O que são free shops?

De vez em quando eu posto aqui algumas comprinhas feitas em free shops e muita gente me faz as mais diversas perguntas que eu vou respondendo, uma a uma, nos comentários ou por e-mail. Algumas perguntas são bem interessantes, então pensei em fazer alguns posts mais completos sobre os free shops, abordar os que eu conheço, o que vale mais a pena comprar, etc.

Para começar, vou republicar - com algumas adaptações, um post que eu já fiz para o blog da Lucy (Produtinhos no Cabelo), explicando melhor o que são free shops.

Free Shop do Aeroporto Internacional de Santiago, no Chile

Não resisti e fiz essa gracinha...

Eu chamaria estes locais de paraíso aqui na Terra, mas vou ser mais específica: free shops são lojas onde os produtos vendidos possuem isenção ou redução de impostos. 

Onde ficam os free shops?
A maioria dos free shops estão localizados em aeroportos, nas áreas de embarque e desembarque internacionais.


Outros locais onde podemos encontrar free shops são em algumas cidades de fronteira com o Brasil, como por exemplo, as localizadas na Argentina (Puerto Iguazu), Uruguai (Rivera, Rio Branco, Chuy, Aceguá e Artigas) e Paraguai (Ciudad del Este).

The Place Free Shop - Rio Branco/Uruguai - fronteira com Jaguarão/RS/Brasil

Também existem free shops nas áreas internacionais de portos e em navios de passageiros com destino internacional, como os de cruzeiros.

Existem free shops de fronteira no lado brasileiro?


Ainda não, mas foi aprovado recentemente pelo Legislativo e sancionada pela presidente Dilma, a Regulamentação da Lei que autoriza a abertura de lojas francas (free shops) em 28 cidades brasileiras que fazem fronteira com municípios de países vizinhos. Estima-se que estas lojas já estejam funcionando em 2014. No RS serão 10 lojas.

Mas não se anime muito, só estrangeiros poderão comprar nestas lojas. Assim como nós, que compramos nas lojas de free shops da Argentina, Uruguay e Paraguay, que fazem fronteira com cidades brasileiras, as pessoas naturais daqueles países também não podem comprar em seus free shops. Mas poderão comprar nos nossos.

Quem não fica feliz quando vai fazer uma viagem internacional, só de pensar nas comprinhas de free shop? Atire o primeiro batom quem disser que não!


No Brasil, quem controla as lojas de free shops nos aeroportos é a Duty Free, maior loja de varejo de viagem do mundo, que em 2006 comprou a Brasif, que antes explorava este serviço no Brasil.

Como posso fazer compras em free shops? 
No caso das lojas de aeroporto, somente se você estiver fazendo uma viagem internacional.

Lhamas de pelúcia, fofíssimas! Free Shop do Aeroporto de Santiago - Chile

Algumas companhias aéreas, como a TAM e a TAP, possuem venda de produtos de free shop na própria aeronave, durante um voo internacional. Você encontra os produtos disponíveis numa revista, colocada à sua disposição, no bolso à frente de sua poltrona. É só chamar a aeromoça, solicitar o produto e pagar. E levar, claro!


Nas lojas de navios, basta estar a bordo. Os navios de cruzeiro, mesmo os que fazem viagens pela costa brasileira, possuem free shops. Isso porque eles são navios estrangeiros e considerados territórios internacionais.

Zebra Free Shop - Rivera/Uruguai - fronteira com Santana do Livramento/RS/Brasil

Nas lojas de fronteira, basta viajar até lá. É sobre estas lojas de free shops que vou fazer posts mais detalhados nos próximos dias.

Qual o valor máximo permitido?
- Free shops de aeroportos e navios: você pode comprar até US$ 500.
- Free shop de fronteira: US$ 300. Esta cota é mensal.

Mas este valor não pode ser gasto livremente, como por exemplo, comprando produtos iguais em grande quantidade, o que pode configurar contrabando ou descaminho. Maiores detalhes sobre o que você pode ou não trazer, veja aqui no site da Receita

Você já viu nos aeroportos brasileiros, na área comum, lojas que se parecem com free shop, mas com valores mais altos? O que seriam?

As lojas Duty Free estão divididas em 3 segmentos, a Duty Free, a Dufry Shopping e a Dufry Shoping.com.


Duty Free: lojas que oferecem algumas das melhores marcas e produtos do mundo, com isenção ou redução de impostos. Estão localizadas nas áreas de embarque e desembarque internacional dos aeroportos. Estas lojas são Free Shops.

No Brasil estas lojas são pequenas, não oferecem tantas opções. Na America do Sul, o melhor e maior free shop de aeroporto fica em Buenos Aires.

Dufry Shopping: lojas que oferecem os mesmos produtos das Duty Free, porém com a incidência de impostos. Ficam na área de livre acesso a todos os passageiros e frequentadores dos aeroportos. Não são free shops.


Dufry Shopping.com: site que comercializa os mesmos produtos que as lojas acima citadas, com incidência de impostos. 


Alguns preços são até menores que as lojas físicas da Dufry, mas não é free shop. Possui entrega em quase todos os Estados. Confira quais são aqui.

Este foi só um post para dar início à série "Meus free shops favoritos". 

E você, tem algum free shop favorito?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

10 comentários :

  1. Olá Ana

    Os free shops tem uma magia especial e mesmo que não queira comprar mais nada, no final das viagens, tenho que visitar.
    Uma ótima 2º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinha!
      Eu também adoro entrar em free shop, nem que seja só para olhar mesmo.
      Em final de viagem então, estou super cansada e só consigo olhar, dificilmente me interesso por algo que eu não tenha planejado comprar.
      Beijão e ótima 2ª feira para você também!

      Excluir
  2. Super interessante! Ana o meu ainda é nenhum, mas terei...hiohihihihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Fefa.
      Eu até tenho uma certa facilidade por morar num Estado (RS) que possui 5 zonas de free shops de fronteira.
      Quase todo mundo por aqui frequenta free shops, pelo menos uma vez ao ano. Eu vou de 2 a 3 por ano, mas é que eu sou meio consumista mesmo.
      Beijão

      Excluir
  3. Nessas horas bem que eu queria morar numa fronteira com outro país. Adorei seu post, quem resiste a essas comprinhas né?!
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos
    P.s: ah! valeu pela dica do shampoo desamarelador, vou procurar, sempre ouço falar bem da marca, mas nunca usei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celina, obrigada pela visita.
      É verdade, eu moro relativamente perto de free shops, mas não tanto. Acho que o suficiente para eu moderar, porque se fosse muito perto, o estrago no meu cartão seria grande.
      Beijão

      Excluir
  4. Meu Free Shop favorito é aquele no qual eu vou com dinheiro!! hahaha
    Eu adoro todos. Ficou louquinha.

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, como eu viajo muito para a fronteira, acabo gostando mais de um ou de outro free shop, mas acho que o seu free shop favorito é o mesmo que o meu, hehehehe...
      Beijão

      Excluir
  5. Ana, sabe dizer se para comprar no free shop de santiago precisa do passaporte? Porque pro chile para entrarmos lá no é necessário o RG, ok? então não irei tirar o passaporte. Queria saber se compro no free shop com RG. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!
      Fique tranquilo, vale seu RG sim.
      Para fazer compras nos free shop de aeroportos de países do Mercosul, basta estar em viagem. O que eles podem te pedir na hora do pagamento, além do seu RG, é o nº do seu voo, que você pode consultar no cartão de embarque. Mas nem sempre eles pedem isso, depende do atendente e do movimento.
      Abraços e uma excelente viagem!

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.