Hawa Mahal, o incrível Palácio dos Ventos!

A construção mais famosa de Jaipur, a cidade rosa do Rajastão, na Índia, tem uma arquitetura belíssima e algumas curiosidades bem peculiares. Trata-se do Hawa Mahal, o Palácio dos Ventos.

 O Hawa Mahal possui 5 andares e altura de 15 metros

Localizado no coração da cidade, este belíssimo palácio foi construído em 1799 pelo Maharaja Sawai Pratap Singh, neto do construtor de Jaipur. O principal arquiteto foi Lal Chand Ustad e a estrutura possui cinco andares, feitos de arenito vermelho e rosa, com 15 metros de altura. 
 
A fachada se assemelha à coroa de Krishna, um dos deus adorados pelos hindus

A fachada possui 953 janelas, se parecendo com o favo de mel de uma colmeia. Estas janelas chamadas de Jharokhas são decoradas com desenhos intrincados (emaranhados).

Deus Krishna

A devoção de Sawai Pratap Singh ao Deus Hindu Krishna é evidente na construção do Hawa Mahal, que se assemelha à coroa de Krishna. 


O palácio é uma parte ampliada de um enorme complexo junto ao Palácio Real da Cidade. As telas esculpidas em pedra com pequenas molduras e telhados em arco são algumas das características deste palácio e principal ponto turístico de Jaipur.

Vista panorâmica de Jaipur do alto de um dos terraços do Hawa Mahal

A principal intenção por trás da construção do Hawa Mahal foi para permitir que as mulheres da realeza observassem da vida cotidiana através das janelas, sem serem vistas, pois elas não podiam aparecer em público e tinham que obedecer a rigorosa "purdah" (cortina) sobre o rosto. Isso dava às mulheres uma sensação de liberdade, pois elas podiam acompanhar os acontecimentos do dia a dia e procissões que ocorriam pelas ruas, sem serem vistas.

Fachada superior interna do palácio

Estas janelas também permitem que o vento seja distribuído por toda a área como se fosse um ar condicionado, refrescando todo o ambiente durante as altas temperaturas do verão. Existem construções com este mesmo objetivo em Dubai, chamadas de Bastakhyas. (Veja post aqui).

A entrada para o Hawa Mahal
Hawa Mahal em hindi: Hawa:  ar, vento -  Mahal: palácio

Eu paguei 50 rúpias para entrar no Hawa Mahal, aproximadamente R$ 3,00.


Existe também um combo, onde se paga 400 rúpias (cerca de R$ 24,00) e se tem direito a entrar em sete atrações turísticas da cidade. Vale muito à pena. Eu não usei o combo porque só fiquei sabendo dele por esta placa e era meu último dia em Jaipur.

Pelo estado da placa acima e pelo valor do ingresso, você pode ver que o mesmo não sofre reajuste há muito tempo.

Macaquinhos como este se encontram em toda parte da cidade, mas não se iluda, eles não são fofinhos, são bem agressivos!


A entrada para o Hawa Mahal não é de frente, mas por uma rua lateral que dá acesso a um pátio espaçoso nos fundos do palácio. Este pátio está rodeado por edifícios de dois andares em três lados.

A seta mostra onde fica a entrada para o Hawa Mahal


Dos cinco andares do Mahal, os três andares superiores têm a largura de um quarto individual, enquanto os andares inferiores têm até pátios. 

O interior do Mahal é bastante simples. Seus quartos possuem diferentes mármores coloridos com painéis embutidos. Algumas fontes adornam o centro do pátio, mas quando eu fui, estas fontes estavam secas ou desligadas.


O edifício não tem escadas para chegar ao andares superiores, que são ligados por corredores e pilares.

Topo da "Coroa de Krishna"

Parte superior do Hawa Mahal


Em 2006, foram feitos trabalhos de restauração e de renovação no Hawa Mahal, que também abriga um museu arqueológico, localizado no pátio.

Vista do terraço do palácio para o alto da montanha, onde pode se ver também as muralhas do Amber Fort.

Janelinhas para o mundo!

Das janelas e dos terraços do Hawa Mahal se tem uma excelente vista da cidade. Mesmo com acesso ao terraço, onde a vista é mais ampla, eu não resisti e abri umas das mesmas janelinhas em que as mulheres da realeza podiam espiar o que acontecia nas ruas e voltei um pouco no tempo.  Fiquei imaginando a curiosidade das mulheres daquela época, observando tudo o que acontecia na cidade através daquelas janelinhas... O que será que pensavam? Teriam vontade de descer e fazer parte da vida ativa da cidade? Ou se sentiam mais protegidas naquele palácio?

Este lugar em que eu me sentei e tive uma vista magnífica da cidade somente os marajás tinham acesso. Nenhuma mulher da época teve este privilégio!

Elas aceitavam o que lhes era permitido e toda a liberdade que tinham era através daquelas “janelas para o mundo”!

Eu achei tudo muito incrível. A  arquitetura é realmente magnífica e a sua história é fascinante. E o que você me diz do Hawa Mahal?


Beijos,

Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Ana é lindo!!
    Gente, imagina morar num lugar desse!? Ai queria um palácio pra chamar de meu hauau
    Beijocas.
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, eu também queria um palácio para chamar de meu, hehe...
      O Hawa Mahal é mais bonito por fora, o interior dele é bem simples, mas a vista do terraço compensa qualquer coisa, se vê a cidade toda de lá.
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, fiquei IMPRESSIONADA com as duas primeiras fotos. QUE COISA MAIS LINDAAAAAA! AMEI!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      A fachada do Hawa Mahal é impressionante mesmo, lindíssima!
      Beijos

      Excluir
  3. Que lugar maravilhoso, adoro seus post que além das fotos têm um pouco sobre a história de cada lugar! Deve ser incrível tudo lá dentro. Beijo

    Francesinha à Brasileira
    Sorteio kit de esmaltes e películas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katriny, eu procuro contar um pouco da história de cada lugar porque a beleza também está no seu passado. Mas sabe que o Hawa Mahal tem a fachada belíssima, mas o interior é bem simples. Na época dos marajás devia ter muito luxo lá dentro, mas atualmente não tem muita coisa.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.