Melatonina, um super hormônio no combate à insônia!

Conheci a melatonina e seus benefícios em 2011 e desde então, não vivo mais sem. A melatonina é qualidade no sono e vida mais digna acordada. Não sei quantos às demais qualidades atribuídas à melatonina (veja a seguir), mas na questão de uma noite bem dormida ela é imbatível. Não tomo todas as noites, apenas quando eu sinto que o sono vai custar chegar ou quando faço uma viagem um pouco mais longa. A primeira noite sempre é mais complicada de pegar no sono.

Uso de melatonina após viagens muito longas e com fusos horários diferentes:
A melatonina é também muito conhecida e utilizada por pilotos e comissários de voos internacionais, para diminuir o efeito Jat Lag. Este é um tipo de insonia muito comum em quem faz viagens aéreas de longo percurso. Depois de uma viagem cruzando fusos horários diferentes, acontece um distúrbio no sono, pois a pessoa estava habituada a dormir em outro horário e não consegue dormir no horário em que deveria.



A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro, na ausência da luz, a partir de um aminoácido chamado triptofano. Quando ao nosso redor está escuro, o NSQ "informa" à glândula pineal para produzir melatonina, que provoca o sono. 

De acordo com as pesquisas científicas realizadas no mundo todo, esta substância fabricada naturalmente pelo organismo, além de ser responsável indução ao sono, é eficaz também contra vários outros distúrbios. E estas descobertas foram acontecendo de forma gradativa. 

A melatonina, entre outros benefícios, auxilia no combate à diabetes, controla a enxaqueca e protege contra os danos do mal de Alzheimer, pois age na recuperação de neurônios afetados pela doença.

Outras funções atribuídas à melatonina são a de efeito antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas a radiação ultravioleta e o hormônio impede o crescimento das células tumorais e protege o material genético das células.

Estudos apontam também que a melatonina ajuda a emagrecer, protege contra os danos causados pelo acidente vascular cerebral, auxilia no controle da hipertensão e da diabetes e reduz as crises de enxaqueca.

Ingredientes da Melatonina

Em muitos países o poder da melatonina já foi reconhecido há algum tempo. Na Europa, o hormônio é vendido como remédio e, nos Estados Unidos, como suplemento alimentar.


A melatonina é vendida no exterior em comprimidos com dosagem de 3mg, 5mg e 10mg. A dose máxima recomendada para uso diário em adultos é de até 10mg, mas para a grande maioria das pessoas, 3mg já faz o efeito desejado. 

Modo de usar: tomar um comprimido cerca de 30 min antes de deitar.

Indicações: tratamento da insônia, para melhorar a qualidade do sono, combater os sintomas de Jet Lag e na prevenção do envelhecimento precoce. A melatonina induz ao sono profundo e reparador. A sensação ao acordar é de realmente estar descansada.

Contra-Indicações: seu uso é considerado seguro, no entanto não é recomendado para gestantes e mamães em fase de amamentação, já que não existem estudos mais profundos com mulheres nestas condições. 

Não deve ser ingerida se a intenção não for a de dormir, pois a ingestão de melatonina durante o dia pode causar sonolência, falta de atenção ou tontura. Se utilizada em excesso, pode provocar dor de cabeça, enjoos e mal estar. Não deve ser utilizada por quem já faz uso de medicação para dormir ou de sedativos.

O correto é perguntar ao seu médico se você pode usar a melatonina. Eu li bastante a respeito antes de usar e como não me enquadrava em nenhuma contra-indicação, decidi tomar.

Nunca tomei remédio de uso controlado para dormir na minha vida, mas como a melatonina é um hormônio que o próprio organismo produz, não a considero medicamento e sim, um suplemento alimentar, como tantas outras vitaminas que eu já tomo: Vitamina C, Colágeno, Ginseng Coreano, Guaraná, etc.

Melatonina e seu uso no Brasil

Os cientistas reconhecem que a substância é a responsável pela incrível pontualidade do corpo humano saudável, em que cada órgão faz a coisa certa na hora certa. Mas se tem efeito como remédio ainda faltam comprovações. Por isso sua comercialização ainda é proibida no Brasil. 

A melatonina não possui registro de comercialização na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), mas não é proibido o consumo. O paciente pode importá-lo. No entanto, os cientistas defendem a sua liberação por aqui, como o psiquiatra e psicofarmacologista Sergio Klepacz, de São Paulo e autor do livo "Equilíbrio Hormonal e Qualidade de Vida". O Dr. Sergio diz que já é o momento de se repensar sobre o grande potencial terapêutico da melatonina.


Por que é permitido importar e usar a melatonina, mas é proibido a venda por aqui?
Uma das coisas que me faz pensar sobre o real motivo que a melatonina tem seu registro negado pela ANVISA e sua comercialização proibida no Brasil é que ela é uma grande ameaça à indústria dos medicamentos para dormir. Quem não vai preferir tomar um hormônio natural (mesmo que produzido sinteticamente) ao invés de um medicamento totalmente artificial, que provoca dependência, como os “tarja preta”?

