Estou perdendo muito cabelo, será que vou ficar careca?

Sempre ouvi dizer que perder até 100 fios de cabelo por dia é normal e isso todos os médicos confirmam, mas desde que estes fios estiverem sendo repostos. Se não estiver nascendo cabelo novo, mesmo que a gente perca 70 ou 80 fios, algum problema está acontecendo e precisamos investigar.

* Neste post não vou abordar a queda de cabelos causada por medicamentos ou tratamentos contra o câncer, pois estas situações não se enquadram propriamente como calvície.

Como evitar queda de cabelos

A mulher pode ficar careca ou só os homens correm este risco?
Ficar careca não é exclusividade masculina e a queda acentuada de cabelo entre mulheres é muito mais comum do que se imagina. Algumas pesquisas mostram que uma em cada cinco mulheres pode apresentar um tipo ralo e fino de cabelos e áreas com cabelos ralos, ao longo da vida.

A queda acentuada de cabelos nas mulheres é chamada de alopecia androgenética. 

Saiba como isso acontece e como combater:
Com o passar do tempo e conforme a genética, os cabelos de algumas mulheres vão diminuindo em força e número, mas de forma muito lenta e progressiva que quase não é percebido. Neste caso, não ficam áreas calvas perceptíveis, nem entradas, como é o caso dos homens, mas os fios de cabelo da parte superior da cabeça ficam muito finos e ralinhos e não crescem como antes. A causa disto é a ação de hormônios masculinos nas raízes dos cabelos. Hormônios masculinos todas nós temos em maior ou menor quantidade, mas no caso das mulheres com tendências à calvície, isso ocorre porque as raízes dos cabelos são hipersensíveis a esses hormônios e ficam menores.

Em que momento da vida isso pode acontecer?
Este problema pode começar muito cedo, por volta dos 20 anos, mas como o processo é muito lento, grande parte das mulheres não percebe que seus cabelos estão cada dia mais fracos. Mas a situação piora e se torna bem evidente na época da menopausa, quando os hormônios femininos diminuem bastante. E nesta época, muito delicada, quase tudo afeta a autoestima feminina e a calvície contribui para piorar a situação.

Então, o que fazer para prevenir?
Primeiro, preste atenção se os cabelos que estão caindo estão na média dos 100 fios diários e se eles estão sendo repostos. Se for isso, tudo normal.

Mas, se você estiver perdendo mais cabelos do que os que estão nascendo, o ideal é procurar um médico dermatologista, que vai solicitar exames de sangue para verificar se existe a deficiência de alguma vitamina e também vai investigar com você outras possíveis causas.

Você também pode prestar muita atenção nos seus hábitos diários e perceber se está fazendo algo que pode agravar a situação.

Causas mais comuns da queda de cabelos em mulheres:
O uso excessivo do secador, escova e chapinha pode levar à queda acentuada dos fios. Então, não puxe exageradamente os cabelos ao pentear ou passar a escova. Não use o secador muito quente e próximo demais dos fios, principalmente, do couro cabeludo. O ideal é manter uma distância de 20 cm. Evite usar a chapinha com muita frequência ou muito quente. Cuide para não queimar os fios. Mesmo nos dias mais frios, evite tomar banho com a água muito quente. Isso resseca a pele e também os cabelos.

Coques e rabos de cavalo muito apertados podem causar um tipo de queda de cabelo conhecida como alopecia de tração.

O cigarro e a alimentação inadequada também contribuem para a queda de cabelos. Entre 60% e 90% da composição capilar é de aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixá-los mais fortes.

Problemas emocionais e stress também contribuem para a queda de cabelos. Procure ajuda ou, se for stress, tente relaxar e cuidar mais de você.

Como evitar queda de cabelos

A perda excessiva de cabelos, de forma aguda, é chamada de eflúvio felógeno e condições como regimes de emagrecimento muito severos, pós cirurgia bariátrica (redução de estômago), pós-parto, deficiência de zinco, ferro e proteínas devem ser consideradas como causas e devem ser tratados com atenção e com acompanhamento médico.

Fatores como distúrbios hormonais, acne, obesidade, diabetes também podem causar a Síndrome de SAHA (Seborréia, Alopecia, Hirstuísmo e Acne) e também podem ocasionar queda de cabelos.

* Seborreia: A dermatite seborreica, também conhecida simplesmente como seborreia, é uma doença da pele que ataca o couro cabeludo, a face e algumas outras partes do corpo, especialmente as abundantes em glândulas sebáceas. Provocando eritema, descamação oleosa e prurido. Quando ataca o couro cabeludo, é mais popularmente conhecida como caspa. 

* Alopecia: Alopécia ou alopecia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele.

* Hirstuísmo: o Hirsutismo é definido como o crescimento excessivo de pelos terminais (grossos e escuros) na mulher, em áreas anatômicas características de distribuição masculina.

* Acne: a Acne é uma doença de pele. A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício.

De vez em quando eu tenho algumas quedas de cabelos ou pequenas falhas nas sobrancelhas. Sempre vou ao médico, pois tenho pânico de ficar careca, embora na minha família não existe nenhum caso de calvície feminina. 

Na maioria das vezes é por deficiência de alguma vitamina ou stress. Falta de vitaminas é fácil de resolver, mas o stress...

Já tive queda de cabelos por excesso de oleosidade no couro cabeludo e para isso meu médico receitou Minoxidil (solução alcoólica com 5%. A de 2% não faz nem cócegas em mim). Passo o Minoxidil nas áreas frontais da cabeça, onde percebo que têm menos cabelos ou mais oleosidade e em poucas semanas já começam a aparecer os primeiros cabelinhos, meio rebeldes e com vida própria...

Dica: de vez em quando nascem algumas espinhas entre as sobrancelhas e às vezes ficam algumas pequenas falhas na região. Fiz um teste aplicando Minoxidil nestas falhas e não é que os pelinhos voltaram a nascer?

Já fiz alguns posts sobre vitaminas para ajudar no fortalecimento e crescimento das unhas e cabelos. Se você ainda não leu, clique aqui.

Cada caso é um caso e se você perceber uma queda acentuada de seus cabelos, sem reposição dos fios, preste atenção se você não se enquadra em algumas das situações citadas aqui.

Mas não se desespere e nem faça bobagens com seus cabelos. Nada que se faça nos fios e que não interfira no couro cabeludo, causará mudanças na raiz e no crescimento dos cabelos. O problema deve ser tratado corretamente e de preferência, com acompanhamento médico.

Como evitar queda de cabelos

Cabelo bonito e saudável é o desejo de todas nós, mas isso só é possível quando cuidamos muito bem deles e da nossa saúde.

Você já teve alguma queda de cabelos? Se teve, o que você fez para combater?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

40 comentários :

  1. Ótimas informações e dicas!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post muito informativo!! Minha irmã já perdeu muitoooooo cabelo por stress, nossa e ficou muito feio mesmo, ela foi no médico e graças a Deus os cabelos começaram a nascer de novo, só não lembro qual foi o tratamento hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia,
      Eu penso que o stress é a parte mais complicada, como tudo que é de fundo emocional, mas com tratamento adequado é possível reverter. Bjs

      Excluir
  3. Ana eu tenho queda, mais com o uso continuo de produtos como pilexil e exynutriment estou bem melhor

    Tambem uso biotina na minha suplementação, mais o stress é dificil sempre tem alguma coisa que atrapalha nossa vida.

    Mais vamos sempre evitando, para nossa saude e dos nosso lindos cabelos.

    Tenho vontade de suplementar imedeen, forlalize

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta e meia eu também tenho queda, então já vou passando o Minoxidil e tentando as vitaminas que são específicas para cabelos e unhas.

