sim, muito triste de ver a cidade neste estado.
      O mais importante é que não me feri e que, apesar do temporal ter sido fortíssimo, não houve mortes e nem feridos graves. Só os prejuízos materiais foram grandes, mas isso se recupera.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu acho que desta vez foi mais forte aí pro teu lado, aqui na zona norte tivemos também muitas árvores caídas, no meu prédio ficamos sem água, voltou hoje pela manhã, mas não chegamos a ficar sem luz.
    Este temporal foi mesmo apavorante, o vento era fortíssimo, parecia que ia arrebentar as janelas.
    Fiquei morrendo de dó do Cisne Branco, fiz um passeio nele há muito tempo, não sei se vai dar para recuperá-lo.
    Mas pela intensidade deste fenômeno, agradeço por não ter notícias de feridos mais graves e mortes, com tantas quedas de postes, árvores, telhados, destroços, poderia ter acontecido algo pior com alguém.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liane, conversando com amigos que também moram na Zona Norte, me disseram que por aí não foi tão forte e agora você também confirma isso.
      Acho que nesta área central e Zona Sul foram as piores áreas mesmo.
      Também já andei no Cisne Branco, foram umas 4 ou 5 vezes, pois sempre que eu recebia amigos de fora, lá ia eu fazer este passeio. Fiquei bem triste e estou torcendo para que consigam recuperá-lo.
      E pela dimensão do temporal, foi muita sorte mesmo não ter vítimas fatais.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.