Amber Fort e o Palácio com arquitetura mista: muçulmana e hindu!

O Amber Fort é uma fortaleza localizada nos arredores e distante 11km do centro da cidade de Jaipur, na Índia e seus muros protegem um antigo palácio, de mesmo nome. Este palácio tem uma arquitetura muito peculiar, que mistura os estilos muçulmano e hindu.

Beijinho pra você!

Para chegar até lá, partindo do centro de Jaipur, o turista pode ir de carro ou táxi (eu fui de táxi tuk tuk) e para visitar o forte é necessário subir um morro enorme, podendo ser à pé, por uma escadaria, de Jeep ou de elefante, por um enorme corredor. Eu subi até o pátio do palácio de elefante e conto como foi neste post aqui.

Ao fundo, um elefante tentando se esconder do forte sol do Rajastão

O Amber Palace, hoje patrimônio Mundial da UNESCO, foi construído por Raja Man ​​Singh I, na última década do século XVI e concluído por Mirza Raja Jai Singh. 


Este forte foi construído com o objetivo de proteger os moradores (família real e empregados) de seus inimigos de guerra.

A vista do alto das muralhas é sensacional!

Deste lado, podemos ver o Lago Maota

Bem no meio do lago, um canteiro de açafrão

Logo na subida até o forte, temos uma vista privilegiada do Lago Maota (post aqui), que possui uma ilha canteiro no centro, com plantação de açafrão e de onde era retirada a água que abastecia o palácio.


A entrada, pelo portão Surajpol nos leva ao Jaleb Chowk, que é o pátio principal de onde se pode ter acesso ao palácio, subindo uma escadaria. Este pátio também foi a área onde os exércitos eram recebidos quando retornavam vitoriosos das guerras. 

Amber Palace

A fachada do Amber Palace é de uma beleza fascinante!

As escadas principais nos levam ao segundo pátio do forte. Aqui se encontra o imponente Diwan-I-Aam, o salão de audiências públicas onde o Marajá recebia a população e suas petições.

Diwan-I-Aam, o salão de audiências públicas

Este é um pavilhão de dupla fileira de colunas, com cabeça de elefante estampada em cada uma. Há uma galeria de rede também.

Interior do salão de audiências

Galeria Pod Pikami

Tudo muito rico em detalhes!

Os apartamentos residenciais do Marajá estão localizados após o Ganesh Pol (Pol: porta). O Jai Mandir (Hall da Vitória) é famoso pelo deslumbrante painel embutido e teto de espelho. 

Paredes de mármore intrincado


Do outro lado está o Sukh Niwas, a residência de prazer, com uma porta de marfim de sândalo embutido. 


Um canal previsto para o fluxo de água é um sistema de arrefecimento. A água que flui a partir do canal não foi desperdiçada e permitiu fluir para o jardim.


O Zenana ou o Palácio das Mulheres está no quarto pátio. Os quartos estão ligados por um corredor comum, mas são engenhosamente concebidos para garantir a privacidade das mulheres. 

Este devia ser um ponto de encontro das mulheres, pois fica bem ao centro do pátio do Zenana

Hoje é um espaço de descanso para os turistas e também um refúgio do sol.

Corredor entre os quartos do Palácio das Mulheres.


O palácio é belíssimo e até que está bem conservado, mas algumas paredes precisam ser pintadas e outras, de pequenas restaurações.


Os horários para visitação ao Amber Fort são das 8 às 18 horas, todos os dias da semana e a entrada para estrangeiros é de 400 rúpias (cerca de R$ 24,00). 

Exóticos são os outros!
O povo indiano é bastante curioso com os turistas e o tempo todo tinha gente querendo tirar uma foto comigo. No início eu achei muito estranho, mas depois fui me acostumando e aproveitei para também registrar o momento com eles.


Estas mulheres com coloridos trajes hindus estavam circulando elegantemente pelo palácio com uma garrafa de água mineral na cabeça. Quando me viram. pediram para tirar uma foto minha e eu fiz o mesmo com elas. Elas não me pareciam ser turistas.


Esta outra garota era sim uma turista indiana, que fez questão de tirar uma foto comigo.

Causando no Amber Fort:

Neste outro momento, o assédio foi tanto que eu não dei conta de tirar uma foto com cada um e propus uma foto geral, mas foi preciso várias fotos, pois o pessoal se revezava com os seus celulares para que ninguém ficasse sem uma foto comigo.

Talvez porque eu era a única turista de pele e cabelos claros, pois não vi cenas semelhantes com outros turistas estrangeiros que estavam por lá. Os indianos devem ter me achado muito exótica mesmo. E eu achando o mesmo deles!

*Estas pessoas não estavam todas juntas, foram se chegando ao meu redor!


Curiosidade
Este palácio retrata muito bem o ambiente geral da India e seu fabuloso passado, por isso, várias cenas da novela global Caminho das Índias foram gravadas em suas dependências.

*Informações históricas extraídas do site oficial de turismo do Estado do Rajastão. Para maiores informações, clique aqui.

Tenho muitas belas fotos deste forte, mas tive que optar por estas e deixar grande parte de fora, para não deixar este post muito extenso (?), mas espero que você tenha gostado do Amber Fort. 

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Amei Ana, nas primeiras fotos pensei que seria normal ...mas que fachada MARAVILHOSA que interior magnífico !!!
    Amei!
    Beijocas
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim Mari, é muito lindo!
      Sua arquitetura é muito rica, uma vez que mistura os dois estilos (muçulmano e hindu).
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.