Inverno - tempo de acabar com as manchas na pele!

A época de inverno, quando as temperaturas são mais baixas e estamos menos expostas aos raios solares, é ideal para tratamentos que visam eliminar as manchas na pele, principalmente as que necessitam de um tratamento mais agressivo.


As manchas de pele se devem, principalmente, à exposição solar sem proteção adequada, mas podem também ser devido à ingestão de medicamentos, espinhas, ou mesmo,  ao processo natural de envelhecimento. Estas são as principais causas do aparecimento de manchas em nossa pele. Se não podemos evitá-las, como no caso do envelhecimento, podemos cuidar para que sejam menos visíveis ou então, tentar eliminá-las com tratamentos adequados.

O inverno é a estação mais recomendada pelos médicos para se fazer peelings, laser, luz pulsada ou até mesmo tratamentos mais simples, com produtos clareadores.


Lembrando sempre que estes tratamentos devem ser feitos sempre com um médico dermatologista e não em clínicas de estéticas, a não ser, é claro, que haja um médico responsável e capacitado que atue nestes procedimentos.

O ideal, para prevenir manchas solares é usar sempre um bom protetor solar, seja no verão ou inverno. Inclusive em dias nublados, onde a incidência de raios UV acontece normalmente. As pessoas mais propensas a manchas solares são, obviamente, as pessoas de pele clara e os pontos mais vulneráveis são a face, o colo e as mãos.

Produtos Clareadores

Existe uma infinidade de produtos que prometem clarear a pele, desde ácidos específicos, pomadas à base de hidroquinona até produtos mais leves, como cremes de uso diário com baixas dosagens de agentes clareadores. 

Não importa o tamanho ou a intensidade da sua mancha, mas se você estiver fazendo algum tratamento clareador, lembre-se sempre: proteção solar máxima na pele, para não correr risco de piorar ainda mais o que já está ruim.


Eu já me expus ao sol muitos anos e sem muita proteção, mas me arrependi, porque a conta em forma de manchas veio alta, sem contar um princípio de melanoma que eu precisei remover. E também paguei caro por vários tratamentos que eu fiz, de todo tipo, desde as pomadinhas, ácidos, luz pulsada e o caríssimo laser. Não consegui eliminar todas as manchas, mas reduzi muito e faz uns 5 anos que não me exponho mais ao sol. Vou a praia sim, mas com FPS 30 no corpo e FPS 50 ou 60 no rosto e ainda fico na sombra do guarda-sol.

Ninguém precisa ser tão radical assim, mas como eu tive até suspeita de câncer de pele, inclusive o mais agressivo, me cuido ao extremo. Se eu tive uma outra chance de me cuidar, não vou desperdiçá-la.

Cuide bem da sua pele, saia de casa sempre com um bom protetor solar. Este é o melhor e mais potente creme antirrugas que existe!

Você pretende ou está fazendo algum tratamento anti manchas? Qual?


Beijos,
Ana  

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

18 comentários :

  1. Assim como você também me expus durante anos sem a proteção adequada e a pele sofre com isso até agora... Sou moreninha, mas ao contrário do que se pensa, as morenas podem ter muitos problemas de manchas, devido a sua alta taxa de produção de melanina. Tudo pode se desregular. Nunca fiz tratamento mais drástico,uso cremes com ação "anti-manchas" e protetor solar. Porém tenho a impressão que se esqueço um dia aparecem varias manchas! Como no ultimo sabado, fui viajar e esqueci de levar o protetor. Usei apenas uma base com uma proteção leve, fiquei passeando a tarde inteira na cidade e domingo já amanheci com manchas novas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, pois é, sem proteção solar, não se deve ficar ao sol, a conta vem, mais cedo ou mais tarde.

      Eu também não posso ficar no sol por mais de 15min sem um FPS 30, pelo menos. Senão, é mancha na certa.

      As suas manchas mais recentes devem ser mais fáceis de remover, se você agir rápido.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi, Ana!

    Eu não tenho problema com manchas, felizmente, mas fujo do sol o máximo que posso, rs.

    Comecei a usar o Vitanol por ser um anti-idade poderoso e para dar uma renovada na pele, mas eu sou sardenta! Se não me cuidar, elas aumentam muito e toda minha família, por parte de pai (tios) tem o rosto fechado de pintinhas, rs.

