Free Walk POA, um charmoso e divertido passeio a pé pelo Centro Histórico de Porto Alegre!

No sábado passado, dia 29 de novembro eu fiz um passeio diferente pelo Centro Histórico de Porto Alegre, participei do chamado Free Walk POA.

Turma de walkers em 29 de novembro de 2014 - Casa de Cultura Mário Quintana 

Como o nome diz, é um passeio a pé, que dura cerca de e 1h/1h30min e que acontece todo sábado (exceto quando chove), às 11h. O ponto de encontro e partida é em frente ao Chalé da Praça XV. 

Chalé da Praça XV - Ponto incial do Free Walk POA

Os roteiros variam um pouco a cada sábado, pois existe muita coisa para se ver e conhecer no centro de Porto Alegre.

Momento das apresentações

Este passeio é uma iniciativa de um grupo de jovens que moram em Porto Alegre, adoram a cidade e por incrível que pareça, a maioria não é daqui e nem da área de turismo. Achei muito interessante, porque eles já têm o olhar de um portoalegrense, mas sem perder a curiosidade de um turista.


Quem é de Porto Alegre ou vive aqui há muitos anos, acaba não (mais) prestando muito a atenção a certos detalhes e quem visita a cidade, principalmente se é a primeira vez, está sempre muito curioso com tudo.

Interior do Mercado Público

Praça Montevidéu e Prefeitura Municipal

O passeio é bem descontraído e o pessoal se reveza na descrição dos pontos turísticos e nas curiosidades e "causos" contados.

Fachada traseira do prédio da antiga Livraria do Globo

Antiga Estação de Bondes de Porto Alegre e atual Posto da Brigada Militar


Galeria Chaves (nome original, Galeria Chaves Barcelos) foi onde surgiu o primeiro elevador de Porto Alegre. 

Antigamente, lá pelos anos 40, 50 e 60, nesta Galeria se concentravam as lojas mais bonitas e luxuosas da cidade e por isso, era ponto de encontro dos jovens da época e local de muita paquera. Muitos amores eternos iniciaram ali.


Os turistas e curiosos walkers (no caso, eu) aguardam na sombra enquanto os simpáticos guias, suando cântaros ao sol do meio-dia, fazem as explanações e contam fatos curiosos sobre a história de Porto Alegre

Tá danado esse sol, hein? É muito amor e dedicação à essa "causa"!


Sábado de muito sol e a Rua da Praia, cujo nome oficial é Rua dos Andradas, quase vazia. Tem que ter muita coragem e disposição para andar neste sol forte, em pleno meio-dia.

Descendo em direção à Praça da Alfândega


Praça da Alfândega, onde todos os anos, no mês de novembro, acontece a Feira do Livro, o maior evento aberto do gênero na América Latina.

Praça da Alfândega


Saindo da Praça da Alfândega, fomo em direção à Casa de Cultura Mario Quintana.


Casa de Cultura Mario Quintana, antigo Hotel Majestic, é onde o poeta Mario Quintana (o nome dele era sem acento mesmo) viveu por alguns anos, até ser despejado por falta de pagamento do quarto, quando o Jornal Correio do Povo, em que trabalhava, encerrou as atividades por algum tempo. 

Quando Mario Quintana morreu, em 1994, ele morava em um apartamento no Porto Alegre Residence, também no centro de Porto Alegre.

Vista do 7º andar do prédio

Em 1982, o prédio do Hotel Majestic, considerado um marco arquitetônico de Porto Alegre, foi tombado. Em 1983, atendendo a pedidos dos fãs gaúchos do poeta, o governo estadual do Rio Grande do Sul adquiriu o imóvel e transformou-o em centro cultural, batizado como Casa de Cultura Mario Quintana.

Vista para o Rio Guaíba

Como diz o nome, Free Walk POA, o passeio não é cobrado, mas quem quiser colaborar com o pessoal, ao final do tour, eles aceitam qualquer valor em dinheiro, como forma de reconhecimento ao trabalho e dedicação deles.


Quem preferir, pode comprar um livrinho lançado por eles, sobre o Free Walk POA e os principais atrativos centrais de Porto Alegre, no valor de R$ 20,00.

*Num dos posts sobre Barcelona, eu escrevi sobre uma experiência de Walking Tour, mas não um tour oficial e sim um roteiro que e eu mesma fiz a pé pelos pontos centrais da capital catalã. Neste post eu também citei o Free Walk POA e disse que tinha curiosidade em fazer e que depois escreveria um post sobre o assunto. Feito!


O que você achou desta iniciativa? Se você achou legal, divulgue em suas redes sociais, essa galerinha merece! 

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Nossa que legal, o mais legal de tudo que eles não conhecem e acabam conhecendo junto, os lugars que visitaram são realmente lindos
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, é muito legal mesmo.
      Eu modifiquei um pouco o texto porque eu acho que não fui clara. Embora a maioria não seja daqui, eles já conhecem a cidade sim, mas até pouco tempo atrás, eles também eram turistas. Bjs

      Excluir
  2. Adoro esses Walk Tours. Já fiz em várias cidades como Praga, Madrid e Dublin, E foi sempre muito bom. Uma ótima maneira de conhecer um lugar novo.
    beijo
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea,
      Adorei a experiência do walk tour. Uma das coisas que eu sempre faço quando visito uma cidade nova é andar a pé por ela, pois é assim que se conhece melhor o lugar, como você bem sabe. Mas eu nunca tinha feito um walk tour guiado, agora vou me informar e tentar fazer sempre esse passeio nas minhas viagens. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.