Como é viajar à mais de 300km/h no AVE, trem-bala espanhol!

Os carros de Fórmula 1 e Fórmula Indy ultrapassam facilmente os 300km/h, mas você já se imaginou viajar nesta velocidade? Saiba que isso é possível para qualquer mortal que viaja  no AVE, o trem-bala espanhol. 


Na Espanha existe o AVE - Alta Velocidad Española - e eu me desloquei com ele no trajeto Madrid-Barcelona e Barcelona-Madrid, com duração de 2h40min cada viagem, com 2 ou 3 paradas, que são anunciadas antes de cada estação. 


O AVE é operado pela RENFE - Red Nacional de Ferrocarriles Españoles, empresa estatal de trens da Espanha. O AVE é um trem moderno e super confortável. A velocidade média é em torno de 280km/h, mas em alguns pontos ele ultrapassa os 300km/h.

Como eu fiquei de pé para tirar esta foto a mais de 300km/h, não consegui segurar a câmera muito firme...

Qual a sensação? 
Por incrível que pareça, a gente não sente a velocidade, principalmente se estamos sentados, pois o trem é muito estável. Mas de pé e no vagão da lanchonete, já sentimos um pouco de instabilidade. 

Em cada vagão há um pequeno painel que informa o destino, paradas, velocidade e temperatura externa. 
O espaço entre as poltronas é bem amplo

Vantagens de uma viagem de trem na Europa:
- Espaço e conforto, poltronas numeradas, mesmo na 2ª Classe;
- É possível circular entre os vagões;
- Localização central das estações, enquanto os aeroportos são distantes;
- Não precisa fazer check-in com antecedência. O embarque encerra 2 minutos antes da partida, mas é bom chegar 15 ou 30 minutos antes, para evitar imprevistos;
- Não há risco de extravio de bagagens, já que ela embarca conosco;
- Apreciar a paisagem pela janela do trem.

Desvantagens:
- O preço dos bilhetes de trem não são muito baratos, às vezes custam até mais do que um bilhete aéreo dentro da Europa, já que existem as companhia aéreas low coast (baixo custo);
- Carregar sua própria bagagem o tempo todo;
- No trem não há muito espaço para bagagens, apenas algumas prateleiras no final de cada vagão e o compartimento acima das poltronas, que só cabem malas pequenas.

A bagagem também passa pelo raio X e não há limite de peso, mas como é você mesmo quem tem que carregá-la pra cima e pra baixo, é aconselhável que seja uma mala só e não muito pesada.

Como comprar os bilhetes para o AVE?
Pode ser direto nas estações (Atocha ou Barcelona Sants), ou pelo site da RENFE (clique aqui). Eu comprei pelo site, ainda aqui no Brasil, e paguei com cartão de crédito internacional, mas você pode pagar também através do PayPal.

Quanto maior a antecedência na compra, melhores são os valores das passagens. Eu comprei com cerca de 20 dias de antecedência e paguei 49,16€ a ida de Madrid-P.A para BCN-Sants e a volta, 74,70€, em junho de 2014.

Estação Atocha e Puerta de Atocha, em Madrid

Parte antiga da Estação de Atocha

A estação de trens em Madrid é belíssima e se chama Estação de Atocha e colada nela, a Puerta de Atocha. 

Paisagem na janela
Uma das coisas mais legais de uma viagem de trem é poder apreciar a paisagem pela janela. 

Na parte inicial da viagem, entre Madrid e Saragoza, podemos avistar várias montanhas ao longe e depois de Zaragoza, atravessamos o Deserto de Monegros.


Próximo a Lleida, vemos muitas plantações de frutas, principalmente de cerejas e, ao se aproximar de Barcelona, a região de uvas. Já no final do trajeto, passamos por inúmeros túneis e quando nos damos conta, já chegamos na mágica e colorida Barcelona.

Estação de trens Barcelona Sants

A estação Barcelona Sants é bem moderna, mas não é tão bela quanto a de Madrid.

Esta foi a minha experiência com o AVE, o trem-bala espanhol, mas não foi a minha estréia nos trens de alta velocidade. Em 2010 eu viajei de Roma para Florença com o Frecciarossa, o trem-bala italiano, mas a sensação foi a mesma.

E você, já viajou ou teria coragem de viajar num trem de alta velocidade?
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Ah que legal! ADOREI saber! Eu já viajei de trem na Europa mas não nesse super rápido! tenho vontade.
    Amei as fotos tb!

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.