12 dicas básicas para quem vai viajar para o exterior!

Existem tantas dicas básicas que facilitam nossa vida na hora de viajar, principalmente para o exterior, que até nem prestamos muito atenção, mas isso pode nos trazer muitos aborrecimentos durante a viagem. 


Eu costumo viajar para o exterior com certa frequência, então selecionei 12 dicas que eu sempre me lembro na hora de planejar uma viagem e também durante a mesma. E se você está pensando em viajar para o exterior, anote estas dicas no seu celular, num caderninho, na agenda, enfim, em um lugar que não fique esquecido, pois vão lhe ajudar bastante.

1- Escolha do destino
Não basta apenas escolher para onde você vai, é muito importante saber se na época que você pretende ir, lá será quente ou frio demais para o seu gosto.
A neve é linda de ver em fotos, mas pessoalmente, só por alguns instantes. Enfrentar viagem durante uma nevasca é muito problemático. E encarar um verão escaldante também não é fácil.
Ah, você quer ir para o Caribe? Ótimo, mas fuja da época dos furacões, que é entre agosto e outubro.

2- Documentação
Providencie seu passaporte com antecedência e se você já o possui, verifique o prazo de validade. Alguns países não aceitam passaporte com menos de 6 meses de validade.
Se informe também se o país que você pretende visitar exige visto de entrada e providencie antes de comprar a passagem.

3- Pesquise
Uma viagem começa ainda no seu planejamento, então pesquise o máximo que puder sobre o seu destino. Quem faz isso aproveita muito mais!

5- Compra do bilhete aéreo
Você pode usar uma agência,  mas se tiver paciência, pesquise e compre você mesmo pela internet. Pesquisando fora do horário comercial e com uma antecedência de 3 meses, você encontrará ótimas ofertas.

4- Escolha do hotel
Lembre-se que a localização é muito importante. Procure um hotel não apenas pelo preço, mas pela localização. Vale muito mais a pena pagar um pouco mais e ficar próximo dos pontos que você pretende visitar do que perder muito tempo com deslocamentos.

5- Dinheiro da viagem
Mesmo que você leve tudo em cash (muito cuidado neste caso) ou em Cartões de Viagem (escrevi um post sobre este assunto aqui), um cartão de crédito internacional é fundamental para o caso de uma emergência. 

6- Seguro Saúde
Alguns cartões de crédito já incluem o seguro saúde gratuitamente para quem usar este método de pagamento. Mas sugiro que você leia bem as condições, porque na prática, existem vários impedimentos. Já vivenciei uma situação em que não foi possível usar este seguro, pois doenças pré-existentes não são cobertas, entre outras. O mais tranquilo é fazer um Seguro Saúde à parte.

7- Hora de embarcar
Chegue ao aeroporto com duas horas de antecedência, no mínimo. Para fugir das filas no check-in, chegue até mais cedo.

8- Bagagem
Tente levar o mínimo possível, pois viajar com mala pesada é bem complicado. Lembre-se que se você precisar pegar metrô ou trem, é você mesmo quem vai ter que carregar pra cima e pra baixo a sua mala.
Leve uma muda de roupa extra na bagagem de mão (principalmente roupa íntima) para o caso de extravio ou de um pernoite extra.

Importantíssimo: jamais, em hipótese alguma deixe sua bagagem desacompanhada ou fora de sua vista por um segundo sequer, mesmo na área restrita de embarque. Não só por causa dos roubos, mas para evitar que alguém coloque drogas na sua bagagem e use você como "mula". Se você for pego com drogas em outro país, vai ser difícil explicar como ela foi parar nas suas coisas. 

9- Voo
Use roupas e calçados confortáveis, principalmente se o voo for longo e procure caminhar pelos corredores do avião para melhorar a sua circulação sanguínea.
Tente acordar mais cedo, de preferência antes mesmo de servirem o café da manhã e vá logo ao banheiro fazer sua higiene. As filas costumam ser enormes depois.

10 -Alimentação
Muita cautela com a comida local. Procure comer pratos leves se você não está acostumado com condimentos mais fortes. É muito comum as pessoas se jogarem nas comidas exóticas e depois passarem mal. Você não vai querer ficar 2 ou 3 dias de molho no hotel, não é?

11- Roubos 
Não é porque você está em um país de primeiro mundo, que não existem roubos. Alguns lugares é raro haver assaltos, mas a famosa mão leve existe em qualquer lugar. Proteja o seu dinheiro e segure a sua bolsa sempre à frente do seu corpo.
De preferência, deixe seu passaporte no cofre do hotel e saia com uma cópia dele, mais a sua carteira de motorista ou identidade brasileira.

12- O melhor da viagem
Conhecer outro país, com cultura e belezas tão diferentes nos enriquecem muito e vai além de tirar fotos e fazer compras. Alguns contratempos fazem parte e tente encarar sem drama. Procure aproveitar ao máximo a sua viagem e traga na sua memória, as melhores recordações!

"Viajar primeiro te deixa sem palavras, depois te torna um contador de histórias!" IBN Battuta

Estas dicas foram úteis para você ou já conhecia todas?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

14 comentários :

  1. Ótimas dicas!
    Eu descobri ha pouco tempo que alguns paises não aceitam passaporte com menos de 6 meses de validade (tenho que olhar o meu!).
    Eu já passei mal em Florença por causa de comida, olha que tristeza! rs
    E eu sempre levo dinheiro e documento naquelas bolsinhas que da para colocar por dentro da calça, sabe?

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda,
      Você está certa, todo o cuidado com o seu dinheiro e passaporte é válido.
      Puxa, passar mal na Itália? O que foi que você comeu por lá?
      Beijos

      Excluir
    2. Ah, mas foi muita coragem sua! Eu vi esses kebabs em Roma, mas não tive coragem de comer. É uma mistura de carnes que... sei lá!
      Mas conheço gente que comeu, se lambeu e nada aconteceu! Depende do estômago de cada um.
      Beijos

      Excluir
    3. Em Paris eu comi vários e não aconteceu nada, acho que o problema foi o lugar mesmo.

      Excluir
    4. Eu vi alguns em Paris também, mas não me deu vontade de comer. Vai ver que em Florença foi um turco fake quem fez aquele quebab que você comeu, hehehe. Bjs..

      Excluir
  2. Amiga, de uma coisa eu tenho certeza... a primeira pessoa que vou chamar pra ir, pra ajudar a escolher o lugar, pra conhecer e até escolher o voo e tudo mais, é você! Bah!

    Beijão linda!

    ResponderExcluir
  3. Dicas anotadas
    Nunca fui ao exterior..mas pretendo ainda.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gigi,
      Muitas dests dicas servem também para viagens aqui pelo Brasil, mas quando estamos em um outro país, temos que ter cuidados mais que dobrados.
      Beijos

      Excluir
  4. Muito boas dicas, viajar com informações confiáveis é importante...
    Vera Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera,
      Você também está acostumada a viajar bastante para o exterior sabe bem o quanto são importantes até os pequenos detalhes.
      beijos

      Excluir
  5. Amei! E como disse no face... você vai comigo nas minhas viagens internacionais hauuauahu
    Beijocas.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.