Gramado, uma cidade encantadora!

Se existe uma cidade no Rio Grande do Sul que não cansa ninguém de tanta beleza, esta cidade é Gramado, localizada na Serra Gaúcha, na chamada Região das Hortências. Gramado fica distante 123km de Porto Alegre e é um dos destinos turísticos mais procurados no Estado. A cidade possui forte influência alemã e italiana, muito presente na culinária, porém, o que se destaca na arquitetura é o estilo alemão.


Quando se visita Gramado, a sensação é de estarmos em alguma cidadezinha do interior da Alemanha. Tudo muito bem cuidado, limpo e muito tranquilo. 

A população média é de 35.000 habitantes, mas nos finais de semana, a cidade fica lotada, pois recebe milhares de turistas que vão em busca de curtir o frio aconchegante do inverno ou no verão, para apreciar a natureza exuberante do lugar.


Nesta época em especial, que vai de novembro a janeiro, tem o Natal Luz, um evento que vem crescendo a cada ano e que deixa a cidade ainda mais linda. Já escrevi um post sobre ele aqui.


Um dos pontos mais conhecidos da cidade é o Lago Negro, que tem este nome devido às árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha e que foram replantadas ao redor do lago.


Nos dias de sol, os turistas adoram fazer caminhadas em volta do lago e também fazem fila para usar os pedalinhos em forma de cisnes.


Outra atração bem interessante, tanto para adultos quanto para crianças e que fica na área central da cidade é o Mini Mundo, uma cidade em miniatura, com dimensões 24 vezes menor que o tamanho real. Vale muito a pena!

Rua Coberta à noite

É muito seguro andar pela cidade, inclusive à noite e principalmente pela área central. Tem muitas opções de restaurantes, bares, sorveterias e cafeterias.


A gastronomia da cidade é muito rica e oferece ótimas opções, do café colonial ao foundue. Tem também a Rua Coberta e, em frente desta, o prédio onde acontece anualmente o Festival de Cinema. Quase ao lado, fica a Igreja de Pedra. 


Enfim, é uma delícia caminhar pelas calçadas da avenida principal, observar a vitrine das lojas, experimentar as delícias do chocolate artesanal ou então, sentar em algum banco e ficar observando o vai e vem dos turistas, encantados com tanta beleza. 


Saindo da área central, no km 35 da RS RS-115, outra boa opção de passeio é o Gramadozoo e o Parque Gaúcho, que fica ao lado. O zoológico abriga basicamente animais da fauna brasileira.


É muito bonito e para quem gosta de aves, vai se encantar com o contato direto com várias espécies assim que entra na área do zoo. Já escrevi um post sobre o zoo e mostrei várias fotos bem legais aqui. O Parque Gaúcho eu nunca entrei, mas como diz o nome, deve exibir objetos, roupas e mostrar também um pouco da cultura gaúcha. 


E no outro extremo, em direção à cidade de Canela, tem muitas outras atrações, como o Mundo a Vapor, um parque temático bastante interessante. A fachada reproduz o dramático acidente ferroviário acontecido em Paris, no ano de 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a Estação de Montparnasse, atravessou uma parede e ficou pendurada a 12 metros de altura.

Com meu amigo Will Smith

Também nesta região, o turista pode visitar o Museu de Cera Dreamland. Para os apaixonados por motocicletas, no subsolo tem o Museu da Harley Davidson, que é um misto de Bar/Museu e Harley Motor Show. São mais de 1.000 m² e uma cenografia que remete aos cassinos de Las Vegas e onde se encontram cerca de 30 motos raras. Os ingressos são vendidos individuais ou em combos (Museu de Cera + Museu Harley).


Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas, inaugurado em 25 de Outubro de 2013. O parque possui 16 mil metros quadrados e divide suas atrações em dois ambientes:

Montanha de neve: com 15 metros de altura, o espaço oferece várias opções de diversão na neve, como esquiar, praticar snowboard, descer no Tubing, brincar no Bumper Car, etc. 

Vilarejo Alpino: um minicentro comercial, com praça de alimentação, pista de patinação no gelo, simulador 7D e espaço snowkids.

*Para valores e horários, acesse o site clicando no nome do parque em negrito.

Gramado é muito mais do que isso, estas são apenas algumas sugestões de um passeio que vale a pena ser feito em qualquer época do ano, pois você sempre vai encontrar ótimas opções de divertimento para toda a família.

Você já visitou Gramado? O que você mais gostou? Se ainda não visitou, o que mais te chama a atenção nesta cidade e seria o principal motivo para você visitá-la?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Será um sonho amiga? Andar em ruas calmas, limpas e a noite? Queria que fosse assim em todo lugar. E já fiquei com vontade de conhecer!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, pois é, isso prova que quando o governo quer, ele consegue.
      Gramado vive do turismo, então investe bastante em segurança, limpeza, etc.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.