Templo de Debod, um tesouro núbio-egípcio em Madrid!

Você sabia que existe um antigo templo egípcio em Madrid? É o Templo de Debod que foi originalmente construído no século IV a.C. pelo rei egípcio Cuche Adijalamani, para reverenciar o Deus Amon. 
Este templo é um dos poucos testemunhos arquitetônicos núbio-egípcios que podem ser contemplados fora do Egito e o único com este estilo na Espanha. 


Até pouco mais de 50 anos atrás estava localizado próximo da primeira catarata do Rio Nilo, no sul de Assuão, no Egito. 
No ano de 1961, o templo precisou ser desmontado para a construção de uma nova represa em Assuão e suas pedras foram depositadas na Ilha Elefantina, até o seu posterior traslado ao Porto de Alexandria.


Em 1968, o Templo de Debod foi doado a Espanha pelo governo egípcio em agradecimento pela ajuda prestada no salvamento dos templos de Abu Simbel (um complexo arqueológico constituído por dois grandes templos escavados na rocha, situados no sul do Egito, perto da fronteira com o Sudão).

Templo de Debod, em seu local de origem

Em seu estado original, as paredes do templo eram decoradas com ilustrações que mostravam o rei Cuche Adijalamani como um faraó egípcio doando oferendas aos deuses. Como o templo ficou submerso no rio de Assuão, as pinturas perderam muito de seu brilho natural.


Depois de transferido para a Espanha, o templo foi reconstruído e restaurado pedra por pedra. E no seu interior foi instalado ar condicionado quente para criar uma atmosfera seca que se aproximasse do clima de Núbia. 


Para representar o rio que havia nas proximidades com o templo, foi construído um enorme espelho d'água que se estende ao longo dos três portais de acesso ao templo. 


A reconstrução do Templo de Debod em Madrid demorou dois anos e foi inaugurado em 20 de Julho de 1972.

É possível visitar o seu interior, mas não sei se é cobrado ou não, pois quando eu fui, não estava aberto à visitação. Neste link aqui você pode fazer uma visita virtual em 3D, ver mais fotos e outras informações sobre o templo.


O Templo de Debod está localizado no Parque de la Montaña, próximo ao Museu Cerralbo e quase ao lado da Plaza de España. Você pode ir andando desde o Palácio Real, que é bem próximo.

Você curte arquitetura e história do Egito antigo? 

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Lindona Parceira!! Essa sua viagem foi um sucesso né? hehe.. Adorei esse lugar!
    Um beijo!
    estilotacontigo.blogspot.com.br ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lih querida!
      A viagem foi maravilhosa sim. Ainda tenho muito o que contar.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Ana

    Já estive aí.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.