Viajar sozinha(o) para o exterior ainda é complicado pra você?

Se eu perguntar para dez pessoas qual é o seu maior ou um dos maiores sonhos, nove me responderão que é viajar para o exterior. Sim, nove, porque embora seja raro, não é 100% das pessoas que gostam de viajar.


E destas nove pessoas, as que realmente viajam para o exterior, são em torno de três ou quatro, no máximo!

Mas por que este número ainda é tão baixo? As "desculpas", digo, justificativas, são quase sempre as mesmas: pouco dinheiro, idioma e falta de companhia.

Bom, vou derrubar agora as três desculpas:

1- Quanta grana você gasta com bobagens e nem se dá conta? 
Uma viagem para o exterior não é tão cara assim como você pode imaginar. Aqui no Brasil as coisas são caras e a gente acaba pagando muito por coisas que não valem a pena. Antes de comprar, reflita bem qual o benefício que isso vai lhe trazer. Se for apenas momentâneo, não compre, guarde o dinheiro, pois as emoções e experiências vividas em uma viagem durarão por sua vida toda!

Sobre as passagens aéreas, existem ótimas promoções, é só pesquisar e planejar com um pouco de antecedência.

Eu já tenho prática em viagens e não gosto de planejar com muita antecedência, no máximo, três meses ou até em cima da hora, conforme a situação. 

Mas se você não tem prática, comece a se organizar e a guardar uma graninha seis meses antes e, quando faltar três meses, procure pelas promoções de passagens e já pode comprar no seu cartão. Além de ganhar milhagens, você ganha também o Seguro Saúde (a maioria dos cartões oferece este serviço, mas consulte a operadora do seu cartão para confirmar). Parcele sem juros em quantas vezes você achar conveniente. As companhias aéreas parcelam de 6 a 10 vezes sem juros, de acordo com o valor.

*Mais adiante vou fazer um post só com este item para você ver como é fácil juntar um dinheirinho para viajar sem se privar das coisas, só não gastando com bobagens. E vou dar também outras dicas para quem está começando a planejar sua primeira viagem!

2- Ah, então você não fala inglês, espanhol, francês, etc...?

Nem eu, quero dizer, eu falo italiano, mas só "arranho" no inglês e no espanhol. E não é por isso que eu vou me intimar diante de uma viagem. Já viajei sozinha para Nova York com inglês bem indígena (tipo: me Ana, you Tarzan) e não tive nenhum problema! Claro que não dá para bater um papo mais profundo com ninguém, mas estudando algumas palavrinhas chaves e sendo simpática e educada, o pessoal te dá uma atenção maior e tenta te ajudar ao máximo. 

Você também pode se arriscar em sua primeira viagem ao exterior sozinha indo paras Portugal, que tal? E viajar para países de língua espanhola é muito fácil entender e se fazer entender também!

3- Você não tem companhia para viajar porque é solteira(o), separada(o), viúva(o) ou seu marido/esposa não gosta de viajar?

Neste caso você têm duas opções: viajar em uma excursão e eu recomendo para quem não tem prática nenhuma ou tem muito medo de viajar sozinha(o). Em excursões você acaba fazendo amizades e quem sabe, arrumando um parceiro/parceira para as próximas viagens?

Ou viajar sozinha mesmo, planejando bem e prevendo como evitar riscos desnecessários!

Eu não curto muito excursões porque gosto de fazer os meus roteiros e não tenho o menor problema em viajar sozinha. Eu pesquiso bem sobre o lugar onde desejo ir, quanto tempo pretendo ficar, quanto eu gastaria (uma estimativa) e compro o bilhete. Só então eu vou pesquisar sobre os hotéis. Claro, fiz uma estimativa antes, mas só reservo depois de ter comprado o bilhete aéreo.


Você se enquadra nesta categoria das/dos que gostam de viajar, mas não o fazem por um dos três motivos acima?

Então me diga destes três itens você gostaria que eu me aprofundasse em um próximo post? Ou tem outra coisa que você gostaria de saber? Não tenha receio de me perguntar o que for, ok?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Eu não tenho problemas em viajar sozinha - já até morei fora do país e fui na coragem, sem conhecer absolutamente ninguém. Mas quando eu vou viajar eu me programo tipo um ano antes... como vc faz pra programar tudo em três meses mulher? Pelo menos para os EUA, que precisa de visto prévio, é um processo demorado só para conseguí-lo (e até onde eu sei é necessário já estar com a acomodação reservada para conseguir o visto).

    Blog da Fênix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi,
      Que legal morar no exterior deve ter sido uma experiência incrível.

