Vinícola Luiz Argenta, uma das mais belas do mundo!

Na semana passada eu fui conhecer uma vinícola localizada praticamente no centro da cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Há muito tempo eu tinha vontade de fazer esta visita, mas por um motivo ou outro, nunca dava certo. 


É a Vinícola Luiz Argenta, localizada na mesma área de terras, com 124 hectares, onde, em 1924, foram plantadas as primeiras uvas viníferas do Brasil.

Nas fotos acima e abaixo, o prédio antigo da vinícola e onde atualmente são realizados eventos, como casamentos, aniversários, etc, mas está em fase de conclusão uma outra área para este fim e um restaurante, junto ao prédio novo da vinícola.

*A área para eventos já foi concluída e o restaurante, aberto à população para o almoço, de terça a domingo. Maiores informações no site do Clô Restaurante.


Em 1999, esta área foi comprada por Deunir e Itacir Argenta, que deram o nome do pai, Luiz, à vinícola. Os irmãos Argenta desenvolveram um projeto moderno e audacioso para a produção de uvas e vinhos finos.


Para obter uma qualidade superior em seus vinhos, foram selecionados apenas 55 hectares o plantio das videiras, onde foi estudado solo, reposto nutrientes, estudado a incidência do sol, sombra, enfim, tudo minuciosamente calculado.


As roseiras plantadas em cada ponta não estão no local apenas para embelezar, elas têm uma função muito importante. Como as roseiras são plantas muito sensíveis à pragas, elas são as primeiras a serem atingidas. 


O dano é facilmente percebido e as roseiras são imediatamente tratadas, impedindo que as pragas se alastrem pelas videiras, o que colocaria em risco toda a produção de uvas e vinhos.


A área cultivada possui 180 mil videiras e cada uma produz uva para uma garrafa de vinho ou espumante. A preocupação com cada detalhe, desde a produção até a apresentação da vinícola, é percebido claramente no resultado final.


Muitas garrafas possuem design inovador e rótulo bio degradável, colocados manualmente. As garrafas são produzidas e importadas da Itália.

O design desta garrafa foi inspirado no Burj Al Arab, o único hotel 7 estrelas do mundo, que fica em Dubai.

Os modelos diferenciados das garrafas possuem o design tão bonito que podem ser reaproveitados na decoração da casa ou empresa. 

Infelizmente, não lembro qual foi a inspiração do modelo da garrafa acima...

A Vinícola Luiz Argenta utiliza somente uvas do próprio plantio, onde possui o controle e a segurança das condições de solo e outros fatores determinantes para a qualidade dos vinhos e espumantes ali produzidos. Por isso, não compra uva de terceiros ou de cooperativas.


Existem muitas vinícolas nesta região, que foi denominada como Vinhos dos Altos Montes, que abrange as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua.  Pela foto acima, está bem bem visível a origem do nome desta região vinífera.


A Vinícola Argenta possui as mais modernas técnicas de elaboração de uvas finas do mundo. É toda automatizada e conta com apenas 18 funcionários e mais os dois proprietários. Em 2009 ficou pronto o atual sistema de vinificação, que é feito por gravidade.

A incansável sommelier Sílvia, durante o tour.

Durante as visitas guiadas pela vinícola, um enólogo ou sommelier explicam como funciona todo o processo de colheita e fabricação dos vinhos e espumantes.


A Luiz Argenta já recebeu o título da Revista Adega de uma das mais belas vinícolas do mundo, devido à sua arquitetura moderna e arrojada.

Eu e minha irmã aguardando o início do tour.

Além da loja onde são vendidos os vinhos e espumantes, os visitantes podem conhecer toda a vinícola, inclusive a área da plantação das videiras. Conforme o tipo de visita, é necessário agendar o horário com antecedência, pois existe limite de pessoas em cada uma.

 A vista da sacada é incrível!

