Parque da Redenção: natureza exuberante no coração de Porto Alegre!

Para o primeiro post do ano eu decidi falar sobre um parque muito especial para mim aqui em Porto Alegre, que é o Parque Farroupilha, também chamado de Parque da Redenção. Especial porque moro bem próximo dele e porque é o parque que eu mais frequento, seja nas minhas caminhadas diárias (não tão diárias...), ou nos passeios de domingo pelo Brique (uma feira que acontece todos os domingos).

Lago da Redenção e seus pedalinhos Porto Alegre
Lago da Redenção e seus pedalinhos 

O Parque da Redenção, localizado em uma área bem central, entre os bairros Cidade Baixa e Bom Fim, é o parque mais antigo de Porto Alegre. 

Parque Farroupilha ou Parque da Redenção em Porto Alegre
Monumento ao Expedicionário

A área do parque era inicialmente utilizada como potreiro para o gado que era encaminhado aos açougues da capital, por isso era conhecida como Potreiro da Várzea

Em 1867 recebeu a denominação de campos do Bom Fim, devido à sua proximidade com a Igreja Nosso Senhor do Bom Fim, onde eram realizadas muitas festas religiosas. 

Em 1884, foi denominado de Campos da Redenção, em homenagem à libertação dos escravos em Porto Alegre, que foi a primeira cidade a abolir a escravatura. 

Atualmente o nome oficial é Parque Farroupilha, embora ainda seja mais conhecido como Parque da Redenção. Foi oficialmente inaugurado em 1935, por ocasião das comemorações do Centenário da Guerra dos Farrapos.

Parque Farroupilha ou Parque da Redenção em Porto Alegre

O parque possui área de 37 hectares e abriga uma grande e diversificada área verde, com pitangueiras, ipês roxos e amarelos, cedros, pau-brasil, imbuias e muitas outras árvores, que embelezam o local na primavera e protegem os frequentadores do sol forte e intenso calor que é característico por aqui no verão. 

Parque Farroupilha ou Parque da Redenção em Porto Alegre

O Parque da Redenção conta com um auditório, o Araújo Viana, recentemente inaugurado e onde acontecem excelentes shows e apresentações musicais, um jardim japonês, parquinho de diversões, vários monumentos, um espelho d'água, um grande chafariz central, um chafariz de ferro no jardim europeu, um pequeno lago, quadras esportivas, pista de atletismo, equipamento para exercícios, banheiros... Tinha até um mini zoo, que, infelizmente, foi desativado no ano passado.

Parque Farroupilha ou Parque da Redenção em Porto Alegre

Igreja de Santa Terezinha, em estilo gótico 

Com tudo isso, você pode pensar que este parque é um espetáculo! Mas não é, infelizmente! Faltam investimentos por parte dos governantes e conscientização de parte da população para cuidar mais e preservar melhor este grande patrimônio.

Parque Farroupilha ou Parque da Redenção em Porto Alegre
Colégio Militar, ainda hoje, sinônimo de excelente educação. A disputa por vagas é acirrada. 

Foram instaladas câmeras de monitoramento em alguns pontos do parque, o que ajuda a evitar vandalismos. Existe também uma polêmica, hoje parcialmente engavetada, de cercar ou não o parque, com a finalidade aumentar a segurança.

Parque Farroupilha ou Parque da Redenção em Porto Alegre
Evento noturno para comemoração do aniversário de Porto Alegre. 

Parque Farroupilha ou Parque da Redenção em Porto Alegre

Vários eventos e piqueniques noturnos já foram realizados neste parque, a fim de chamar a atenção da população e das autoridades para a necessidade de maior iluminação e segurança não só neste, mas em muitos outros parques da capital. 

Mas, independente dos problemas que se apresentam, o parque, localizado no coração da cidade, é o pulmão da capital gaúcha e o orgulho de quem o frequenta e cuida dele como se fosse o seu jardim. 

E na sua cidade, qual o seu parque preferido? 

Beijos, 
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

12 comentários :

  1. Olá Ana

    Estive apenas uma vez em Porto Alegre, há muitos anos atrás, para ser mais exta em minha lua de mel, que completará 40 anos, no próximo mês.
    O parque é lindo. Adorei ver vc nas fotos.
    Uma ótima 4º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kinha, tudo bem? Puxa, faz um tempinho mesmo que você veio, está na hora de vir novamente.
      Este parque é muito bonito, mas Curitiba cuida bem mais de seus parques! Qualquer dia escrevo também um post sobre os parques curitibanos que eu mais gostei. Beijos

      Excluir
  2. Realmente, Ana, o Brique da Redenção é uma excelente opção para as manhãs de domingo... Parabéns pelo post!!

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Olá Aninha, adorei o post, as fotos e os comentários estão ótimos.
    Obs.: Eu sou mais bonita do que na foto que tu publicou ...hehehe..
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida irmã. Muito obrigada pelos elogios.
      Mas é claro que você é muito mais bonita do que nesta foto, mas era a mais atual de nós duas no Brique que eu tinha.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Ana!
    Adoro Porto Alegre! Depois de Curitiba, é minha cidade preferida do Brasil ;)
    Não só pela cidade, mas pelos bons amigos que tenho aí.
    Visitei esse parque na minha última viagem, em 2008, e comprei vários artesanatos. Um lugar muito bonito, com bastante criança e cachorros (eu amo cachorros!) ;)

    Um ótimo fds!
    Bjxx
    makesdami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam, tudo bem? Como foram suas férias? Você também saiu de circulação entres estes feriados de Natal e Ano Novo...
      Curitiba também é belíssima, eu já conhecia, mas meu marido não e fomos aí no ano passado. Nossa, que cidade linda!! Os parques, então, enchem os olhos! Vocês estão de parabéns pela bela cidade.
      Meu pai também era apaixonado por Curitiba e dizia que, se algum dia quisesse se mudar de Caxias do Sul, escolheria Curitiba.
      Eu só não gosto do frio, que é quase o mesmo de Caxias (minha cidade natal), hehehehe... Bjs

      Excluir
  5. