Oscar 2013 - As Aventuras de Pi: você vai se surpreender com este filme!

O filme As Aventuras de Pi, baseado no best-seller de Yann Martel (Life of Pi) e dirigido por Ang Lee é candidato a 11 estatuetas do Oscar neste domingo. Quantas será que vai levar?


Eu vou muito ao cinema, mas não costumo postar sobre filmes por aqui. As Aventuras de Pi eu assisti logo que foi lançado no Brasil e achei incrível. A história é intensa e muito forte. Saí do cinema meio perplexa e o filme rendeu horas de conversas com meu marido. 

No início eu não me interessei pelo filme, pois desconhecia a sinopse e o nome não me chamou a atenção em nada. Até desanimou, pois pensei ser um filme de aventuras infantil. Só assisti porque era a sessão mais próxima e eu não tinha nada mais interessante para fazer naquele dia. O filme, porém, foi surpreendente!



As Aventuras de Pi começa com o protagonista, interpretado por Irrfan Khan, já adulto, contando a sua aventura a um escritor (Rafe Spall).



O filme narra a história de um menino indiano que viajava com a família e alguns animais do zoológico que possuíam, rumo ao Canadá, a bordo de um imenso navio de carga.

Após o naufrágio deste navio, o menino fica perdido em meio ao Oceano Pacífico e precisa dividir o pouco espaço disponível de um barco salva-vidas com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre-de-bengala, chamado Richard Parker.



Para sobreviver, às vezes precisamos seguir nossos instintos mais selvagens.

Aos poucos, os outros animais vão sendo mortos e apenas o menino e o tigre sobrevivem. Após 227 dias em alto mar, a pequena embarcação aporta numa praia quase deserta, no México.

O diretor caprichou nos efeitos especiais em 3D

Após ser resgatado, Pi é pressionado a contar uma outra versão da sua aventura aos investigadores da seguradora do navio, já que, a princípio, eles não acreditaram na primeira história. 

Esta história é uma fábula* que aborda a fé e como cada um de nós pode ou não acreditar em Deus. Decidir qual das duas versões é a verdadeira, varia de acordo com a nossa compreensão da realidade.


O jovem indiano Suraj Sharma estava acompanhando o seu irmão nos testes para o filme quando foi convidado pelo diretor Ang Lee a também fazer os testes. Ganhou o papel principal e o apoio do irmão.

*fábula: são narrativas que transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.

Você já assistiu a este filme? Na sua opinião, qual das duas histórias é a verdadeira?

Beijos,

Ana

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Olá Ana, tb vou muito ao cinema, adoro! E tive a mesma impressão inicial que a sua: o filme não chamou a minha atenção, talvez por eu achar que era infantil (se bem que eu adoro alguns filmes infantis, não tão infantis propriamente, como o Rai Leão), mas com sua resenha fiquei interessada, vou tentar assistir. Deve ser bem bonito o efeito do filme! Ah, adoro felinos...outro ponto favorável. rs

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fefa! Eu também gosto de filmes infantis (A Era do Gelo, Kung Fu Panda, etc), mas este que eu pensei ser infantil, não me chamou a atenção mesmo. O filme é lindo. Os efeitos especiais encantam. A história ou estória é intrigante. Fiquei até interessada em ler o livro, pois deve ser bem mais completo. Se você assistir As Aventuras de Pi, depois me conte o que você achou. Bjs

      Excluir
  2. Olá Ana,
    Eu também sempre adorei cinema, mas hoje em dia tenho que esperar para sair em dvd e alugar para assistir em casa, até já comentei isto com a Fefa!!! Estou esperando ansiosa para estes novos filmes que estão indicados no Oscar 2013 sair na locadora para mim poder ver!!!
    Adorei sua resenha e fiquei super interessada!!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angie, este ano são muitos os filmes bons concorrendo ao Oscar. Agora os filmes chegam bem rapido nas locadoras.
      Já assisti alguns como: Argo - excelente, adorei, baseado numa história real, onde aborda a invasão na embaixada americana no Irã, na década de 70; Django Livre, muito bom, porém um pouco cansativo, se durasse 2h seria o ideal, é meio arrastado em certos momentos, mas é aquela violência escrachada do Tarantino misturado com cenas de humor. É um estilo que nem todo mundo gosta.
      E tem As Aventuras de Pi, que comentei acima.
      Quero ver se vejo esta semana o Lincoln.
      Destes 3 filmes, indico primeiramente As Aventuras de Pi e depois o Argo.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Ana

    Vim lhe desejar um ótimo sábado...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  4. Ana, tou doida pra assistir. Aqui na minha cidade só veio dublado, então tou esperando chegar na locadora. O Oscar é já já, mas acho que melhor filme vai pra Lincoln, viu? Acho que Pi só vai levar efeitos hahaha
    =]

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália, filme dublado ninguém merece mesmo (a não ser crianças que ainda não saibam ler, é claro).
      Ainda não assisti Lincoln, quero ver se consigo ainda esta semana. E pelo que eu li a respeito, também acho que vai ganhar o Oscar de melhor filme.
      O Pi é "fantasia" e tanto o diretor quanto os atores não são americanos, então, não levaria como melhor filme de qualquer jeito. Beijão

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.