Qutb Minar, um dos mais belos monumentos da Índia, com mais de 8 séculos de história!

O Complexo de Qutb Minar é um sítio arqueológico, com construções que são importantes exemplos da arquitetura indo-islâmica. Localizado na região de Mehrauli, em Delhi, capital da Índia. Em 1993, foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.


A construção do Qutb Minar foi concebida como uma "Torre da Vitória" em comemoração à vitória do primeiro governante muçulmano da Índia, Qutab-ud-din Aibak, sobre o último rei hindu, Rajput Prithviraj Chauhan, em 1193.

Entrada para o sítio arqueológico de Qutb Minar

Complexo Qutb Minar

Inicialmente, o complexo alojava um conjunto de vinte e sete templos antigos hindus e jainistas, que foram destruídos por Qtub-ud-din Aibak e o seu material reutilizado na construção da Mesquita Quwwat-ul-Islam, conforme diz uma inscrição persa que existe no portão leste interno do complexo e do Qtub Minar.

Mapa do complexo

O complexo foi ampliado por muitos governantes posteriores, como Firoz Shah Tughlaq e Ala ud din Khilji, além dos britânicos.


Algumas construções do Complexo são o Qutb Minar, a Mesquita Quwwat ul-Islam, o Portão Alai Dawaza, o Alai Minar, o Pilar de Ferro e os Túmulos de Iltutmish, Alauddin Khilji e Imam Zamin, cercado por ruínas de templos jainistas.


A torre Qutb Minar (que também é chamado de Qutab Minar ou Qutub Minar, é o minarete de tijolo mais alto da Índia, com 72,5m de altura. Foi construído em 1193, com arenito vermelho e mármore.


As origens do Qutb Minar estão envoltas em controvérsia. Alguns acreditam que ele foi erguido como uma torre da vitória para significar o início do domínio muçulmano na Índia. Outros dizem que ele serviu como um minarete às muezzins para chamar os fiéis à oração. 

* Muezzin: o religioso que convoca os muçulmanos para as orações.

Se você observar bem, verá que as colunas possuem escritas em árabe.

A torre tem cinco andares distintas, cada uma marcada por uma varanda que se projeta e afunila, desde um diâmetro de 14,32m na base, para apenas 2,75m no topo.

Como o aeroporto fica próximo, a todo instante podemos avistar aviões circundando o topo da torre.

Este avião até parece que vai bater na torre... Na verdade é só um ponto de vista, pois ele está bem longe!

Porta da torre isolada e bem trancada

Dentro da torre existe uma escada circular com 379 degraus e vai até o topo, mas está fechada para visitações. Esta porta bem isolada e bem fechada é a prova!


Os diferentes estilos arquitetônicos da torre Qutb Minar, dos reis Aibak para Tughlak são evidentes. O trabalho de reconstrução e até mesmo os materiais utilizados para a construção diferem.

A Torre Qutb Minar possui 72,5m de altura!

Este post ficou enorme, porque foi muito difícil selecionar as fotos, então, para não ficar imenso, encerro por aqui com a parte sobre a torre Qtub Minar e em seguida, publicarei outro post, contando um pouco mais sobre os demais monumentos do Complexo.


No próximo post vou incluir informações sobre a Quwwat-ul-Islam Mosque, a primeira mesquita da Índia e também qual é o metrô para chegar ao Complexo, valor da entrada, etc.

Beijos,
Ana Maria

* Fonte de pesquisa com tradução livre: Site Oficial de Turismo do Governo de Delhi.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Caramba, não fazia ideia de tudo isso!!
    Amando esses posts Ana!
    Beijinhos.
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      Para quem gosta de história, isto é fascinante! E para quem não gosta, acho que também se impressionaria...
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.