Brasília City Tour, um passeio de ônibus turismo pela Capital Federal!

Eu já conheço e adoro Brasília e os principais pontos turísticos não são nenhuma novidade para mim. Mas como eu queria fazer um post sobre a cidade e não tinha fotos atualizadas, fui me informar se havia algum passeio de ônibus turismo para fazer e também para poder indicar para quem visita Brasília pela primeira vez.

Ônibus Turismo de Brasília

Gosto muito de fazer passeios com aqueles ônibus turismo, de dois andares, pois é possível ter uma boa visão dos principais pontos turísticos de cada cidade. Já fiz este tipo de passeio em Buenos Aires, Barcelona, Porto Alegre, Curitiba e agora, Brasília.

Rota do Ônibus Turismo em Brasília

O passeio de Brasília acontece basicamente pelo plano piloto e contempla os principais pontos turísticos da capital brasileira. A duração é de duas horas, custa R$ 50,00 e possui áudio em três idiomas (português, inglês e espanhol). 

Mesmo que você já conheça Brasília, venha comigo fazer este city tour e saiba como a cidade é apresentada aos turistas que chegam à capital federal.

antena de tv de Brasília

Torre de TV - o ônibus não pára neste ponto, mas depois vale uma visita. Subindo na torre se tem uma vista privilegiada da cidade.

O passeio começa pela Antena de TV, passa pela Biblioteca e o Museu Nacional e e segue em direção à catedral, onde pára por 10 minutos para os turistas descerem e visitarem a catedral.

Biblioteca Nacional: confesso que ainda não conheço.

Museu Nacional de Brasília
Museu Nacional: também não conheço.


Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida: na praça, em frente ao acesso à catedral, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas.

Interior da Catedral de Brasília
No interior encontram-se esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço.

Réplica da Pietá

À esquerda de quem entra na catedral encontra-se uma réplica da Pietá (a original está na Basílica de São Pedro, no Vaticano). À direita da foto, penso que seja uma imagem Dom Bosco.

Palácio Itamaraty

Palácio Itamaraty, onde acontecem eventos oficiais com autoridades estrangeiras. É um luxo, vale a pena fazer uma visita guiada.

Palácio Itamaraty
Palácio Itamaraty


Congresso Nacional, onde fica a Câmara dos Deputados e o Senado. Também vale muito fazer uma visita. Eu já fiz em finais de semana (fiz duas visitas), quando não há expediente e pude entrar e até sentar nas cadeiras dos deputados federais. No Senado é possível visitar, mas sem tocar em nada.

Praça dos 3 Poderes
Descendo para a praça dos Três Poderes, onde o ônibus faz mais uma parada de 10 minutos.

Praça dos Três Poderes

Praça dos Três Poderes, assim chamada por abrigar os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).

STF
Supremo Tribunal Federal

Ponte JK

Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília.

Ponte JK

Depois de passar pela ponte JK, o ônibus retorna novamente por ela e segue em direção ao palácio da Alvorada, que é a residência oficial dos presidentes brasileiros.

palácio da Alvorada

Esta é a vista que se tem ao chegar no palácio da Alvorada, onde o ônibus faz a última parada, também com 10 minutos, para tirar fotos do palácio, dos guardas...

Palácio da Alvorada

Não é possível passar deste ponto, onde um espelho d'água separa o acesso ao gramado do palácio. Os turistas jogam muitas moedas neste espelho d'água e como nele vivem algumas carpas, eu imagino que elas podem até confundir moedas com alimentos e considero isso perigoso.

Pé de manga em frente ao palácio da Alvorada
Pé de manga carregado de frutas, em frente à entrada do Palácio da Alvorada.

Palácio do Planalto

Retornando do Palácio da Alvorada, passamos novamente pela Praça dos Três Poderes e em frente ao Palácio do Planalto, local de trabalho da presidência. Também já fiz visita num sábado pela manhã e valeu a pena.

Palácio do Planalto
Palácio do Planalto

Teatro Nacional
Teatro Nacional

Estadio Nacional

Estádio Nacional, onde foram realizados os jogos da Copa 2014. É um complexo esportivo com mais de 1.600.000 m².

Museu JK

Museu e Monumento a JK. Nele podemos ver documentos e objetos do fundador de Brasília e conhecer um pouco mais da história desta cidade. Lindo, também vale a pena conhecer.

Brasilia Shopping

Brasília Shopping, um shopping muito legal, que é o ponto inicial e final dos passeios com o ônibus turismo.

O ponto de partida e chegada é no estacionamento do Brasília Shopping e os horários de saída são diários, às 10h30min, 14h e 16h30min. O ônibus sai com um mínimo de 5 pessoas. O horário das 10h30min geralmente consegue esse público todos os dias, mas os outros horários não é muito fácil. Na semana passada eu fiz o passeio das 14h e só consegui ir na quinta-feira.

Os passeios podem ser adquiridos numa stand da Catedral Turismo, no lado externo do shopping, na exata saída que mostra a foto acima. O site que consta no folder de divulgação está fora do ar, mas vou deixar um telefone, caso você esteja em Brasília e queira maiores informações: (61) 8402-0600.

Bom, este é o city tour feito pelo ônibus turismo, mas depois farei um outro post com dicas à parte de lazer em Brasília.


Você já conhece Brasília? O que achou deste city tour, está bom ou faltou incluir algum outro ponto turístico importante?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.