É verdade que a pele oleosa demora mais para envelhecer?

Eu já tinha percebido que as pessoas que têm a pele do rosto mais oleosa possuem menos marcas de expressão do que as que têm a pele seca. Mas isso seria apenas uma falsa impressão ou é verdade que a pele oleosa demora mais para envelhecer?



No início deste mês eu assisti a uma entrevista na TV da minha dermatologista, Dra. Kátia Roithmann, sobre este assunto e achei bem interessante.

A Dra Kátia diz que um dos fatores que mais provocam o envelhecimento precoce da pele é a exposição solar - isso eu já sabia - e quem tem a pele oleosa sofre menos os efeitos nocivos dos raios ultravioleta - isso eu não sabia, pensava que era igual para todos os tipos de pele. A pele oleosa possui uma proteção maior contra os agentes externos (sol, praia, poluição, vento) e também consegue se regenerar melhor do que a pele seca. 

Assista a entrevista com a Dra. Kátia Roithmann.

Aproveitei para pesquisar um pouco mais sobre este assunto e li que a oleosidade deixa a pele mais espessa e brilhosa, promovendo uma camada protetora e impedindo que os efeitos nocivos do meio ambiente penetrem nesta pele com facilidade. Claro, o excesso de oleosidade também não é legal, pois entope os poros, não deixa a pele respirar, provoca espinhas, etc..


O ideal é beber sempre muito líquido, independente do tipo de pele, para hidratá-la de dentro pra fora. E nunca se esquecer de aplicar (e reaplicar) um bom protetor solar diariamente. Outro cuidado básico é usar um bom hidratante, antes e depois de retirar toda a maquiagem. Não precisa ser daqueles caros, mas é importante ter bons componentes para não irritar a sua pele.

Dicas simples, mas que ajudam a manter a pele mais saudável e jovial. E se eu tivesse que escolher entre uma pele muito seca e envelhecida e uma oleosa e brilhante, estou preferindo a segunda opção!

Você sabia disso?
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Tem uma certa lógica, mas no quesito pele já cheguei a conclusão que a genética boa é mesmo o que conta, mas nada que bons cremes, cuidados e boa alimentação não possa melhorar. Um ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, em primeiro lugar vem a genética, é claro, mas alguns outros fatores individuais também ajudam e certamente alguns cuidados básicos também.
      Beijocas

      Excluir
  2. Eu também não sabia até pouco tempo atras, quando a mãe de uma amiga me falou sobre isso. Sempre reclamei da minha pele oleosa, mas esse ponto é super positivo! rs

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, nem tudo é tão ruim assim, sempre tem um lado positivo, hehe...
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.