      Eu sou muito ágil para organizar minhas viagens, nunca organizei com antecedência maior do que 3 meses. E esse tempo todo ainda foi porque eu ia com outra pessoa, pois as que vou sozinha, em um mês eu decido e organizo tudo. Mas para quem não tem experiência, é bom começar a pesquisar com seis meses de antecedência. Eu coloquei isso no texto, mas agora voltei lá e grifei, hehehe..!

      Mais do que seis meses eu acho um exagero, pois muita coisa pode mudar em seis meses e cancelar uma viagem, além do maior trabalhão, se perde uma boa grana. Então, de nada adiantou comprar antes para economizar.

      Claro que, independente de ter alguma viagem em mente, eu sempre vou guardando um dinheiro para isso. Tenho uma Poupança Travel (o nome foi inventado por mim mesma, hehe) e só mexo nesta conta para assuntos de viagens.

      Sobre os vistos para os EUA, quem ainda não tem ou precisa renovar, vai ter que se organizar antes, obviamente.Mas mais do que os seis meses que eu sugeri, não é necessário. Até porque tanta coisa pode acontecer em 6 meses...

      Eu não preciso de visto, pois tenho cidadania italiana. Antes era só pegar pela internet até 72h antes de viajar, pagar US$ 14,00 e saia na hora o visto por até 2 anos, mas agora, com os novos passaportes digitais, nem isso será mais preciso.

      Mas eu ajudei uma amiga a tirar o visto em dezembro e ela conseguiu agendar para janeiro na Embaixada em BSB e viajou em março. Ela esperou o visto para comprar a passagem, mas o hotel ela só reservou depois de comprar a passagem, não antes. Ela indicou possíveis hotéis, mas não ficou neles, pois quando ela foi reservar, estavam lotados. Ok, ela teve sorte, mas consegui agendar para menos de 3 meses!

      O que eu quero destacar é que, se surgir um tempinho e aquela vontade para viajar, a pessoa que não tem muita experiência, pode escolher um destino que é mais fácil de organizar. Para os mais difíceis, é só planejar antes.
      Para as que tem muitas horas de voo como eu (hehehe), três meses (no máximo) bastam! Um mês é corrido, eu concordo, o ideal são três meses mesmo, mas se surgir a oportunidade, eu encaro!
      Em breve vou contar como organizei uma viagem para muito longe em menos de um mês!
      Beijos

      Excluir
  2. Antigamente eu não viajava por falta de companhia e porque achava caro, hoje não tenho problemas em viajar sozinha (mas antes tinha medo) e acredito como você que viagem não é tão caro assim, comparando com tantas bobagens com as quais gastamos.
    Porém eu gosto de planejar viagens com MESES de antecedência... Nesse momento tenho viagens programadas até outubro, mas ainda não pude organizar minhas férias de julho/agosto pois minha empresa ainda não confirmou minha datas de férias, e estou quase ficando louca, por mim jah teria comprado as passagens em janeiro e reservado uma parte dos hoteis em março. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, pois é, as pessoas adoram viajar mas deixam de fazê-lo por detalhes... Vencido o medo de viajar sozinha e a consciência de que gastamos muito com bobagens, a questão do prazo é de cada um.
      Eu não consigo prever minhas viagens com antecedência maior do que 3 meses e aprendi a organizar neste tempo ou em até menos. Mas para quem gosta e pode planejar com mais tempo, certamente vai pagar menos. Mas não pode alterar as datas, senão a economia vai embora...
      Adoro ler sobre suas viagens e você é expert em fazer viagens maravilhosas. E não vai ser diferente com as tuas férias de julho! Vai aprender uma coisa nova: organizar uma viagem à jato, heheh
      Beijos

      Excluir
  3. Amigaa me deu uma vontade de viajar!!! Eu iria tranquilamente porém... minha viagem é de 3 por causa das crianças, então dai a verba aperta... vou esperar mais um cadinho, vou com os 2 depois vou sozinha ;) ou quem sabe não vamos juntas!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, viajar para o exterior com crianças exige um planejamento bem maior, não só pela questão financeira, mas pelos interesses.
      Na Europa e gente bate perna o tempo todo e qual a criança que iria aguentar, heheehe..
      Beijos

      Excluir
  4. Confesso que eu não iria sozinha, pelo menos por enquanto ainda não tenho coragem...rsrs

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      Se você adora viajar, não espere para ter companhia. Se você ainda não tem coragem de viajar sozinha, vá de excursão. Mas não deixe de viajar! Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.