Mistérios e lendas medievais envolvem a Catedral Gótica de Barcelona

Muita gente pensa que a Catedral de Barcelona é a Igreja da Sagrada Família. Eu também pensava assim até conhecer a Catedral de Santa Eulália e descobrir que esta é de fato a catedral oficial da cidade. 

* Para ler o post sobre a Igreja da Sagrada Família, clique aqui.

Catedral de Santa Eulália é a sede do arcebispado da capital catalã.

Também conhecida como Catedral Gótica, devido ao seu estilo gótico e medieval, está localizada no Bairro Gótico (Barri Gòtic) e é dedicada à Santa Cruz e à Santa Eulália, uma das padroeira da cidade (São João Batista também é padroeiro de Barcelona).



Eulália, de menina valente à Santa 


Aos 13 anos, Eulália foi martirizada pelos romanos em 303 a.C por tentar enfrentar as perseguições e se recusar a renegar à sua fé cristã. Foi castigada com 13 martírios, um para cada ano de sua idade. 

Dizem que, entre os martírios de Eulália estão sua prisão, chicoteadas e torturas
como ser forçada a andar em cima de brasas, os seios foram queimados e as feridas esfregadas em pedra bruta. Também foi exposta nua no centro da cidade e mesmo já sendo primavera, caiu uma nevasca que cobriu sua nudez. As enfurecidas autoridades romanas então a colocaram em um barril com vidros quebrados e pregos e o lançaram costa abaixo (onde hoje é a rua Baixada de Santa Eulália) e depois a crucificaram em uma cruz em forma de X.



Eulália foi canonizada em 633 e as “Fiestas de Santa Eulália” acontecem em Barcelona na semana de 12 de fevereiro. 

Seus restos mortais jazem dentro de uma cripta, em uma tumba detalhadamente esculpida com cenas de seu martírio. 


Não é comum a presença de uma cripta em sedes góticas, mas esta é oriunda da catedral românica, que já existia no local e foi mantida com o sepulcre de Santa Eulália.

A construção da catedral


Ainda não descobri qual foi a participação de Gaudí nesta obra, já que consta o nome dele em destaque numa das paredes externas da Catedral...


construção em estilo gótico (mas que ainda preserva uma parte românica) demorou quase 200 anos para ser concluída e aconteceu entre os séculos XIII e XV. Foi uma sobreposição de construções: foi construída sobre uma antiga catedral romana, que foi edificada sobre uma igreja da época visigoda, que foi precedida por uma basílica paleocristã.

A fachada da catedral, em estilo neogótico, é mais nova: data do século XIX. Mesmo assim, já estava começando a desmoronar e foi restaurada recentemente, utilizando a mesma pedra de Montserrat usada na fachada original. 


A Catedral possui 90 metros de longitude por 40 metros de largura e um jardim com um claustro, também em estilo gótico. Neste claustro vivem 13 gansos brancos, mais uma referência aos martírios de Eulália, que pastoreava gansos.

*Claustro: pátio interno, geralmente em mosteiros, conventos e catedrais, destinado às orações e meditações.

Interior da catedral

Neste momento estava sendo celebrada uma missa

Para os turistas que entram a todo instante não atrapalharem as missas, existe uma divisa onde estão dispostos aparelhos por onde se pode acompanhar as celebrações. Quem prefere apenas contemplar a catedral, pode circular pelas laterais e áreas liberadas. É permitido fotografar sem flash, mas como o ambiente é um tanto escuro, a qualidade das imagens não sai das melhores. 

Um dos corredores laterais da magnífica e misteriosa catedral.

Altar a Santo Antonio

 Coloca-se uma ou várias moedas e a cada 10 cents de euro, uma vela acende automaticamente. Coloquei 0,50 e fiz 5 pedidos...

Gárgulas

Como a maioria das catedrais góticas, a de Barcelona também possui gárgulas, por onde sai a água da chuva dos telhados.

Fotos de algumas gárgulas da Catedral Gótica, extraídas do site Wikipedia

Uma das lendas populares catalãs diz que as gárgulas são bruxas que, quando passava a procissão do Corpus Christi, cuspiam nas pessoas, por isso foram castigadas e petrificadas como figuras monstruosas, com a missão de cuspir a água dos telhados da catedral.

Templários, bruxarias e exorcismo

Esta catedral medieval é testemunha da presença os templários e dos monges-construtores, os maçons primitivos, nela. Se deve aos templários a propagação ao do culto à Santa Cruz, que também é um dos símbolos da catedral.

A fachada da catedral abriga mistérios e segredos também através de suas gárgulas em forma de bestas mitológicas, animais e bruxas (já citadas mais acima). Diz outra de suas inúmeras lendas que, na Idade Média, a Catedral Gótica padecia sob o poder da Igreja e entre ameaças de demônios e espíritos malignos, lá eram praticados verdadeiros rituais de exorcismo.

Lendas à parte, ainda hoje a Catedral de Barcelona possui um dos poucos exorcistas espanhóis, o Padre Juan José GallegoNuma entrevista onde lhe perguntaram: "Quais são os demônios?", o Pe. Gallego respondeu: "Presenças. Você pode falar com eles ... mas eu nunca fiz isso, porque o diabo é o pai da mentira. Você não tem que prestar atenção. O demônio tem uma força muito grande, mas existe alguém superior: Deus!”

Vista da Catedral que se tem ao se chegar por uma das estreitas ruelas do Bairro Gótico

Passeios noturnos

Existe um tour noturno onde são contadas as lendas e mistérios da Catedral de Barcelona chamado “Barcelona Mágica, Noche de Misterio”. Eu não fiz este passeio, então não posso afirmar se é realmente imperdível ou não, apenas sei que existe.

Proibido entrar com trajes inadequados

Para entrar na Catedral Gótica não é permitido trajar blusas sem manga, bermudas, shorts, vestidos ou saias curtas, como também acontece no Vaticano, Basílica de Padova, etc. Um segurança na porta da catedral libera ou não a entrada, de acordo com as vestimentas de cada pessoa. 



Mas se você foi até a Catedral Gótica de shortinho e regata e sem saber disso, não se preocupe, você vai poder entrar! É só comprar um lenço que custa entre 1,5 e 2,00 euros numa banquinha que fica junto às escadas (vide seta branca), enrolar nos ombros ou na cintura e pronto, entrar, contemplar a catedral e fazer seu pedido ou oração de agradecimento.

Eu achei esta catedral belíssima e fiquei chocada ao conhecer um o pouco mais sobre a história da menina Eulália. Ao mesmo tempo, mexeu com o meu imaginário as possíveis histórias de bruxas e demônios...

O que você achou desta catedral?

Beijos,
Ana

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Oi Ana!
    Adorei o post!
    Eu fui assaltada por 2 ciganas quando estive em Barcelona pela primeira vez, assim que cheguei no bairro gótico, por isso não cheguei a visitar a catedral... voltei pra Barcelona mais 2 vezes mas não quis mais nem chegar perto de lá... fiquei traumatizada... rs

    Beijo grande! ♥

    GLOW BEAUTY BLOG

    Bloglovin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Barcelona é uma cidade linda, mas é preciso ter muito cuidado mesmo por lá.
      Imagino o seu trauma, sim. Eu fiquei o tempo todo com o "radar" funcionando e mesmo assim, quase me tomaram o tablet nas Ramblas.
      Em Madrid não senti essa ameaça, foi bem mais tranquilo.
      Mas vale a pena conhecer esta catedral, se eu voltar a Barcelona, quero ir novamente e observar alguns detalhes que eu deixei passar.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.