Emagrecendo com farinha de banana verde!

Já que segunda-feira é o dia universal de início de dieta, o assunto hoje é sobre um produto natural, extremamente saudável e que, dentre várias funções, é um excelente aliado nas dietas de emagrecimento.


Você já ouviu falar na farinha de banana verde?

Eu conheci esta farinha há pouco tempo, através de uma amiga que já foi bem gorda e hoje é um exemplo de disciplina e cuidados com seu corpo (Ana Cristina, é de você mesma que eu estou falando). Ela só não está melhor porque continua fumando, mas isso é outro departamento. Bom, foi esta amiga quem me apresentou – e me presenteou também,  com a tal da farinha de banana verde.

Essa farinha é rica em amido resistente, uma substância similar ao da fibra alimentar, que age no controle do índice glicêmico e ajuda a regular o funcionamento do intestino. Esse amido resistente não é digerido no estômago, nem absorvido no intestino delgado, e sim, no intestino grosso, onde ele vai ser digerido pelas bactérias que ali residem, produzindo substâncias benéficas ao organismo, especialmente para o sistema digestivo.

A farinha ou fibra de banana verde é um carboidrato de baixo índice glicêmico, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Possui também elevadas proporções de minerais e vitaminas e previne a formação de diversas doenças, como a diabetes e o câncer de intestino, além de aumentar a sensação de saciedade.

Mas por que farinha de banana verde e não da fruta madura?

Na banana verde, podemos encontrar até 93% de amido resistente entre o total de amidos da fruta. Quando a fruta amadurece, esse amido resistente é convertido em açúcares, alterando suas características.
Como não é recomendado ingerir a fruta verde e quando ela está madura perde o amido resistente, o ideal é aproveitá-la verde na forma de farinha.

Como consumir: duas colheres de sopa ao dia já é suficiente. Pode ser diluída em água, sopas, sucos, iogurtes, enfim, você escolhe. 



Eu uso uma colher no lanche da manhã, que coloco no mamão ou no iogurte e que tem me ajudado a comer menos no almoço e outra colher no lanche da tarde, para me ajudar a saciar a fome e comer menos no jantar. A sensação de saciedade é realmente boa, notei que estou conseguindo me controlar tranquilamente. E o intestino está mais regulado do que nunca.

Contraindicações: não existem contraindicações para o consumo da farinha de banana verde, apenas alguns cuidados. Deve-se aumentar a ingestão de líquidos, pois como esta farinha possui alta concentração de fibras, pode causar prisão de ventre.

Onde encontrar esta farinha: em lojas de produtos naturais e também em alguns supermercados e farmácias.

Mas se você quiser fazer a sua própria farinha, totalmente orgânica, é muito fácil. 

Receita de farinha de banana verde:

- Compre bananas verdes, de preferência a prata, na quantidade desejada.  
- Corte as bananas em rodelas médias, coloque-as lado a lado em uma forma e leve ao forno em temperatura baixa, para não queimá-las. Deixe até elas ficarem bem secas, praticamente esfarinhando em sua mão.
- Retire do forno e deixe esfriar na temperatura ambiente. 
- Depois de totalmente frias, coloque as rodelas no liquidificador e bata bem até virar uma farinha. 
- Peneire até a farinha ficar na espessura que você desejar e guarde-a num um pote seco e tampe. Usar em até 20 dias.

Emagrecimento

Esta farinha não tem gosto, então você também pode usá-la para complementar bolos, pães ou outra receita de sua preferência. Mas não substitua totalmente a farinha de trigo, apenas complete sua receita utilizando 1/3 da farinha de banana.

Eu comecei a ingerir esta farinha há uns 10 dias. Já diminui bastante minha alimentação e senti minhas roupas um pouquinho mais folgadas. Talvez tenha emagrecido 1kg. Ainda não me pesei, pois quero aguardar mais alguns dias.

Alguém já experimentou esta farinha?

Beijos,
Ana


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

28 comentários :

  1. Que legal, Ana. Não sabia disso.
    Tenho hábito de comer chia e linhaça, mas como mais por razoes nutricionais do que por qualquer outra coisa, mas uma ajudinha pra perder uns quilinhos é sempre bem vinda =)

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, pois é, eu também fiquei sabendo há pouco tempo. Além da ajudinha na dieta, essa farinha é super saudável e traz muitos outros benefícios. Bjs

      Excluir
  2. Aninha, realmente esta farinha só me trouxe benefícios e a perda de peso foi uma delas, foram mais de 50 kg eliminados, claro que a farinha descobri agora na reta final e foi onde dei uma secada legal. Mas não podemos esquecer que deve haver disciplina e que tomar a farinha duas vezes ao dia é muito importante e agora tenho tomado a Farinha da Maçã que já estou sentindo ótimos benefícios principalmente na época de menstruação, Reduz muito minha ansiedade e para insônia é ótimo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita, estou adorando esta farinha. A próxima que vou testar será esta da maçã.
      E dê-lhe farinha, hehehe... Mas o importante é que são super saudáveis, acima de tudo.
      Bjs