      Se nada disso adianta, sinal que existe algo diferente, então já marco uma consulta com meu médico. Bjs

      Excluir
  4. Muito bom o post! temos que cuidar mesmo, e sempre prestar atenção, não só na queda de cabelo, mas em tudo que está saindo do normal do nosso corpo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssima, Vanessa, precisamo prestar sempre muita atenção quando algo não está normal no nosso corpo, por menor que seja o sinal. Bjs

      Excluir
  5. Oi Ana,
    Que bom que hoje já existem bons produtos para prevenir e tratar a queda!
    Durante um bom tempo tive queda acentuada dos cabelos,mas tratando com Minoxidil melhorou durante um tempo.Mas voltou e dessa vez procurando uma endocrinologista descobri problemas hormonais(hipotireoidismo)que contribuem para essas alterações no corpo,mas pode ser tratada sem maiores problemas =)
    Olho na sáude!
    Bjs


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia,

      O Minoxidil é excelente para tratar a queda quando o problema é no couro cabeludo (por obstrução dos poros, etc), mas se existe algum problema interno, aí é preciso outro tratamento.
      Mas percebendo logo que algo está errado, podemos melhorar rapidinho.

      Como você disse, olho na saúde!
      Bjs

      Excluir
  6. Perfeito Ana! Adorei as dicas, embora ainda ache que o maior problema de queda na mulher é o que ela faz com ela mesma, quanto a muitos procedimentos no cabelo, isso também se da o cabelo ralo e fino.

    Quanto mais informação melhor, adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, pior, né?
      Eu mesma já muita bobagem com meus cabelos... Ainda bem que minhas quedas são bem fáceis de reverter. Bjs

      Excluir
  7. Estou nessa. Tenho perfeita consciência que vou ficar careca. Meu cabelo reduziu drasticamente. Não foi uma mudança rápida mas sim gradual. Faz para lá de 10 anos que o noto. Agora tenho talvez 1/8 do que um dia foi e não creio ser exagero. Procurei faz 4 anos ajuda. Fiz um tratamento. Terminei o tratamento. Não notei nada mas se conseguisse preservar seria bom. Desde então reduziu muito mais. É inevitável. Sei que vai acontecer e aceitei. Agora, acho que daqui para a frente vai tornar-se cada vez mais e mais difícil pois estou naquela fase precisa em que não podia dispensar mais nenhum! Já se nota. Ele cai mas acho que o problema é que não nasce. Ah! Para mim apesar de ter anemia e hipotiroidismo tudo, até mesmo estas doenças, vieram do stress. Acho que se não tivesse vivido próxima de fontes constantes de stress minha vida teria sido melhor e por consequente meu organismo não se teria ressentido tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AS,
      O stress, má alimentação, maus hábitos e algumas doenças influenciam direto na queda de cabelos.
      Alopecia feminina existe, mas é bem mais difícil de acontecer por motivos hereditários. Pode ser como você mesma disse, devido ao stress. Mas não desista, veja com um médico que lhe receite vitaminas, quem sabe seus fios voltem a nascer? Pode não ser aquela juba de antes, mas não pense que você vai ficar careca não.
      Eu imagino que você já tenha tentado o uso de várias vitaminas, mas existem tantas outras que podem lhe ajudar.
      E tem ainda o Minoxidil!
      Não é fácil evitar o stress, eu bem sei, mas podemos correr atrás do prejuízo depois.
      Beijos

      Excluir
    2. ola n pense assim.. tbem tinha plena conciencia de que ia ficar careca..
      chorava toda vez que caia um fio de cabelo.pois no estagio avançado de queda que estava cada fio fazia toda diferencça pois ja estava muito ralinho e ja podia ver o couro cabeludo nitidamente.. tva completamente desesperada ja nao sabia ms o que faser.
      entao começei a faser a novena das maos ensanguentadas de jesus todos os dias, entreguei nas maos de jesus e tive fe de verdade. ms jesus disse faz por ti que te ajudarei... entao comecei tambem a tomar o pantogar, faser atividades praseirosas que n me fisesem ficar pensando o tempo todo no meu problema. tambem comecei a lavar meus cabeloa todos os dias com o champoo cliar men atiqueda e agua gelada. e secar com ar frio pode ser o ventilador isso faz com que n fique molhado por muito tempo..e amar o cavelo seco levemente nobpe do pescoço para que quando fosse pentear n tivesse tao embaraçado..e tambem comer mas alimentos saldaveis.... hoje minha cituaçao mudou veijo que n tenho ms queda de cabelo e sinto que esta cada vez mais cheio...agradeço a deus por tudo. e aconcelho a todos vces que estao passando por esse problema que n se desesperem pois n ha problema que n haja soluçao aos olhos de deus...

