Tag Coisas de Gaúcho!

Desta vez eu não fui tagueada, mas assisti a um vídeo da Marina Smith, do blog 2beauty que eu gostei muito e me deu vontade de responder também. A Marina respondeu esta tag em vídeo, mas como eu não gravo videos (ainda), vou responder por escrito mesmo. O nome da Tag é "Coisas de Gaúcho" e são 14 perguntas.


Perguntas da TAG:

1- A carne tem que ser mal passada, no ponto ou bem passada?
A maioria dos gaúchos gosta da carne mal passada ou ao ponto, mas para o terror dos assadores, eu prefiro muito bem passada, quase sola de sapato. 

Eu digo esse quase porque uma vez, num restaurante de fronteira (no Uruguai) eu e minha irmã pedimos um entrecot (é um corte de carne) bem passado e mesmo assim veio sangrando. Chamei o garçom, com toda a educação, solicitei que a carne fosse melhor passada. Ele brincou dizendo: tipo sola de sapato? Nós rimos e concordamos, mas achamos que era brincadeira dele e não é que o danado nos apresentou depois a carne torrada mesmo, veio preta e parecendo um solado de bota de gaudério. Não pudemos nem reclamar, mas esta foi a vingança do assador.

2- Quantas vezes ao dia toma chimarrão?
Até gosto de chimarrão, bem quente e bem amargo, mas raramente eu bebo, porque o mate escurece os dentes e eu tenho meio que uma neura com isso.

3- Uma gíria (gaúcha) que tu fala demais:  praticamente eu não falo gírias, mas uma expressão que eu uso direto é o famoso "bah"!

4- Schimia, ambrosia, arroz de leite, mumu, cuca ou sagu? (pode escolher mais de um)?
Schimia de uva e sagu de vinho (sagu de suco é horrível).

5- Fim de semana em Gramado/Canela ou em Tramandaí/Torres/Capão (ou outra praia)?
Não gosto muito de praia, então prefiro ir para a Serra Gaúcha, pode ser a Região das Hortências ou a Região dos Vinhedos.

6- Grêmio ou Inter?
Meu coração é vermelho, sou colorada, sou Internacional!

7- É bairrista?
Ao contrário da maioria dos gaúchos, eu não me considero nada bairrista! Me sinto uma cidadã do mundo e penso que todos os lugares têm seus encantos e desencantos, só depende de como vivemos.

8- Qual a origem do(s) teu(s) sobrenome(s)?
Tanto por parte de mãe (Andreazza) quanto por parte de pai (Brogliato), minha origem é italiana. Inclusive sou neta de italianos e também  possuo a cidadania italiana.

9- Tem família em quais cidades?
Tenho familiares em muitas cidades, mas vou citar só os parentes mais diretos, como mãe, irmãs e sobrinho: Caxias do Sul/RS e Brasília/DF.

10- Música gaúcha que todo mundo conhece? Tem tanta música legal de novas bandas gaúchas, principalmente as chamadas "rock de galpão" mas não sei de nenhuma que todo mundo conheça. 

Uma das músicas gaúchas que eu mais gosto é bem antiga, mas acho linda, tanto a letra quanto a melodia, é a música Origens, dos Fagundes. Se você quiser ouvir, clique aqui.

11- Gaúcho(a) famoso preferido (pode se cantor, atriz, escritor, modelo…): 
Vou citar dois escritores: Luís Fernando Veríssimo e Martha Medeiros, que eu admiro muito.

12- Programa típico de gaúcho: vou descrever programas de domingo, como assistir a um Gre-nal, seja no estádio ou na TV, depois de um churrasco em família e para os que não curtem futebol, passear no parque ou ficar tomando mate e "proseando" (batendo papo). Estes são programas que gaúcho gosta de fazer, independente de qual cidade ele more.

13- O que faz teus butiás caírem do bolso?
Conversar com uma pessoa sobre um determinado assunto e saber que ela está mentindo descaradamente. Fico pasma com tamanha cara de pau!

*Butiá é uma frutinha e a expressão "me caiu os butiá do bolso" que dizer a mesma coisa que: "me caiu a capa da gaita". Ou seja: "tô pasma!", "tô bege", etc.

14- Por último: “Como a aurora precursora….”

Não entendi essa, talvez seja para dar continuidade ao hino do RS (cantando), mas por escrito não faz sentido.

Tagueie pelo menos 2 pessoas: vou taguear duas blogueiras que eu sei que são gaúchas, mas não sei se já responderam a esta tag: Vi Furrati, do Blog da Fênix e a Tanara, do blog Tanara Hormain.

* Se outra blogueira gaúcha também quiser responder a esta tag, me avise que eu coloco o link de seu blog aqui!


O que você achou desta tag? Eu achei curiosa e uma maneira de divulgar um pouco os costumes aqui do RS.

Beijos,
Ana

* Esta tag criada pela Janaína, do blog Mordiscando.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.