A natureza generosa de Manali: o vale, o rio e as montanhas nevadas!

Manali é uma pequena cidade localizada nas montanhas do estado indiano de Himachal Pradesh, próximo à extremidade norte do Vale Kullu, também cortado pelo Rio Beas, a uma altitude de 2.050m.


O Rio Beas nasce nos Himalayas, formado pela água do degelo das montanhas, no centro de Himachal Pradesh, e flui por cerca de 470 quilômetros  até o Rio Sutlej, no estado indiano de Punjab.


*Curiosidade histórica: o Rio Beas marca a fronteira mais oriental das conquistas de Alexandre, o Grande, em 326 a.C. Foi um dos rios que criou problemas na invasão da Índia por Alexandre. Suas tropas se amotinaram próximas ao rio, recusando-se a ir mais longe e Alexandre, o Grande, foi obrigado a ceder!


O Rio Manalsu, que deságua no Beas, corta a pequena Manali em uma linda corredeira, de águas muito cristalinas. 


Muitas atividades esportivas são praticadas no rio, como rafting, travessia com cordas, etc. Eu até fiquei com vontade de atravessar o rio nesta corda, mas esperei a vontade passar e fiz a travessia pela ponte mesmo, hehe...

Centro de New Manali

A cidade é  bem pequena, em 2011 contava com uma população de apenas 8.096 habitantes. Manali já foi o ponto inicial de uma antiga rota de comércio até a Bacia de Tarim. 

Rio Manalsu, em Old Manali

Manali é hoje um destino turístico muito procurado em todas as estações do ano mas, principalmente por causa do clima ameno no verão e pelas montanhas cobertas de neve no inverno. 

Centro agitado de New Manali

*Curiosidade demográfica: entre os habitantes de Manali, 64% são homens e 36% são mulheres. É um dos poucos lugares na Terra onde existem menos mulheres do que homens... 

Roseiras em Old Manali

Manali é encantadora, muito tranquila e belíssima. Eu percebi também que a fisionomia dos locais é um pouco diferente do restante da Índia, talvez pela proximidade com o Tibet e o Nepal. Os olhos são um pouco mais puxados e o rosto, mais arredondado.

Os indianos adoram fotografias e selfies em geral

Manali possui duas áreas bastante diferentes, a parte antiga e a nova. Uma pequena ponte de ferro sobre o Rio Manalsu, mais uma estrada de chão bem íngreme separam Old Manali de New Manali. Existe também a opção de atravessar por uma pequena e belíssima floresta entre as "duas Manalis". Eu fiz dos dois caminhos. Pela floresta é mais bonito, mas é mais longo.

Ponte sobre o Rio Manalsu, em Old Manali

A parte nova é onde funciona a maior parte do comércio e é mais agitada. A parte antiga é mais rural e tranquila. No meu ponto de vista, muito mais bela também. 

New Manali

Old Manali

Em algumas partes, a paisagem de Old Manali chega a ser bem rural.

Eu não pude ir até às montanhas ver a neve de perto porque no dia em que eu cheguei, iniciou uma greve nos transportes que só acabou quando eu fui embora. Mesmo assim explorei bastante a cidade a pé mesmo, tanto Old Manali, parte alta, quanto New Manali, centro da cidade. 

Cena típica no centro de New Manali:  massagem capilar e limpeza auricular.

Templo in New Manali

O centro é mais agitado, mas sem dúvida, a parte alta é infinitamente mais bonita. Enfim, Manali oferece opções para todos os gostos.

Lojinhas de artesanato: primeira foto é em New Manali e as demais, em Old Manali.


Em New Manali se concentram a lojas e shoppings da cidade. Em Old Manali só tem lojas menores, a maioria de artesanato local.

Restaurantes: primeira e última foto, Old Manali e a 2ª e 3ª foto: New Manali

Não faltam excelentes opções de restaurantes, vegetarianos e não vegetarianos. Lembrando que os não vegetarianos não servem carne de vaca, pois a sua comercialização é proibida na Índia.

Este restaurante em New Manali servia frango na manteiga...

Meu restaurante/cafeteria preferido em Old Manali: Sunshine Cafe. Comida deliciosa e ótimo wi-fi! O dono era um jovem nepalês, muito simpático.

A cidade é cheia de templos, mas eu visitei apenas a área do Templo de Hidimba, que ficava bem pertinho do meu hotel.  


Hidimba Devi Mandir Temple - criado em 1553, possui o telhado estilo pagode chinês, soberbamente trabalhado e construído todo em madeira. Durante o rigoroso inverno da região, o telhado fica todo coberto de neve e ainda mais bonito.


Este templo fica no centro de uma área verde muito bonita, onde a paz e a tranquilidade nos convidam a descansar e para os que apreciam, até a meditar. O enorme complexo do templo é cercado com árvores Deodara de Cedrus (Deodaar).


Olha só o que eu encontro da entrada do templo: esta artesã conseguiu uma maneira extra de ganhar um dinheirinho  com os turistas. Embaixo deste cesto ela guardava dois fofíssimos coelhinhos. Quem resiste a uma foto? Eu não resisti e tirei várias!


Esta pequena floresta ligava Old Manali a New Manali. Nas duas últimas fotos, uma vaquinha andando soberana pela estradinha e eu tive que sair do trecho para deixá-la passar...

A estrada por fora da florestinha era um trecho bem mais curto que ligava a Nova e Velha Manali, com direito a uma pausa para saborear milho assado.

Nas montanhas de Manali existem várias estações de esqui, teleférico, etc., e imagino que a vista lá do alto para o vale deve ser de tirar o fôlego, pois a vista do vale para as montanhas era assim.


As montanhas ficam praticamente o ano todo cobertas pela neve e o rio que corta os desfiladeiro é cheio de pedregulhos. Há densas florestas, cheias de aves, macacos e demais animais exóticos, típicos de regiões bem frias. 

Na montagem abaixo eu selecionei alguns animais da região fotografados por mim:

Animal Pictures: eu não podia ver um bichinho e já ia tirando foto... 

Para este post não ficar ainda maior, dividi em dois e na segunda parte, que será publicada amanhã, eu vou falar um pouco sobre o clima, onde é melhor se hospedar e como chegar até Manali.

Eu me encantei por Manali e você, o que achou desta cidadezinha entre as montanhas dos Himalayas?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Lindas fotos!
    Mas eu não atravessava o rio nessa corda de jeito nenhum...rsrs

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, o lugar é muito lindo, me apaixonei pela cidade.
      Quanto às cordas, eu comentei brincando... também não atravessaria o rio nelas, ainda mais um rio com correnteza forte como o Manalsu...
      beijos

      Excluir
  2. Eu li os posts sobre Manali outro dia e não consegui por meu comentário, conexão ruim, gostei muito do nome, e as paisagens são lindas, os animais e muitas vezes há lugares parecidos com alguns bairros metropolitanos aqui do Rio, há algo em comum,rrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma,
      Às vezes o Google tranca, eu tentei te responde a este comentário antes e não consegui. Nem o teu e nem outros de postagens mais recentes..
      Eu adorei Manali, uma cidadezinha muito linda e charmosa. Você achou parecida com alguns bairros do Rio? Interessante porque Manali é uma cidade de clima frio, seja inverno (aí é gelado) ou verão....
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.