Las Ramblas de Barcelona!

Barcelona é uma cidade linda, colorida, artística, litorânea, agitada, futebolística e multirracial, mas entre tantos adjetivos, tem também um charme todo especial que são Las Ramblas.


Em Barcelona, Las Ramblas na verdade são várias ruas que se juntam, por isso o nome no plural e formam a avenida mais famosa da cidade. Las Rambas é bem arborizada e possui um calçadão no centro, por onde circulam os pedestres e uma rua em cada lado, onde passam os carros. 


*Rambla, que em árabe significa "leito de rio seco", é um tipo de rua larga, com grande movimentação de pedestres e muito comum na Espanha.

Las Ramblas, bem em frete à Praça Catalunha, centro de Barcelona.


Las Ramblas é composta de uma série de avenidas principais da Praça Catalunha, que fica no centro de Barcelona e vai até a costa. 

Ao longo dos 1,2 km das Ramblas existem vários hotéis, restaurantes, cafés, sorveterias, lojas, floriculturas, quiosques de souvenirs e onde muitos artistas de rua e músicos fazem suas apresentações.


Gelateria Amorino: delicioso sorvete artesanal italiano, servido no formato de uma flor. 


Ao longo das Ramblas existem vários hotéis, lojas, cafés, restaurantes, sorveterias, floriculturas, quiosques de souvenirs e onde muitos artistas de rua, músicos, etc fazem suas apresentações.


Onde está a seta branca, uma "cover" da Marilyn Monroe tenta chamar a atenção dos turistas para o Museu Erótico.

O movimento maior das Ramblas começa à tarde e fica lotada de turistas até bem tarde da noite. Mesmo que você não goste de topar com um "mar de gente" vale a pena ao menos dar uma passada pelas Ramblas para conhecê-las.

O movimento nas Ramblas segue intenso até altas horas!

Pela manhã, estão bem vazias. Por seu um local de grande circulação e concentração de turistas, Las Ramblas concentram muitos batedores de carteiras. Então, nada de marcar bobeira... 


O Mercat de La Boqueria, em funcionamento desde 1941, é um dos marcos turísticos mais importantes da cidade, que oferece uma seleção fantástica de comidas e produtos, principalmente frutas e doces da região. Esse mercado merece um post só dele e farei isso em breve.


Passeando pelas Ramblas pode-se ver edifícios históricos, como o famoso Gran Teatre del Liceu, que oferece uma ampla gama de teatro, balé e ópera. Fundado em 1837, o tearo sofreu graves danos durante um incêndio em 1994, mas felizmente, um projeto de reconstrução foi realizado para dar-lhe a forma que tem hoje. O prédio foi ampliado e equipado com novas tecnologias para garantir a mais alta qualidade de som.


Ao norte de La Rambla encontra-se Praça da Catalunha. Após a praça, Las Ramblas se transforma na Rambla da Catalunha, que prossegue até a Avenida Diagonal, que margeia a costa. 


No extremo sul da Ramblas é o Monumento a Cristóvão Colombo e o Port Vell, o antigo porto de Barcelona, que agora grande parte é reservado a embarcações de recreio.

Monumento a Cristóvão Colombo

Port Vell
Port Vell

Ao leste, Las Ramblas formam a fronteira com o bairro Gótico e à oeste, com o bairro El Raval, onde atualmente podemos encontrar o famoso "Gato de Botero". 

Rambla del Raval

Gato de Botero
Gato de Botero

Na Rambla del Raval encontramos um gato enorme, obra do artista colombiano Fernando Botero. As formas arredondadas do gato são uma característica bem marcante nas obras de Botero.

Gato de Botero
Crianças, jovens, adultos... todos disputam uma foto com o gato.

Vou encerrar este post com uma frase do poeta espanhol Frederico Garcia Lorca sobre Las Ramblas: 'É a única rua do mundo que eu desejo que nunca acabe!"

Você já tinha ouvido falar nas Ramblas? O que achou?
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. AMEI as fotos. Ainda não tinha ouvido falar de las ramblas. já quero conhecer :)
    bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Ramblas têm um charme todo especial e são uma espécie de "marca registrada" de Barcelona!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.