    Meu método de proteção é: Vitamina C ao acordar (após a limpeza e tal), duas camadas de protetor solar (as vezes duas do biore perfekt face milk ou uma do biore perfekt face milk e uma de algum ocidental), espero secar e depois reforço a proteção contra luz visível usando base ou bb cream com fps, bem fluidos, para não carregar e, dependendo da pele, finalizo com pó com cor. Aí retoco na parte da tarde com protetor solar em pó. Por mais que pareça, não fico com a imagem carregada, pois escolho bem os produtos.
    Tirando isso, só saio no sol com sombrinha/guarda chuva com material fotoprotetor, no caso, poliéster, hehe.

    Ajuda bastante =) (também, se não ajudasse... hahahaha)

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, qual a dosagem dos eu Viatanol A? Tempos atrás eu usei o 0,25 mg/g e não me fez nem cócegas. Minha irmã usou um com 0,50 ou 1,0, agora não lembro, aí sim fez um leve peeling na pele dela, ficou bem legal.

      Você faz bem super proteger a sua pele, principalmente por causa do Vitanol. Realmente, lendo parece muita coisa, mas tenho certeza que você sabe escolher bons produtos e a sua pele acaba absorvendo o que necessita e o visual fica bem natural.

      Eu uso sombrinha também, em dias de sol muito forte (no verão, pq no inverno aqui no RS não há necessidade). Dane-se o povo me olhando como se eu fosse uma maluca. Não é muito comum usar guarda-chuva/sombrinha em dias de sol por aqui, por isso ficam todos olhando....

      Beijão

      Excluir
    2. Ana. Eu usava o 0,025% em creme, mas não fazia nem cócegas na minha pele, aí passei para 0,05% creme também. O segundo sim está dando resultado, em compensação, estou sofrendo um pouquinho mais, rs.

      Excluir
    3. Pois é Dani, esse de 0,25 não faz nada mesmo. Mas continue protegendo bem sua pele, porque ela deve estar bem sensível.
      Vai valer a pena o resultado final: pele renovada!
      Bjs

      Excluir
  3. Ótimas dicas! Sempre uso o filtro, e também não gosto muito d eme expor ao sol. Infelizmente sou muito branquinha... Beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muito bem Paula! Cuide da sua pele quando você ainda é jovem e mais tarde não precisará corrigir muitos erros.
      Bjs

      Excluir
  4. E no meu caso tempo de ficar com mais espinhas (e, automaticamente, mais manchas kk), não resisto com esse friozinho e acabo comendo bem mais do que devia kk Adorei o post, ficou ótimo!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela,
      Manchas de espinhas não são tão difíceis de eliminar, é só tratar logo.
      É verdade, tempo de inverno, tempo de comer mais guloseimas, principalmente chocolate! Eu adoro!

      Beijos

      Excluir
  5. Inverno é a melhor época para emagrecer eu já sabia, mas para tratamento no rosto também.
    amei as dicas... seguindo aqui o seu cantinho, retribui?
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È a melhor época mesmo, para qualquer tratamento estético.
      Vou já conhecer o seu blog. Bjs

      Excluir
  6. Oi Ana,
    O uso do filtro solar é realmente fundamental,por beleza,por saúde.Passei muito tempo ao sol sem proteção,aliás,torrando mesmo!
    Agora é que vejo os resultados:pele manchada e até algumas maiores.Enfim,já fiz tratamentos com excelentes cremes(japoneses)e até agora foi o que mais senti resultados,então o que uso no meu dia a dia.
    Mas se não cuidar direitinho,acaba voltando e difícil de tratar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, agora estão aparecendo os resultados dos nossos exageros solares... Mas também, não se tinha acesso a tanta informação como se tem hoje.

      Que a nossa experiência sirva de exemplo para as mais jovens se cuidarem mais. A conta vem, sem falta! Bjs

      Excluir
  7. Já marquei Dermato para semana que vem :)

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Tenho melasma, e mesmo sem tomar sol tenho uma mancha na testa,se esqueço de passar o protetor e tomo sol, as outras manchas no rosto ficam bem aparentes.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.