Dubai Museum, o principal museu de Dubai - UAE

Eu sei que nem todo mundo gosta de visitar museus, mas é importante conhecer alguns para entender melhor como surgiu determinado país, cidade, etc..


Uma visita ao Museu de Dubai está inclusa em praticamente todos os city tours e vale a pena, pois é um museu pequeno e pode-se visitar tranquilamente em até 30 minutos. E para quem gosta de história, pode conferir os detalhes com calma e não vai gastar mais de uma hora.


O museu está localizado no Al Fahid Fort, que foi construído em 1787 para defender a cidade dos ataques de piratas e tribos do deserto. Provavelmente é a construção mais antiga de Dubai.

O Forte já teve várias utilidades: já foi sede do governo, residência oficial, depósito e loja de munições e até uma prisão.  

Pátio principal do museu

Como museu, foi inaugurado em 12 maio 1971, com o objetivo de mostrar como era o modo de vida tradicional no Emirado de Dubai. 

A entrada no museu custa 3 Dhirams, ou seja, menos de R$ 2,00.

Mapa do Museu de Dubai

Mesmo sendo pequeno, tem muita coisa para ser vista, como artefatos antigos negociados em Dubai, maquetes, escavações e diversos dioramas* que mostram como era a vida no vilarejo. Sim, Dubai era um simples vilarejo antes da descoberta do petróleo. Mesmo assim, era um importante porto comercial do Oriente Médio.


*Diorama: é um modo de apresentação artística, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição, com finalidades de instrução ou entretenimento.

Um beduíno e seu camelo

Muçulmanos fazendo suas preces. Opa, tem uma intrusa aí que não faz parte do diorama...

Alguns pescadores e garimpeiros (o ouro sempre foi explorado por lá...)


Falcões, muito comuns no deserto da Arábia, eram treinados para a caça. Hoje alguns treinadores os têm como animais de estimação.


Algumas peças datam de 3.000 a.C. E passa também um filminho de uns 10 minutos, mostrando passado e o presente de Dubai.

Adornos e enfeites usados pelas mulheres que habitavam Dubai antigamente.


Devido à baixa iluminação do ambiente, eu precisei usar flash, que refletiu na proteção de vidro e não deixou a imagem muito boa.

Na foto acima mostra uma escavação onde foram encontrados dois esqueletos humanos, de 2.000 anos a.C. Pelo que eu entendi da escrita em inglês, provavelmente seriam marido e mulher, que foram enterrados juntos, de acordo com um antigo e especial ritual religioso.


Eu já li muita coisa sobre estes rituais religiosos e em muitos deles, quando o marido morria, a esposa era enterrada junto (viva). Isso explica o porquê de um esqueleto está de frente para o outro e abraçado a este.

Como era Dubai antigamente


No deserto da Arábia, colado às margens do estuário que deságua no Golfo Pérsico, se instalou um pequeno vilarejo, onde hoje se desenvolveu e se agigantou Dubai.



E para encerrar a visita, dentro do museu tem uma lojinha que vende souvenirs de Dubai. 

O Museu de Dubai está localizado na mesma região que o Gold Souk (Mercado do Ouro) e o Spice Souks (Mercado de Especiarias). O Spice Souks será nosso próximo assunto aqui no blog.

Que tal nosso passeio pelo Museu de Dubai? Você gostaria de conhecer ou não se interessa por museus?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Eu amo museus Ana! Juro que se eu pudesse visitava todos do mundo, sou fissurada!!
    Amei as fotos e apesar de simples parece bem legal ver como era Dubai antigamente!!
    Ansiosa pelo próximo post!
    Beijocas.
    http://blog.maricomio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, eu também gosto de conhecer um pouco da história de cada lugar e não tem melhor lugar do que um museu.
      Este de Dubai é super simples mesmo, pois é para mostrar que Dubai era um simples vilarejo no início.
      Daqui há pouco está no ar o próximo post.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.