Jasailmer, a Cidade Dourada do Rajastão!

Depois de conhecer Jaipur e andar de elefante, fui para Jaisalmer fazer um Camel Safari. Jaisalmer é uma cidade localizada a 575 km a Oeste de Jaipur e no coração do deserto de Thar, o grande deserto indiano. Sua população é de aproximadamente 78.000 habitantes, ou seja, para os padrões da Índia, é pouco.

Jaisalmer Fort, foto tirada do terraço do Hotel Rana Villa, onde me hospedei.

Jaisalmer é também chamada de "Cidade Dourada", porque a areia  e o arenito amarelo usados na arquitetura da cidade dão um tom amarelo-ouro para a cidade e arredores e, que também recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, segundo a UNESCO.


A cidade faz parte do maior distrito do Rajastão e um dos maiores do país, à oeste e sudoeste da fronteira paquistanesa. O comprimento da fronteira internacional ligado ao Distrito de Jaisalmer é de 471 km.

Jaisalmer foi fundada em 1156 por um Rei Rajput chamado Maharawal Jaisal Singh, que também construiu o forte, que acabou dando o seu nome também à cidade.


Ao longo da rodovia que atravessa parte do Deserto de Thar, podemos ver  vários moinhos de energia eólica, além de redes de energia elétrica.
 

Também podemos ver camelos soltos passeando pelo deserto, pois há vilarejos próximos da rodovia.


Jaisalmer é coroada por um forte e o seu palácio hoje é um incrível hotel cinco estrelas, o Killa Bhawan Hotel. Na cidade e arredores podemos ver também vários templos Jain ornamentados.

Templo hindu,  finamente esculpido. 

 Até esta casa num vilarejo bem próximo ao deserto está pintada de amarelo.


Jaisalmer Fort, construído no século XII, é uma das maiores fortificação do mundo e em seu interior encontramos o Palácio Real (transformado em hotel), os templos jainistas e muitos outros antigos e impressionantes monumentos. 

O forte está no meio da extensão de areia do grande deserto de Thar, na Colina Trikuta e já foi palco de muitas batalhas. Suas enormes paredes de arenito amarelo mudam de tonalidade conforme a luz do sol, tornando-se douradas durante o por do sol e se camuflando junto às areias do deserto. 


Eu fiquei apenas 3 dias em Jasailmer e destes, 2 eu passei no deserto do Thar, andando de camelo e dormindo uma noite sob um teto de estrelas. Na cidade mesmo eu passei duas metades de um dia e 2 noites, por isso não conheci quase nada.

Espero que você tenha gostado desta "pincelada por Jaisalmer". Este post foi apenas para apresentar a cidade. Além da minha aventura no deserto, a seguir vou mostrar também o hotel em que eu me hospedei, o Rana Villa, que foi muito legal.

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Respostas
    1. É Mari, mas o que eu queria mesmo era conhecer o forte por dentro, que agora é um hotel 5 estrelas!!!
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.