Onde comprar:
Eu sempre compro a melatonina em minhas viagens ao exterior ou encomendo através de amigos. Quem não viaja pode comprar em de sites internacionais, pois como eu disse, sua importação não é proibida.

Vi à venda no ebay, mas não posso indicar nenhum vendedor em especial, pois não cheguei a comprar por este meio, então, é preciso ter muito cuidado para não comprar melatonina falsa. 

Você já tinha ouvido falar na melatonina? 

Beijos,
Ana Maria

Atualização em 22 de fevereiro de 2015 - Reportagem jornal O Tempo
Eu fui citada em uma matéria sobre este assunto, que foi publicada hoje, na edição dominical do jornal O Tempo, de Belo Horizonte! O título é: Hormônio em pílula vira febre contra a epidemia de insônia. Link aqui.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

31 comentários :

  1. Adoro suplementos, conheço pessoas que fazem o uso da melatonina para dormir, mais eu ainda não experimentei.

    Otima dica Ana! vou pensar em comprar <3

    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thati,

      Também sou fã de vitaminas e suplementos. e a melatonina é tudo de bom, é vida!

      Beijos

      Excluir
    2. Ana, indica uma marca segura ,flor

      Excluir
    3. JAC, vou indicar as marcas que eu conheço e já usei que são a Sundown, a Nature's Bounty e a Vitamin World (todas americanas).
      Abraços

      Excluir
  2. Quanto mais ou menos custa a que vc usa? Será que não rola uma encomenda - quando vc vc for comprar pra vc ou pedir pra um amigo comprar, pedir pra mim tbm? Fico insegura de comprar esse tipo de coisa pelo ebay, sabe como é....

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vi!
      O preço nos EUA é bem baratinho, acho que custa uns 10 dólares o de 3mg, com 120 cápsulas. Pelo menos foi o que eu paguei quando estive em NY.

      Depois que acabou o meu estoque, comprei numa farmácia no Uruguay, mas lá eu paguei o dobro do preço e pela embalagem de 60 cápsulas. O produto é americano e como é vendido em farmácias e não no free shop, o preço não é nada amigo.

      Minha irmã está em NY agora e eu encomendei mais 2 embalagens para mim (nem perguntei o preço atual, mas não deve ter aumentado muito). Se eu conseguir contato com ela antes dela retornar, na 5ª feira, eu peço mais uma para você, mas não te garanto porque ela está passeando tanto e nem tem respondido aos meus e-mails..

      Eu também não arriscaria comprar nenhum suplemento ou vitamina pelo ebay. Tem que confiar muito.

      Se eu não conseguir contato com minha irmã, tem 2 alternativas para você, ou eu compro pra você quando for novamente ao Uruguay ou você encomenda aquele composto com melatonina na Farmaplatinum, que esta só vende produtos originais.

      Beijos

      Excluir
    2. Como que fasso para comprar?

      Excluir
    3. Oi Vanessa, infelizmente aqui no Brasil eu não conheço nenhum lugar para te indicar, já que a venda não é permitida por aqui. Mas você pode comprar sem medo, pois o consumo não é proibido. Agora, para comprar, ou você pede para alguém que está indo para os EUA ou arrisca no ebay.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu quero um que tire o sono...rsrs
    Ando muito cansada...

    Bjs...

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      O sono tem que vir na hora certa, à noite, e é aí que a melatonina atua. E para acabar com o sono durante o dia, você precisa dormir bem à noite. É durante o sono profundo que nossas energias são repostas.
      Beijos

      Excluir
  4. Ola Ana, descobrir a pouco os benéficos da MELATONINA, tenho um certo receio de comprar pela internet, não tenho esse habito.
    Porém tenho muito interesse em adquirir melatonina.
    Você poderia me indicar um site seguro para comprar.
    agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eline, eu tomo melatonina sempre que percebo que terei dificuldades em dormir e sempre que viajo para o exterior eu aproveito para comprar, já que não se encontra por aqui.
      Como muita gente me sempre me pedia, na última viagem eu trouxe alguns vidros há mais para vender, de 3mg e de 5mg (o máximo recomendado para tomar diariamente é 10mg). Os de 3mg eu já vendi todos, mas ainda tenho 2 embalagens de 5mg, com 60 comprimidos cada. caso você queira comprar, a melatonina que eu tenho no momento é do Laboratório americano Nature's Bounty INC e a validade é até 09/2016. O valor de cada embalagem é de R$ 75,00.
      Como eu sempre compro lá fora, não sei de algum outro lugar confiável para te indicar, mas se você quiser a de 5mg, posso te garantir que são originais, pois eu também as tomo.
      Beijos

      Excluir
    2. eu quero tomar, tenho dores de cabeça or dormir mau a noite a anos

