Raj Ghat, muita paz no Memorial Mahatma Gandhi!

Entre as muitas dicas e curiosidades culturais e comportamentais que eu ainda tenho para contar sobre a Índia, hoje eu escolhi mostrar um ponto turístico, que nem foi o primeiro lugar que eu conheci na Índia, mas é um lugar muito especial: RajGhat, o Memorial a Mahatma Gandhi

"É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras."

"Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza." 

"Mohandas Karamchand Gandhi ou Mahatma Gandhi, como o mundo o conhece, é também carinhosamente chamado pelos indianos de Bapu (pai) e dispensa maiores apresentações.

*Mahatma, em Sânscrito, significa "A Grande Alma".

"Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim."

Mesmo assim, vou destacar que ele foi um dos mais importantes líderes civis e pacifistas mundiais do século XX e que lutou pela paz até o fim de sua vida, quando foi assassinado a tiros pelo extremista hindu Nathuram Godse, ex seguidor de Gandhi, apenas 5 meses após a Independência da Índia.

Nathuram Godse se revoltou contra Gandhi porque acreditava que ele favorecia os muçulmanos da Índia e do Paquistão, com a liberação de recursos para o Paquistão, já que os dois países recém libertos, travavam sua primeira guerra na disputa pela Caxemira.

*O Paquistão se separou da Índia um dia antes da Independência desta da Inglaterra.

“Tolerância não significa aceitar o que se tolera.” 

Raj Ghat, localizado na rodovia Ring Road, oficialmente conhecida como Mahatma Gandhi Road, às margens do Rio Yamuna, na Old Delhi, na Índia é o local é onde Gandhi foi assassinado, em 30 de janeiro de 1948, aos 78 anos de idade.

"Viva como se você fosse morrer amanhã. Aprenda como se você fosse viver para sempre." 

Este local é também onde Gandhi foi cremado, segundo a tradição hindu e onde se encontram parte de suas cinzas. Normalmente, depois de cremado, as cinzas de um hindu são jogadas em um rio próximo ou no Ganges, mas, devido à fama de Gandhi, as suas cinzas foram divididas em diversas partes. Algumas foram dadas a amigos e familiares e outras, enviadas por toda a Índia, para uso em cerimônias.

*Raj Ghat significa: "Passos Reais" e o título dado a Gandhi em seu memorial é "Pai da Nação"!

"É melhor que fale por nós a nossa vida, do que as nossas palavras."

A área de Raj Ghat consiste num parque muito bem cuidado e ornamentado com árvores plantadas por Dignatários e Chefes de Estado.

"A vida merece algo além do aumento da sua velocidade."

Após subir uma rampa e antes de entrar no jardim onde se encontra a plataforma com as cinzas de Gandhi, precisamos tirar os calçados.
 
"O que quer que você faça na sua vida será insignificante, mas é muito importante que você faça, porque ninguém mais o fará!” 

Não lembro de ter pago para entrar no Memorial, mas paguei um pequeno valor para guardarem os meus tênis. 

Até a plataforma de mármore, existe um caminho de pedras e este trajeto está coberto por um tapete verde que protege os pés descalços do forte sol da primavera/verão de Delhi. 


"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”

Sob o sol forte, sem este tapete e com os pés descalços, seria praticamente impossível caminhar sobre este caminho de pedras.

“Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho."

"He- Ram" ("Oh, Deus"), últimas palavras de Gandhi antes de ser assassinado.

A plataforma de mármore negro com as cinzas de Gandhi fica a céu aberto e possui em uma de suas extremidades, uma chama eterna! É um local que transmite muita paz e convida à meditação!

"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?"
 
"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."
 
"Uma vida sem religião é como um barco sem leme."

“Os erros não se tornam verdadeiros por se difundir e multiplicar facilmente. Da mesma forma, a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver.”

O Memorial é um local bonito, mas muito simples e, apesar da sua importância histórica e das cinzas de Gandhi, não é um dos locais mais visitados de Delhi. Encontrei poucas pessoas por lá, e a grande maioria, de indianos mesmo.
 
"A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive."

Na área ao redor de de Raj Ghat se encontram também os restos mortais de outros importantes líderes indianos, como ex-Presidentes e ex-Primeiros Ministros, como Indira Gandhi (ex-Primeira Ministra), assassinada em 1984.

"Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.” 

"Olho por olho, e o mundo acabará cego."

 
"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."

"Acreditar em algo e não o viver é desonesto."

Depois de conhecer o Memorial, fazer minhas orações e me sentir um pouquinho próxima de Gandhi, um justo descanso à sombra de uma das árvores do Raj Ghat.

“Quando me desespero, eu me lembro que durante toda a história o caminho da verdade e do amor sempre ganharam. Tem existido tiranos e assassinos e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final, eles sempre caem - pense nisso, SEMPRE!”

Este foi um post especial, uma homenagem a Mahatma Gandhi e à Paz que ele sempre pregou. Como sugestão, assista ao filme Gandhi, que mostra a sua trajetória de vida até à morte. É um filme antigo e facilmente encontrado na internet.

Espero que você esteja gostando desta viagem à Índia e se tiver qualquer dúvida, sugestão, elogio ou até mesmo uma crítica construtiva, é só colocar nos comentários.

Me conte, qual das frase de Gandhi que eu coloquei acima você mais gostou?
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Olá, descobri seu blog faz pouco tempo e estou gostando muito. Quanto a viajar para India, confesso que não está em prioridade, mas quem sabe...Todas as frases de M Ghandi são lindas, mas até anotei no celular:"Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim." Seria essa então. Gostaria de saber como você montou o roteiro e como obteve serviço de guia. Beijos e continuarei lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, essa frase é uma das minhas preferidas também! Muito profunda!
      Eu sempre gostei da India, mas também nunca foi minha prioridade, a viagem aconteceu por uma questão de oportunidade mesmo.

      Bom, quanto ao roteiro, eu já tinha em mente algumas cidades que eu queria conhecer e os alguns passeios, mas muita coisa foi decidida lá mesmo e alterada depois.
      Os serviços de guia eu contratava nas agências que ficavam dentro dos hotéis em que eu ficava, achei bem mais seguro e confiável. E deu certo, tive sorte em tudo!
      Quando eu acabar os posts sobre a India, eu vou tentar fazer um resumão, com a as principais informações e depois, quem quiser detalhes sobre determinado lugar, é só clicar nos links que eu vou disponibilizar.
      Mas fique ligada no blog que eu vou contando o máximo de informações que eu lembrar e qualquer dúvida, é só perguntar!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.