Basílica da Sagrada Família, o maior cartão postal de Barcelona!

Basilica de La Sagrada Familia é uma igreja monumental, inigualável e está localizada no centro da cidade de Barcelona, na Espanha. É tão impressionante que tornou-se o símbolo universal da cidade e do país e é o monumento mais visitado da Espanha, com cerca de 3 milhões de visitantes anuais.

Foto no sol do meio dia

Sua construção começou em 19 de março de 1882 e foi inicialmente projetada em estilo neogótico pelo arquiteto diocesano Francisco de Paula del Villar y Lozano (1828-1901) que abandonou a obra no ano seguinte. 


No final de 1883, o arquiteto catalão Antoni Gaudí, então com 31 anos, assumiu o projeto e reformulou-o completamente, deixando predominar o estilo gótico.

Sua construção foi suspensa em 1936, devido à Guerra Civil Espanhola e retomada no ano seguinte, mas a obra ainda não está concluída. A previsão é de que seja concluída até 2026, quando completa o centenário da morte de Gaudí.


O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, que representa o nascimento da vida e foi a única construída com Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por completar.

Fachada já concluida

Fachada ainda em construção

Esta é considerada a obra-prima de Gaudí, que se dedicou à ela nos seus últimos 40 anos de vida, sendo que 15 foram de modo exclusivo. Após a sua morte, em 1926, atropelado por um bonde, vários arquitetos continuaram o trabalho, seguindo a ideia original.

"Um templo é a única coisa digna de representar os sentimentos de um povo, porque a religião é o que existe de mais elevado no homem" Antonio Gaudí

Quando a Sagrada Família estiver concluída, ela terá 18 torres: quatro em cada uma das três entradas-portais, dedicadas aos 12 apóstolos e seis em forma de cúpulas. A torre do zimbório* central, com 170m de altura, dedicada a Jesus Cristo, quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas e um segundo zimbório* dedicado à Virgem Maria.

*Zimbório: é o nome dado à parte mais alta e exterior da cúpula, em forma de torre, em geral circular ou octogonal, das igrejas e edifícios de grande dimensão.

Gaudí considerava a montanha Montjuic, a 300m do nível do mar, a mais alta obra de Deus em Barcelona. Por isso ele projetou a Sagrada Família para que, depois de concluída, não superasse a Montjuic e tivesse o seu ponto mais alto a exatos 300m acima do nível do mar.

Assista abaixo ao vídeo oficial da Basilica de La Sagrada Familia, divulgado em setembro de 2013, com 1:32 de duração" e que mostra, numa simulação impressionante, como ela ficará em 2026:

Assista no modo "Tela Cheia" e se impressione ainda mais!

Fui duas vezes até a Sagrada Família, mas devido às enormes filas, como mostram as fotos abaixo, eu desisti de visitar o seu interior, que dizem ser belíssimo também. As visitas são cobradas e custam 19,30 euros a visita guiada somente dentro da igreja e 23,80 euros a visita guiada até à torre. As entradas podem também ser compradas pelo site, o que diminui um pouco o tempo na fila.

Filas imensas para fazer a visitação interna da Sagrada Família. 

Há filas tanto para a compra de ingressos, quanto para a entrada na basílica.

Foto extraída do próprio site da Sagrada Família.

Pelas fotos que eu já vi, como a que eu reproduzi acima, deve ser maravilhoso e mais impressionante ainda ver a Sagrada Família à noite, toda iluminada. 

Como eu fui agora em junho, em pleno verão, quando o sol brilha até às 22h e escurece somente próximo das 23h, acabei não retornando mais tarde, pois para ver a basílica totalmente iluminada, imagino que só próximo da meia noite. Teria valido à pena, mas o fato é que não foi possível e fica para a próxima vez.

Foto do interior da Sagrada Família, extraída do site da basílica.

Em seu interior existem 28 capelas e em uma delas, a Capilla del Carmem, está enterrado Gaudi.

O interessante é que, desde o início da sua construção, há 132 anos, as obras são realizadas exclusivamente por meio de doações, por isso é também chamada de Templo Expiatório. O próprio Gaudí se manifestou sobre isso:

"A igreja expiatória de La Sagrada Família é feita por pessoas e espelha um trabalho que está nas mãos de Deus e na vontade do povo".

Você aprecia este estilo de arquitetura? 

Beijos,

Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.