      Excluir
  3. Ana,
    Minha mãe consome essa farinha já faz um tempo.Ela gosta bastante,ajuda na dieta mesmo.
    Eu ainda não experimentei,fiquei só na Chia.Agora,com a taxa do colesterol alta,estou fazendo adaptações alimentares.Vou incluir "farinhas" no meu cardápio.
    Ótima dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, você vai gostar, porque ela não altera o sabor dos alimentos, apenas dá uma engrossada.
      A minha amiga que me indicou esta farinha consome também farinha de maçã, que é bom para muitas coisas (que eu ainda não pesquisei quais, hehehe...). Assim que eu souber quais os benefícios a farinha de maçã, faço um post aqui. Depois de testá-la, é claro. Bjs

      Excluir
  4. Amiga eu ando me surpreendendo com o que ando vendo para beneficios no nosso organismo... Show!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Pois é, tem tanta coisa simples que faz um bem enorme para a nossa saúde. É só a gente se informar. Bjs

      Excluir
    2. Oi, Lucy eu tive problemas c/alteração de colesterol, e me indicaram; (nutróloga), usar tb. 1 colher de farelo de quinoa c/ a chia, + óleo de peixe! E o resultado foi bárbaro.
      Mara Buhnemann

      Excluir
  5. Vou começar a usar espero q seja bom mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu cheguei a emagrecer cerca de 2kg nas 2 semanas em que comi esta farinha, mas como sou muito relapsa para dietas, quando acabou a farinha, acabou a dieta...

      Mas espero que você seja mais persistente do que eu. Depois me conte o que você achou.
      Bjs

      Excluir
  6. oi ana vou começar a usar essa farinha de banana .preciso fazer uma cirugia então preciso perder uns kilinhos rsrs bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, além de dar a sensação de saciedade, esta farinha traz muitos outros benefícios como alguns que eu citei no post. Depois me conte o que você achou e se vc conseguiu emagrecer com ela. Bjs

      Excluir
  7. oi Ana comecei hj a usar a farinha espero que de resultado,daqui duas semana volto para dar o resultado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Vou aguardar, me conte mesmo os resultados.
      Eu devia voltar a usar esta farinha. Usei por uns 15 dias e emagreci cerca de 2kg, depois não comprei mais...Mas funciona, basta ser persistente!
      Bjs

      Excluir
  8. Oi,uso a farinha e tbm a biomassa da banana verde,ótimo para o intestino !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cla, não conheço a biomassa da banana verde, mas vou me informar sobre isso. Boa dica! Bjs

      Excluir
  9. Oi Ana.....estou tomando a farinha de beringela ja imagreci dois kg mas ja enjoei por causa do gosto forte...vou usar rssa da banana pq vc disse q nao tem gosto...seta q ela ajuda a perder barriga???bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      A farinha de banana reduz o apetite e, além de emagrecer, a gente desincha também, então a barriga seca na mesma proporção.Você vais e adaptar com esta farinha. Bjs

      Excluir
  10. Respostas
    1. Olá Miriam,
      Depois poste aqui o que você achou. Eu gostei muito, mas me faltou disciplina para continuar.
      Beijos

      Excluir
  11. Olá , Ana!
    comprei a farinha da banana verde. Porque tenho o intestino bastante preso p/ ver se ajuda no funcionamento. também para perder alguns quilinhos meu e do maridão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Comprei hoje no supermercado e vou recomeçar a usá-la. Eu emagreci 2kg na época, em mais ou menos 2 semanas, depois que acabou a farinha, eu não fui mais atrás, mas hoje criei vergonha na cara e comprei.
      Boa sorte para nós! Depois me conte o que você achou!
      Beijos

      Excluir
  12. Sensacional essa farinha ! Tinha uma fome louca e adorava ficar beliscando o dia inteiro. Depois que descobri essa farinha, minha compulsão alimentar melhorou muuuito. Estou me alimentando de forma mais saudável, minha barriga foi embora. Que beleza ! E o melhor de tudo: é baratinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Esta farinha é ótima, eu gosto muito, só não tenho muita disciplina para usar, hehehe...
      Beijos

      Excluir
  13. Bom dia comecei a tomar hj com agua em jejum ..espero q me ajude tbm ..e outra coisa eu tenho q tomar duas vezes ao dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Na época que eu fiz esta dieta, foi muito bom, me ajudou a emagrecer alguns quilinhos, pois me dava sensação de saciedade e eu acabava comendo menos.
      Eu usava duas colheres de sopa desta farinha por dia, uma colher de manhã e outra de tarde, diluída em vitamina ou no iogurte.
      Abraços e sucesso na sua dieta.

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.