Mantecol, um delicioso doce porteño!

Sempre que falamos em doces argentinos, lembramos logo dos alfajores, dulces de leches, hellados, enfim, a lista é grande. Pouca gente, porém, conhece uma outra guloseima típica da Argentina: o Mantecol.


Mantecol? Que doce é esse?

O Mantecol é um doce em barra, à base de amendoim e clara de ovo. É bem macio e doce, mas sem ser enjoativo.

Alguns também são mesclados com chocolate. Aliás, conheço três sabores de Mantecol: o clásico, marmolado e o marmolado com más cacao. Mas existem outros, só que eu ainda não provei.


Ingredientes do Mantecol Clásico: pasta de maní, jarabe de glucose, azúcar, grasa vegetal, aceite vegetal hidrogenado, cacao em polvo, clara de huevo, aromatizante de vainillina. Libre de glúten.

*Maní: amendoim. As outras palavras acho que não preciso traduzir, estão bem fáceis...

Toda vez que vou a Buenos Aires eu trago um estoque, pois alfajor e doce de leite a gente encontra facilmente por aqui, mas Mantecol, só vi na Argentina. 

Diz na embalagem que ele é elaborado artesanalmente desde 1940 e a fábrica fica em Tigre, Província de Buenos Aires. Também é exportado para o Uruguai, Chile e Paraguai. 

Para quem vai a Buenos Aires, encontra facilmente nas lojinhas Open 25hs. É bem barato e tem de vários tamanhos. Nos outros países (Uruguai, Chile e Paraguai), não lembro de ter visto, mas também deve ser vendido em mercados.

Aliás, em Buenos Aires tem um outro doce muito parecido com o Mantecol, não lembro o nome, mas eu vi no Carrefour. Imitaram até a embalagem. Não sei se é bom porque não provei.

Hoje eu abri o último e enquanto devorava essa gordice de domingo, me lembrei de fazer uma resenha sobre ele, pois é um doce bem típico de Buenos Aires e pouco conhecido por aqui.

Você já ouviu falar neste doce?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

26 comentários :

  1. Respostas
    1. Hum, é uma delícia mesmo Analaice.
      Essa da foto eu já acabei com a raça dele e era o último dos moicanos!
      Agora, só quando eu viajar para Buenos Aires novamente...
      Bjs

      Excluir
  2. Esse doce eu não conhecia, mas tem uma cara boa! A única coisa ruim de comprar doces gostosos em outros países, é que quando acaba ficamos na vontade, kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Vanessa, ainda bem que não tem por aqui, senão eu ia virar uma bola, hehehe...

      Excluir
  3. Ah, esses últimos dias foram mais corridos pra mim , nem consegui ler as postagens aqui do blog... mas acho que essa semana volto a aparecer mais por aqui

    ResponderExcluir
  4. Realmente, uma delícia. Acabei de comer o que eu trouxe de Punta Cana (comprei no supermercado do shopping) e vim procurar na internet se tem para comprar no Brasil....não tem....será que encontro no Paraguay, Cidade de Leste? Estou indo para lá em novembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cátia, esse doce vicia, né?
      Em Buenos Aires tem por todo canto, mas não imaginei que tivesse até em Punta Canas.

      Acredito que você encontre sim no Paraguai, pois consta na embalagem que é exportado também para aquele país. Aproveite e compre também outras variações do doce para provar.
      Depois me conte se você achou no Paraguay.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá ! ! Sou louca por esse doce. Procuro a receita na internet faz uns cinco anos ja, mas nunca acho. Pois existe diferença do doce brasileiro pro argentino. Acho estranho nao ter a receita facilmente ja que é um doce caseiro e tipico né ? O mais resultado mais proximo que consegui foi fazendo bala de côco..desfiando e misturando com pasta de amendoim. Se um dia encontrar a receita correta mande para nós por favor. Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!
      É uma verdadeira delícia mesmo. Eu tenho um amigo, que é chef de cozinha e louco pelo Mantecol. Vou entrar em contato com ele para saber se ele sabe a receita....
      Beijos

      Excluir
    2. Espero que ele saiba desvendar esse mistério rsrs. Aí você faz uma resenha ensinando rs. Beijoss

      Excluir
    3. Oi Denise, falei com meu amigo e ele me deu umas dicas, mas disse que iria tentar descobrir como fazer e depois iria me dizer.

      Leia o que ele me disse:
      "Ana, fui pesquisar e não encontrei nada sobre a receita do Mantecol, mas há um doce árabe, o Halawi (haleu) que tem uma consistência parecida. Quando como, a primeira coisa que me vem a cabeça é o Mantecol. Ele tem aquela coisa quebradiça, que parece que tem folhas.
      O Halawi é feito com pasta de gergelim, açúcar, mel... nada líquido, misturado e gelado para ser cortado. Acredito que substituir por pasta de amendoim, poderia render algo parecido com Mantecol.
      Vou testar com pasta de amendoim e ver o que dar. Depois te conto... quem sabe descobrimos a formula..."

      Então é isso, se ele conseguir fazer, faço uma resenha com o passo a passo dele, pois deve ser trabalhoso e eu não me animo a fazer, hehehe...
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, se não encontrar no Paraguay procure em Puerto Iguazu, Ar, que lá tem. Visita "obrigatória" pra quem vai pra Foz do Iguaçu.

    Eu definiria o Mantecol como uma espécie de paçoca semi folhada, é estupenda !

    Sinceramente não sei porque a Mondelez ainda não a trouxe pro Brasil, já que fábricas, matéria-prima e consumidores não faltariam !
    Newton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Newton, sua definição do Mantecol é perfeita, é mesmo uma espécie de paçoca semi folhada. Que delícia, fico com água na boca só de me lembrar.
      Certamente seria um sucesso se fosse vendido no Brasil.
      Legal, da próxima vez que eu for a Foz, passarei no shopping de Puerto Iguazu só para comprar o Mantecol. A última vez eu fui só no Paraguay, porque os preços lá são menores do que naquele shopping.
      Abraços,,
      Ana

      Excluir
  7. quem falou que era um doce típico... sim, mais não feito em casa! ALIAS! eu ACHEI a Receita na internet! parece muito boa! http://www.loquecomemos.com/recetas/receta-de-mantecol-casero/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um doce típico sim, mas é industrializado, mas deve ter gente que faz em casa sim. Dei uma olhada no site, interessante!
      Abraços,
      An

      Excluir
  8. Boa noite ! No mercado livre vende ! Obaaaaa

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Olá Mundo Clandestino,
      Você apagou seu comentário antes que eu pudesse responder. Uma pena, pois era uma informação interessante.
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  10. Belíssima matéria sobre uma das grandes delícias da natureza! Sou filho de argentinos e o mantecol é parte das minhas raízes. Nunca o encontrei no Brasil... Até ontem, 15/08/2022, quando, para minha total estupefação, encontrei o legítimo mantecol argentino justamente num mercadinho da cidadezinha do interior paulista na qual moro hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, que maravilha que vc finalmente encontrou Mantecol aqui no Brasil. Aqui no Sul, apesar de ser mais perto da Argentina, nunca encontrei em lugar nenhum... Abraços

      Excluir
  11. Abacate ,limão açúcar bater até formar o creme.gelar muse Israel Tagliari.

    ResponderExcluir
  12. Em pequenos mercados no interior do Uruguai, já encontrei. O último que comprei foi em La Paloma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bom saber que se pode encontrar no Uruguai também. Abraços

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.