      Excluir
    3. Que bom que você conseguiu mudar seus hábitos e recuperar o seu cabelo. A fé é importantíssima, mas só ela não basta, precisamos fazer a nossa parte!
      Beijos

      Excluir
  8. Ah, deixem-me acrescentar que quando a especialista me viu entrar no consultório ela disse: "mas você tem um bom cabelo, não parece ter problema". Aí eu mostrei uma foto do antes e o queixo dela caiu. Ficou mesmo escandalizada por não ter procurado ajuda mais cedo. Ela não ia entender que o stress influencia até o conseguir procurar ajuda e avançar. Mas a bem da verdade, nem sabia que existia médico para cabelo até ter visto uma publicidade. Antes perguntei a pessoas e me diziam que eu era maluca, porque meu cabelo era lindo e diziam: "Quem me dera a mim ter um cabelo como o teu!".

    As pessoas não nos escutam. Nós é que sabemos, O corpo é nosso e eu senti algo logo no início. Veio tudo junto: anemia, tiroide, alopecia.... mas só depois foi diagnosticado porque até nisso tem pouca sorte: se não mandarem fazer o exame certo (se não tivesse mencionado muita queda de cabelo) não tinha sido detado o tiroidismo. Mas vinha também dizer que é o stress acima de tudo sim, porque meu cabelo que era lindo, brilhante e que podia ficar sem lavar por dias, nunca foi maltratado com secadores de cabelo, nem abusos de produtos agressivos. Quase sempre o mantive virgem e nunca gostei do calor do secador nem da perda do tempo, pois o cabelo era tanto que tinha de ficar uma hora tentando o secar. Prefiro deixar secar ao natural. Agora basta passar a mão umas tantas vezes e perde quase a água toda. Mas para mim além do factor hereditário e das doenças, foi o stress! Se ele não existisse julgo que teria mantido minha juba ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi As, como eu disse no comentário acima, não desista de tentar recuperar o seu cabelo. Se você ainda está com anemia, trate a anemia e depois você trata seu cabelo!
      O que passou, passou, agora é correr atrás do prejuízo, como eu lhe disse.
      Um beijo e sucesso no seu tratamento.

      Excluir
  9. Bom dia. eu gostaria de saber se qualquer pessoa pode usar Minoxidil pois meu cabelo está caindo muito mesmo e não sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari,
      Como o Minoxidil é de uso externo, acredito que a única contra-indicação seja para grávidas.
      Eu faço uso regular, quando percebo que estou perdendo bastante cabelo ou faltam pelinhos nas sobrancelhas e percebi fios novos nascendo.
      Eu uso Minoxidil manipulado 5%.
      Mas esta época, fim de verão, quase outono eu sempre perco muito cabelo, deve ter alguma ligação com a estação (até as folhas caem agora), mas é sazonal, daqui há pouco pára a queda.
      Abraços

      Excluir
    2. Ana, vivo esse drama só que meu cabelo diminui de volume aos poucos, tenho 18 anos e meu cabelo é bem pouquinho mesmo. Já fiz exame, não deu nada, conversei com meu nutrólogo, com vários cabelereiros e ninguém sabe me dizer oque eu tenho �� tem sido um pesadelo pois sou muito nova, e gosto de me cuidar, não entendo o motivo, se alguém souber oque é isso.. Ps: nunca usei química no cabelo

      Excluir
    3. Olá,
      Realmente você é muito jovem para estar com este problema.
      Você procurou um nutrólogo, ele lhe receitou algumas vitaminas? Tente consultar um dermatologista. Sempre que eu tenho problema de queda de cabelo, vou ao dermatologista e ele sempre resolve. Faço exames, ás vezes preciso complementar com vitaminas, outras com Minoxidil, depende da situação.
      Consulte um dermatologista, ele vais aber diagnosticar o teu caso.
      Beijos