Eu fiz o Tour e Degustação, com duração de  1 hora. Paguei o valor de R$ 30,00 e levei a taça como recordação.

A taça LA também, possui um formato diferenciado, que pode ser utilizada tanto para beber espumante quanto vinho.

Nesta visita, que começa na sacada do prédio novo, já acontece a primeira degustação, que foi de um espumante brüt rosé. Ao todo, são 4 degustações itinerantes de vinhos e espumantes dentro da vinícola.

Momento da apresentação do vídeo institucional. Foto sem flash.

Após a degustação na sacada, descemos para um andar inferior, onde assistimos a um pequeno vídeo de apresentação, que reforça o que a sommelier nos havia contado e vamos para a segunda degustação.

Eu, na terceira fase da degustação itinerante!

Parceria de sempre nas visitações e degustações!


A última parte da visitação é a mais interessante. Descemos mais um andar, até uma adega subterrânea, ladeada de pedras rústicas, onde os vinhos amadurecem em barris de carvalho, com ambiente climatizado e temperatura controlada.  

Uma das laterais da adega, com a parede de pedra.

Nesta adega é realizada a última degustação do tour. Aqui, fotos não são autorizadas, apenas a sommelier pode fazê-las com a câmera da vinícola, que depois são enviadas gratuitamente para o e-mail informado.

Depois do tour e das degustações, fomos às compras!

Eu e minha irmã compramos  alguns dos vinhos e espumantes que mais gostamos.


Tipos de degustação e/ou visitação na Vinícola Argenta:

Clique na foto para ampliar.

*Importante confirmar previamente as datas e horários, pois algumas visitas, além de número limitado de pessoas, acontecem em apenas determinados períodos do ano.


Eu sou fascinada pelo mundo dos vinhos e espumantes. Já visitei muitas vinícolas no Brasil e no exterior, fiz vários cursos e incansáveis degustações. E cada vez mais eu me apaixono pelo assunto.

O que você achou desta vinícola? Curte este tipo de passeio. 

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

10 comentários :

  1. Deve ter sido um ótimo passeio! Essa técnica da roseira é muito interessante.
    Eu adoraria degustar os vinhos...rsrs

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, o passeio foi incrível, além de degustar os vinhos e espumantes, conhecer um, pouco mais sobre o processo de fabricação é encantador.
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post Aninha. As fotos também ficaram ótimas. Qual será a nossa próxima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida irmã e parceira nestas belíssimas visitas às vinícolas.
      Pois é, qual a próxima?
      Beijos

      Excluir
  3. Amigaaaa que lugar encantador!! Lindo, e essas garrafas!! E nem me fale a degustação!
    Amei esse post!
    Um dia eu vou, já disse né? Um dia vamos juntas! Se Deus quiser!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, o lugar é belíssimo mesmo.
      Que bom que você gostou do post. Olha, tô te esperando para fazer estas visitas, hein?
      Beijos

      Excluir
  4. Tive o prazer de conhecer a L. A. no mês passado! Sem igual! Super recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson, belíssima mesmo esta vinícola, não é? Obrigada por seu comentário, isso só reforça e comprova que eu não exagerei na minha descrição.
      Abraços

      Excluir
  5. Além da Luiz Argenta tem outras 10 vinicolas que fazem parte do Roteiro dos Vinhos dos Altos Montes.
    Talvez não tão bonitas quanto a LA, mas concerteza muito bonitas também, cada uma com seu diferencial e principalmente qualidade nos produtos e no atendimento ao visitante. Venha visitar as outras tbm, vc vai gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu peguei o folder explicativo sobre as outras vinícolas dos Altos Montes e tenho certeza que cada uma tem sua beleza particular.
      Pretendo visitá-las sim, pois adoro visitar vinícolas e sei que meus leitores também viajam através de meus relatos. Isso acaba despertando também o interesse dos mesmos em fazer este tipo de visita.
      Abraços

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.