Meu cartão de crédito foi clonado, e agora?

Eu sempre ouvia falar sobre cartões clonados pela internet, em postos de gasolina e até em caixa eletrônicos (com os ditos "chupa-cabras"), mas comigo isso nunca tinha acontecido... até agora! Depois de usar cartão de crédito sem nenhum problema por mais de 15 anos, este mês de abril eu fui "premiada"! 

Se você também está passando por isso, deve se perguntar: e agora, o que eu faço? Será que vou ter que pagar pelas despesas que não realizei?


Eu sempre tomei todos os cuidados possíveis, nunca perdia de vista o meu cartão, seja em lojas ou em postos de gasolina e na internet, só fazia compras no meu computador pessoal, com antivírus pago e sempre atualizado. Por todos estes cuidados, eu pensava estar bem protegida contra esse golpe. Engano meu, ninguém está 100% seguro, mesmo tomando todos os cuidados possíveis!

Como isso aconteceu?

No início eu suspeitei que meu cartão tivesse sido clonado em um posto de gasolina onde eu sempre abasteço, porque no dia em que as compras começaram (1º de abril), o cartão travou na maquininha e demorou mais do que o normal para finalizar o débito. E, por coincidência, algumas horas depois começaram as compras no meu cartão.

Era véspera de feriadão de Páscoa e eu viajei. Mas os cartões têm um sistema de segurança que está sempre monitorando as despesas e foram eles mesmos que desconfiaram das compras e dos horários (madrugada), diferentes dos que eu costumo utilizar e me ligaram para confirmar as despesas.

Entrei em choque, tinha valores baixos, mas tinha também alguns valores mais altos. O cartão foi imediatamente bloqueado e aí começou a minha maratona. 

Além de passar o feriadão preocupada e sem cartão, tive que enviar uma carta via e-mail (mandei também via fax) contestando, uma a uma, as compras não realizadas por mim.

Depois de 15 dias, recebi um novo cartão. Estou acompanhando diariamente o extrato e observei que algumas compras já foram estornadas, mas outras continuam em análise.

Ontem, ao fazer uma compra com meu novo cartão, um funcionário do sistema de segurança me ligou para confirmar a operação, que por sorte era minha (eles estão ligados e eu também!) e ele me confirmou que o meu cartão não foi clonado no posto e sim, na internet!

Eu sempre usei antivírus pago (neste computador uso o Panda) e sempre atualizado, considerando também que só eu mexo neste computador, não abro arquivos suspeitos e nem entro em páginas duvidosas... 

Mas acho quer descobri como o vírus entrou no meu computador: eu baixei um programa gratuito de recuperação de fotos e, junto com este programa, baixou também um "buscador do yahoo" infernal (search yahoo), que interferia em todas as minhas páginas, abria lotes de anúncios sobre todas as páginas, redirecionava outras, enfim, este buscador do "demo" conseguiu bloquear a ação do meu antivírus! 

Depois de muito esforço, consegui excluir o programa, mas o vírus já estava instalado e também, só descobri depois, em pesquisas pela internet, que este buscador do yahoo estava "bichado". 

O que eu fiz para eliminar o vírus?

Desinstalei o antivírus e instalei-o novamente. Ao fazer uma varredura, ele detectou 7 vírus (que estão em quarentena) e um destes foi o que clonou o meu cartão. Não sei se ele se foi definitivamente, mas de qualquer modo, não estou mais usando este computador para efetuar compras pela internet. Tenho um notebook novo, com outro antivírus (McAfee) e estou usando ele. 

E as compras pela internet?

Não é por conta deste "incidente" que eu vou deixar de usar a internet para fazer minhas compras, mas vou (re)redobrar os cuidados. Mesmo com varredura programada, antes de fazer qualquer outra operação, farei nova varredura com o antivírus.

Compras pela internet são uma facilidade e um hábito sem volta, mas todo cuidado é pouco, porém, os cartões também têm que evoluir e criar sistemas mais seguros, como por exemplo, máquinas de leitura de cartões. Estas já existem com alguns cartões de débito. Eu tenho uma destas e do mesmo banco do cartão de crédito, porém, a mesma só pode ser usada nas operações da conta bancária.

Você já teve o seu cartão de crédito clonado? Como foi o desfecho com a Operadora?

Beijos,
Ana

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Que chato...espero que tudo se resolva.
    Todo cuidado é pouco na hora das compras, principalmente na internet.

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, muito desagradável mesmo, mas a princípio, está tudo se resolvendo da melhor maneira possível com a Operadora do Cartão.
      Beijos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Bem chato mesmo Camila, mas estou resolvendo bem.
      Fiz este post para servir de alerta e ajudar quem está passando pela mesma situação.
      Beijos

      Excluir
  3. Amiga, que medo!! Uma vez aconteceu algo assim no paypal, simplesmente roubaram minha senha, eu sei que o assunto foi resolvido rapidamente por telefone, mas aquela conta esta inativa, fiz outra e muda a senha constantemente. mesma coisa com meus emails e etc... mudo sempre as senhas e limpo sempre os cookies, deixo de baixar algumas coisas por causa disso mesmo.
    Bom alertar mesmo viu!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, um transtorno mesmo, Lu.
      Estou trocando todas as minhas senhas de e-mail, cadastros... Agora estou meio traumatizada e redobrando os cuidados.
      Puxa, aconteceu com você no PayPal? Nossa, nada é 100% seguro na internet mesmo.
      E todo cuidado, ainda é pouco!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Ana:
    Que chato,porém como dizes compra pela internet caminho sem volta. Sabes eu tenho um tablet que só uso para comprar na internet. Mas entendo que nada é 100%. Cuidados e sorte para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sôia,
      Nem me fale, foi um transtorno daqueles, mas graças a Deus o banco me estornou todas as compras indevidas. E isso que eu tinha um antivírus pago que pensei ser bom, mas não era. Troquei de antivírus e por enquanto está tudo ok, mas como você disse, é sempre um risco.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.