      Excluir
    4. Sim ele me receitou vitaminas e alimentos com ferro, pois já fiquei quase anêmica. Eu não como carne vermelha mas substituo o ferro, porém foi quando eu comecei a menstruar que o volume dele começou a diminuir, assim como a textura ficou mais fina. Meu ciclo é muito forte e dura 7 dias, mas também não tenho problemas hormonais segundo os exames. Meu couro cabeludo também sempre foi oleoso. Mas já tentei várias alternativas, xampus diferentes para aumentar volume, receitas caseiras, comprimidos vitamínicos, como sempre feijão e verduras verde escuras, mas nada. Os fios são separados e ele é ralinho comparado aos de outras meninas. Sei que provavelmente tem meninas com esse mesmo problema. Há dois anos atrás também passei por uma situação bem estressante, isso também agravou o problema. Mas creio que já deveria ter melhorado, não? Beijos

      Excluir
    5. Bom se você já fez todos os exames e tentou praticamente de tudo, talvez a oleosidade obstrua os poros e os folículos capilares não conseguem nascer na quantidade devida. Você já fez tratamento com Minoxidil? É ótimos nestes casos.
      Beijos

      Excluir
  10. Estou desesperada,meu cabelo ta caindo muito,muito mesmo e meus exames ate agr nao deram nada,ja esta muito pouco mesmo. Ja usei minoxidill e ate agr nenhum resultado, continua caindo demais,nao tenho nem anemia e nem doença que faz cair cabelo(pelos exames que j fiz) nao sei oque e isso,nao sei oque fazer mais. Me ajudem,muito medo de ficar careca,tenho so 24 anos. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca,
      Realmente você é muito jovem e não vai ficar careca, não se preocupe!
      Se os teus exames de sangue deram ok e você não está com nenhuma deficiência de vitamina, então, provavelmente a causa é de fundo emocional ou stress.
      O Minoxidil não previne a queda, ele ajuda a nascer os fios quando o couro cabeludo está com excesso de óleo e obstruindo os folículos de nascerem. Mas a queda ele não evita.
      Há quanto tempo você está com queda acentuada? Qual a média de fios que você perde por dia?
      Existem épocas em que a gente perde mais fios. A média é de 100 fios por dia, um pouco mais ou um pouco menos. Os períodos sazonais de queda duram em média, de 2 semanas a um mês.
      Não sou técnica no assunto, apenas entendo o que acontece comigo. Me responda as perguntas que eu fiz, quero ver se eu posso lhe ajudar com mais informações.
      Beijos e procure ficar tranquila. Observe se, apesar da queda, você não está com muitos cabelinhos novos nascendo.


      Excluir
  11. Ola eu tenho uma amiga que o cabelo dela ta caindo que nem agua e uma parte da cabeça dela ja esta careca oque poderia ser ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia, se o cabelo da tua amiga já está neste estágio, oriente ela a procurar um médico urgente, pois deve estar acontecendo alguma deficiência séria de vitaminas ou stress profundo.
      Beijos

      Excluir
  12. Meu cabelo ja esta pela metade ja perdi muito fiz exames e ñ deu nada ,fui em outro dermatologista e ele suspendeu o uso do minoxidil ,ñ chego a ter falhas no couro cabeludo mais estou com pouco cabelo e o médico me passou eximia fortalize e shamphoo anti queda ,estou muito preocupada puxo os fios e eles saem facilmente ,o que acha que devo fazer?Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      Se você fez exames e não apontou nada de errado com você, então pode ser uma troca acentuada de fios, mas nada alarmante. Mesmo com a queda, você notou fios novos nascendo? Se a resposta é sim, tente ficar tranquila e pense que não é de uma hora para outra que a queda vai parar. Use o shampoo indicado pelo médico e se em um mês ou dois meses a queda não parar, volte ao consultório e converse novamente com seu médico. Ou pode ser também de fundo emocional, mas isso costuma parar depois de um certo período.
      Não se preocupe, você não vai ficar careca. Se fosse algo mais sério, os exames iriam apontar.
      Beijos

