Explorando Curitiba através da Linha Turismo

Uma ótima maneira de conhecer os principais pontos turísticos de uma cidade é através das linhas de Ônibus Turismo e eu já fiz este passeio em Buenos Aires (3 vezes), Nova York, Barcelona, Porto Alegre, Brasília e Curitiba (2 vezes). Cada cidade tem um ou mais roteiros e sistemas diferentes de reembarques. 


A Linha de Ônibus Turismo de Curitiba tem um único roteiro, que percorre cerca de 45 km e dura em torno de duas horas e meia. O ponto inicial é na Praça Tiradentes, no centro e marco zero da cidade, mas pode-se embarcar em qualquer ponto.

Praça Tiradentes - Marco Zero

Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em frente à Praça Tiradentes 

O valor do passeio é de R$ 30,00 e o turista recebe uma cartela com cinco tíckets, que dão direito a um embarque e quatro reembarques, não importando o tempo entre um e outro.

Os tickets podem ser adquiridos no próprio ônibus, em qualquer ponto de embarque ou na Rodoferroviária

Exemplo: eu posso fazer o primeiro passeio na terça-feira (segunda não tem), outro na quarta, dois na sexta, enfim, enquanto eu não utilizar todos os tickets, eles continuam valendo. Posso fazer uma volta completa ou ir descendo nos pontos que mais me interessarem.

Roteiro da Linha Turismo de Curitiba

O primeiro horário do passeio é às 9 horas da manhã e o último, às 17h30min, de terça à domingo.


O Teatro Paiol é o símbolo da transformação cultural de Curitiba. Antigo paiol de pólvora construído em 1906, foi reciclado para teatro de arena em 1971.

Shopping Estação (ótimo para fazer compras) e Museu Ferroviário

São muitos pontos e minha sugestão é fazer primeiro uma volta completa, marcar no roteiro os lugares que mais lhe interessar e noutro dia, fazer as descidas. Isso se você ficar mais de um dia em Curitiba. Se ficar um só, aproveite e já selecione onde você quer descer para aproveitar bem os tickets.

Memorial Ucraniano

Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como "olho", é considerado o maior e mais moderno museu do Brasil. 

Eu fiz este passeio em duas visitas a Curitiba, então conheci muito pontos como: Praça Tiradentes, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Museu Ferroviário (Shopping Estação), Jardim Botânico, Mercado Municipal, Memorial Árabe/Passeio Público, Bosque do Papa/Memorial Polonês, Bosque Alemão, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Portal Italiano, Santa Felicidade, Torre Panorâmica e Setor Histórico.


Considerando que a Praça Tiradentes, Rua das Flores, Rua 24 Horas e Setor Histórico são centrais e próximos um do outro, você nem precisa gastar seus tickets para conhecer estes lugares.

Paço da Liberdade - atualmente abriga um centro cultural

Bosque Alemão - entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm...


Não fiz a trilha, mas imagino que ela só possa ser feita com guia. Usar migalhas de pão como o João e a Maria fizeram já sei que não funciona.


No Bosque Alemão ainda tem a Casa Encantada e Torre dos Filósofos, de onde se tem uma bela vista de Curitiba, como você pode ver pela foto.

Portal Italiano, que sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade

Jardim Botânico

O Jardim Botânico, inspirado nos jardins franceses, possui estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural.

Não vou colocar todas as fotos senão este post ficará muito (mais) longo, mas vou citar os lugares que eu conheci e que considero imperdíveis:

Mercado Municipal (esse em primeiro lugar), Jardim Botânico, Torre Panorâmica, Passeio Público (tem até um mini zoo), Memorial Árabe e o Bosque do Papa. O Bosque Alemão e o Parque Tanguá também são bem legais.

Curitiba é uma cidade muito bonita, bem cuidada e super arborizada e eu teria muitas outras fotos lindas para mostrar, mas tive que me conter e selecionar só algumas para ilustrar o post de hoje.

Já publiquei vários posts sobre Curitiba: Mercado Municipal (aqui), Jardim Botânico (aqui), Torre Panorâmica (aqui) e Shopping Pátio Batel (aqui). E tem ainda um outro post, mais antigo, em que eu visitei uma Mesquita que existe próximo ao Centro Histórico da cidade (aqui). 

Se você se interessou pelo passeio e quer maiores informações, é só entrar no site da Linha Turismo clicando aqui.

Além das leitoras de Curitiba, quem mais conhece a cidade e quer indicar lugares legais para os turistas visitarem, por favor, deixem nos comentários abaixo.

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Quantos lugares lindos!
    Ainda não conheço Curitiba, mas deu vontade.

    bj

    nandaaflordapele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, você vai amar Curitiba, a cidade é muito bonita mesmo!
      Beijos

      Excluir
  2. Que legal Ana!! Eu viajo com você, literalmente!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu querida, que bom e que neste ano muitas outras viagens apareçam por aqui!
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  3. Que belas fotos. Curitiba é mto lindo mesmo!!!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. É uma cidade muito bem cuidada e os parques são belíssimos também.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.