Bloco da Velha 2013: como nos antigos carnavais!

Um bloco de rua pra lá de animado e até com “trio elétrico” percorreu algumas ruas de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, na tarde do domingo de carnaval. Foi uma grata surpresa para mim, que sou caxiense, mas já não moro lá há muitos anos.

Caxias do Sul/RS
Abadá 

Caxias do Sul/RS
De saída para a folia

e na concentração.


O nome, Bloco da Velha, é uma referência à livraria e cafeteria Do Arco da Velha, onde os organizadores deste evento são o proprietário e seus amigos. 

A musa da festa chegando

E eu aproveitei para tirar uma foto com a musa Sebastiana, é claro!

Este foi o terceiro ano que este bloco saiu e cerca de 1,5 mil pessoas aderiram ao longo do percurso, que imagino ter sido de mais ou menos 6 km, subindo e descendo lombas (ladeiras), já que a geografia da cidade não é muito plana. 

Subindo...

...descendo...

e subindo novamente!

Mas sempre com animação e bom humor.




Todo o percurso teve acompanhamento da Polícia Militar e o apoio dos agentes de trânsito da cidade. 



O trio elétrico era um pequeno caminhão e a banda tocava apenas quando o mesmo estava parado. Além do ponto de partida e o de chegada, foram 2 paradas, com duração entre 1h e 1h30min cada. Em movimento, o som era mecânico. Imagino que foi por medidas de segurança.

Foto: divulgação

Teve também muito confete e serpentina, além dos sprays de espuma, que eu particularmente detesto. Porém não chegou a me incomodar tanto assim.

Carnaval 2013



A intenção dos organizadores foi de resgatar o espírito dos antigos carnavais. E acredito que conseguiram! 

Teve venda de abadás, mas o ingresso ao bloco era gratuito. Valia ir fantasiado, de máscara, peruca ou mesmo sem nenhum adereço. O importante era a alegria! O público era bem animado e teve gente de todas as idades: crianças, jovens e idosos; com famílias, casais, solteiros, grupos de amigos ou foliões solitários.

Fazendo "ponta" de cordeiras...

Minha irmã e o Fiel, cachorrinho símbolo da empresa patrocinadora do evento

Uma grande empresa patrocinou o evento e várias outras entraram como apoiadoras, o que contribuiu muito para a divulgação e sucesso do bloco. Acredito que tenha sido um ótimo investimento, pois suas marcas ficaram bem visíveis e foram muito divulgadas. Espero que no próximo ano mais empresas participem e o bloco fique ainda melhor!

Eu tenho apenas uma ressalva, que pode servir de sugestão para o próximo ano: que sejam providenciados banheiros químicos nos pontos de paradas, pois os locais escolhidos não tinham estrutura para tanta gente e as filas eram imensas. 


Como os carnavais de clube foram praticamente extintos em Caxias e com a falta de interesse nos desfiles das escolas de samba, o público que não viajou e gosta de brincar e participar do carnaval, estava órfão deste tipo de diversão. Por isso, todo mundo se divertiu, com muita alegria e sem confusão. 


O meu marido, que é baiano e acostumado ao frenético carnaval de Salvador, se divertiu muito e também adorou participar deste bloco. 

Quero parabenizar aos organizadores do Bloco da Velha, às empresas patrocinadoras e apoiadores, à Prefeitura de Caxias e ao público, que foi excelente.

E que venha o Bloco da Velha 2014!

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Olá Ana

    Muito legal, quanta animação!
    Uma ótima 6º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kinha, valeu!
      Uma ótima 6ª feira e final de semana também.
      Beijos,

      Excluir
  2. Oi Ana!
    Não sou muito fã de carnaval, não gosto de muitas pessoas no mesmo lugar haha
    Mas achei o carnaval de Caxias bem diferente, sem brigas e gente bebendo até cair. Muito bonita essa iniciativa da cidade. Se todo mundo aproveitasse desta forma evitaria muita desgraça que acontece nessa época do ano, né?
    Gostei de vocês vestidos com a camiseta igual, ficou bem legal e animado ;)

    Se você já está participando do 1º Sorteio do Blog Makes da Mi muito obrigada! E fica o convite para as suas leitoras ;)

    Bjxx
    Makes da Mi
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam!

      Esse carnaval de rua foi muito tranquilo. Todo mundo se divertiu e até quem bebeu um pouquinho além da conta, não criou confusão. Foi um carnaval animado e muito legal. Adorei!
      Beijos

      Excluir
  3. Ana Maria aqui em Santos nós também temos o carnaval de blocos, o mais famoso
    acontece no centro histórico da cidade e super familiar e tranquilo. Bjs.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila!
      Carnaval de bloco é muito divertido, todo mundo participa e se diverte. Eu adoro.
      Agora vou dar uma espiadinha no seu blog.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.