Bebidas, frutas e sobremesas mais comuns na Índia

Continuando o assunto sobre alimentação na Índia, este post é sobre bebidas, frutas e sobremesas típicas. O que eu mais vi nos 32 dias em que eu lá estive, em 2015.


Falando em bebidas, mesmo no forte calor do verão indiano, esqueça que você vai poder apreciar uma cervejinha gelada em algum restaurante ou barzinho ao ar livre. O álcool não é propriamente proibido na Índia (que eu saiba, apenas os muçulmanos não podem beber), mas não é servido nos restaurantes, bares, hotéis nacionais (nas redes internacionais, ok) e muito menos vendido em mercados. Existem lojinhas específicas que vendem bebidas de álcool, meio undergound e eu vi somente homens comprando.

Mulheres também não são bem vistas bebendo ou comprando álcool em público. Eu bebi cerveja apenas em uma danceteria (que eles chamam de Disco) em Delhi. Mas é um ambiente fechado, em um bairro nobre, onde se é revistado ao entrar, passa-se por detector de metais e tem muitos seguranças circulando lá dentro e também fora da danceteria.

Atualização de post: o nome desta danceteria que eu fui em 2015 é Third Eye (Terceiro Olho), mas ela não existe mais (atualização em 2018). 


Extinta Third Eye, em Delhi

Bom, mas sobre as bebidas normais mais consumidas na Índia, estas são à base de muito suco de frutas, chás e água mineral.

E muito Cold Coffee (café gelado) também, para se refrescar no calorão de Delhi.


Chai (Masala chai), uma das bebidas mais tradicionais em toda a Índia: chá preto com leite e especiarias como cravo, canela, anis, cardamomo, gengibre, etc. Eu adorei o chai, bebida umas 3 vezes ao dia, no mínimo. Estou aprendendo a fazer, mas ainda não consegui atingir o sabor do chai consumido na Índia.

Masala Chai

Assim que eu conseguir acertar o ponto exato e a quantidade certa de cada ingrediente, eu coloco a receita aqui no blog. Por enquanto, estou testando. Tenho a receita, mas só consegui fazer um chai que "lembra" o chai indiano. 

Eles também bebem muito chá normal, sem o leite.
  
Para acompanhar o chai, ou vice-versa, uma panqueca de banana com chocolate!


Lassi: é uma mistura de iogurte, água, especiarias e, por vezes, frutas. Pode ser doce, com açúcar ou mel, ou salgado, com sal, cominho e cúrcuma. É servido gelado. Eu provei o doce, muito delicioso.


Kashmir Kawa - chá verde com especiarias, tradicionalmente servido nas montanhas da Caxemira. Leva cravo, canela, gengibre e cardamomo.


Ajuda a aliviar a dor de cabeça, principalmente por causa da altitude. Na foto eu estou degustando um tradicional Kashmir Kawa, em Gulmarg, uma das cidades montanhosas da Caxemira.


Petha: é um doce suave e translúcido, típico do norte da Índia e Paquistão, mas muito famoso em Agra (cidade do Taj Mahal). É feito a partir de cascas de frutas como melão ou abóbora branca. Este que eu provei se chama Dry Petha, apesar do nome (dry) é bem molhadinho mesmo, uma delícia. Como não é enjoado, a gente vai comendo, um atrás do outro. Uma tentação!

Gulab Jamun ou Rasgulla 

Gulab Jamun: doce feito com leite em pó, farinha e manteiga, que eu provei em Srinagar, na Caxemira. É uma espécie de ambrosia gigante, com calda de açúcar, cardamomo e água de rosas. É uma delícia, mas é muito doce!

Sorvetes: comi muito, de vários sabores.

 

Frutas: muitas frutas tropicais, iguais às do Brasil, mas muitas frutas exóticas também. Comi bastante frutas e saladas de frutas.

 
Frutas típicas das região de Himachal Pradesh, próximo ao Tibet.

 
Famosa plantação de maçãs, na Caxemira.

 
Cerejas, moranguinhos e geleias

Para encerrar as fotos, a bebida campeã disparada de consumo: água mineral!

Não sei se estou esquecendo de alguma informação interessante, mas se eu lembrar, complemento o post e se você tiver alguma dúvida ou curiosidade, é só perguntar aqui nos comentários! 

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Ah .. que bacana que tem frutas né!? Muito países frutas são raridades e o que reina são os fast foods, deve ser por isso que os indianos são magrinhos ! :D
    Amei as fotos Ana!
    Beijocas.
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, é verdade, mas na India se encontra frutas com fartura, em todo lugar e isso é uma maravilha. Fast foods até têm, mas não são muitos, se comparados ao Brasil. Você é boa observadora, os indianos são quase todos bem magrinhos. Vi raros gordinhos por lá!
      Beijos

      Excluir
  2. Oiii, boa tarde!

    Adorei a matéria, está sensacional!
    Quero saber se você encontrou açaí Índia?

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada!
      Olha, não encontrei açaí na India não, nem em 2015 e nem em 2016, quando passei mais de 2 meses viajando pelo país. Pode ser até que exista em alguma loja de sucos em grandes shoppings, principalmente em Delhi ou em Mumbai. Eu não vi, mas não quer dizer que não vendam por la´. Mas uma coisa é certa, não é fácil de achar!
      beijos

      Excluir
  3. Adorei a matéria mas eu queria saber qual bebida eu posso fazer com uma fruta originária da india

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada.
      A bebida mais comum na Índia, depois do chá, são os sucos de fruta. Um suco muito comum por lá é o suco de romã. Abraços, Ana

      Excluir
  4. Ana Maria, você sabe o que é 'tumbler idly'? (aparentemente, uma bebida da Índia). Obrigada,
    Eugênia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Eugênia, o tumbler idly é uma espécie de pão de cor bem branca, pequeno, achatado e normalmente e servido no café da manhã. Pelos menos nos hotéis onde eu fico na Índia, sempre tem.
      Abraços

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.