      Excluir
  13. Gente eu estou desesperada , tenho 24 anos e meu cabelo está caindo muitooo, sempre tive cabelo cheio grande e liso( ele estava abaixo da bunda ate semana passada) antes eu dizia que meu cabelo dava pra dividir com outra pessoa, hoje ele mal da pra mim, ele está caindo muitoo e nas laterias está bem ralo , comprei uns produtos anti queda e comprei tambem imecap hair (começei ah usar hj) ai hoje eu estava usando os produtos que comprei e meu cabelo começou ah cair os tufos, chorei demais fiquei tão desesperada que resolvi marcar um resolvi marcar dermatologista pra semana que vem (ah eu não uso nenhuma quimica no cabelo, ele é totalmente natural) e esqueci de mencionar que o couro cabeludo está ardendo muito, parece queimar tambem, será que vou ficar careca??? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MR, fase com quedas são naturais, mas quando é excessiva, pode ser devido à algum processo químico (que não é o seu caso), deficiência de vitaminas ou de fundo emocional.
      Que bom que você já marcou um dermatologista, ele vai solicitar exames de sangue que indicarão a causa provável, a não ser que seja de fundo emocional (alguma fase traumática, por exemplo).
      Agora, se o seu couro cabeludo está ardendo e com sensação de queimação, você não aplicou nada estranho? Tente lembrar... e na dúvida, suspenda imediatamente o uso destes produto que você comprou por conta própria, aguarde o parecer do médico.
      Mas procure ficar tranquila, calvície em mulheres é raro, mesmo na fase madura e muito menos na sua idade. O médico vai diagnosticar o seu problema e encaminhar para um tratamento adequado e você terá de novo os seu cabelão!
      Beijos

      Excluir
  14. Oi!
    Parei de tomar anticoncepcional faz mais ou menos 2 semanas, e desde então, percebi que meu cabelo está caindo MUITOO, mesmo sem mexer. Quando lavo cabelo, cai em dobro. Percebi também que o volume do meu cabelo diminui bastante desde que parei de tomar o anticoncepcional. Gostaria de saber se isso é normal ou devo procurar um médico. Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yes,
      Olha, é normal perder cerca de 100 fios por dia. Significa que o cabelo está se renovando, com novos fios nascendo. Pode ser uma fase, mas se a quantidade for muito mais do que isso, acho melhor você procurar um dermatologista sim. Ele vai solicitar um exame de sangue e ver se você está com deficiência de alguma vitamina. Normalmente é isso, daí ele receita a vitamina e/ou mais algum shampoo ou produto específico (manipulado) e pronto. É só fazer o tratamento e tudo volta ao normal.
      Beijos

      Excluir
    2. também estou com o mesmo problema..........parei de tomar a injeção anticoncepcional, meu rosto encheu de bolinhas (parecendo alergian) e meu cabelo começou a cair........vou na dermatologista pra ver o que está acontecendo e estou tomando o pill food....

      Excluir
    3. Oi Ariane, vc está certíssima, vá ao dermatologista, ele vai investigar melhor o que está acontecendo com o teu organismo e,se for deficiência de alguma vitamina, ele vai te receitar. Eu já tomei Pill Food, mas para mim não fez nem cócegas....
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  15. Ana poderia me aconselhar? Estou tendo muita perda de cabelo, estou desesperada. Me divorciei um maio deste ano, a partir de então comecei a perder peso e cabelo. Nao tenho plano de saude e nao sei se devo procurar um ginecologista para ver taxas de hormonios, ou dermatologista. Help please !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu recebi sua pergunta no outro post, mas acho que vc prefere se manter anonima, por isso apagou.
      Bom, pelo que você me falou, sua queda deve ser de fundo emocional, mas um(uma) dermatologista é o mais indicado para te examinar, pedir exames e te indicar um tratamento adequado. Não sei se na tua cidade existe aquelas clinicas médicas que não cobram muito pela consulta.
      Eu poderia te indicar estas vitaminas para fortalecer cabelos e unhas ou o Minoxil para aplicação local, mas eu acho melhor você consultar um dermatologista, pois ele vai detectar qual o problema exato e você não vai perder tempo tentando um e outro tratamento. Pois além do tempo, pode gastar dinheiro à toa.
      Qualquer duvida, pode me perguntar.
      Beijos

      Excluir
  16. Respostas
    1. Oi Regiane, por nada.
      sempre que tiver alguma dúvida sobre os assuntos aqui postados, pode perguntar.
      Espero que você consiga solucionar o mais breve possível.
      Beijos e fique bem!
      Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.