      Excluir
  5. Olá Ana, você ainda tem a Melatonina de 5 Mg? se tiver me mande um email ou algo para eu contata-la, Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Tomo 1 mgr do rivotril e estou com muita vontade esperimentar a melatonina. Gostaria muito de saber os valores estou com muita esperanca de deixar o rivotril que so vejo falar mal dessa droga que infelismente tomo a nem sei quantos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Salete,
      Voce deve tentar subsituir o Rivotril pela Melatonia, é mais saudável e você vai se sentir bem melhor.
      O problema é mesmo encontrar a Melatonina por aqui, já que deve existir algum tipo de pressão da indústria farmacêutica para não ser liberado a comercialização no Brasil.
      Beijos

      Excluir
  7. Respostas
    1. A melatonina é vendida em comprimidos com 3mg e 5mg. A quantidade máxima diária aconselhável é de 10mg. O ideal seria você começar com 1 comprimido de 3 ou 5mg.

      Excluir
  8. quero saber si posso tomar msm tomando deazempar p/ dormir?? tomo deazempar a mais de 2 anos de 2mg tenho insonia.alguem pode mim ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, não sou médica, mas imagino que você não deve tomar os 2 comprimidos junto. A melatonina não é prejudicial quanto o diazepam e se você puder substituir, será melhor para você.
      Abraços

      Excluir
    2. jose eu tenho uma receita pra vc remedio algum vai adiantar o k pode te ajudar é vc conpartilhar com Jesus o teu poblema só ele pode te resolver é so vc faser a vontade dele amigo procure uma igreja k tenha e mantenha a doutrina di Jesus vc vai ver como atua vida vai mudar porque aminha mudou ammmmmemmmmm

      Excluir
  9. Oi Ana minha filha tem distúrbio do sono, gostaria de comprar, você pode me dizer onde encontro? Ela tem 7 anos. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubya, eu tinha te respondido, mas não sei pq a mensagem não entrou... Embora digam que crianças podem tomar melatonina, eu tenho minhas dúvidas...
      Bjs

      Excluir
  10. Eu li nesse site que quem já tomou remedios para dormir ou calmante não DEVE TOMAR MELATONINA,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li, não se deve fazer o uso simultâneo, mas se a pessoa conseguir substituir, certamente é bem menos prejudicial à saúde. Abraços, Ana

      Excluir
  11. El meu marit i jo vam tenir la sort de tenir un préstec de 20.000 € a través d'un amic que em va posar en contacte amb un individu. El seu correu electrònic és: contatto.joan@hotmail.com
    No estic dient que facis necessàriament, però això és només per a aquells que estan en necessitat d'un préstec. Més cura té per a vostè. El préstec concedit a cada un que sigui capaç d'això tornarà d'acord a la seva capacitat. Poseu-vos en contacte amb ell i explicar-li la situació, si vostè també està en necessitat. El seu correu electrònic és: contatto.joan@hotmail.com
    N.B: Si us plau, passat el missatge, finalment, ajudar als necessitats. El seu correu electrònic és: contatto.joan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,

    Ouvi recentemente falar sobre esse remédio de uma pessoa que compra no exterior. Tomo rivotril mais de 20 anos e tenho sentido de uns anos pra cá que ando bastante esquecida e sempre de mau humor. Nuna dormi bem pois desde a infância tenho bruxismo ao ponto de mais tarde, quebrara raiz dos dentes por isso a dentista passou rivotril e viciei..
    Preciso urgente largar esse remédio mas as opçoes não são boas: diazepan, cloxazolam..
    Vc tem para vender ou me indicar aqui no ES onde posso comprar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Puxa, tomara que você consiga se acertar com a Melatonina, este hormônio não causa nenhuma dependência no organismo, já que nós também produzimos este hormônio (em menor escala, obviamente). Tanto não causa dependência que eu comecei a usar melatonina faz 5 anos, mas só uso eventualmente, quando sinto que não vou conseguir dormir.
      O problema é que a melatonina não é vendida no Brasil. Sua compra não é poribida, mas sua venda sim. Ou seja, você pode comprar fora do país e trazer que não é ilegal. Mas aqui, a Anvisa não autorizou nenhum laboratório a comercialziar (é a máfia da tarja preta).
      Eu não tenho para vender (quando vaijei até trouxe uns frascos a mais, mas já acabaram). O jeito é vc pedir para algum amigo que viaje para os Estados Unidos ou para Ciudad del este, no Paraguai, pois a Melatonina é vendida em farmácias. Não necessita receita, é considerado um suplemento. as marcas vendidas no Paraguai são americanas também.
      Eu vi que tem à venda no ebay, mas não conheço os vendedores, não sei se é falsificada.
      Beijos

      Excluir
  13. Onde encontro em Rivera/Uruguai, para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei se você encontra em Rivera, mas se tiver, procure nas farmácias, pois não é produto de free shop. Em Rio Branco eu encontrei e também no Paraguai, mas somente nas farmácias. Abraços, Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.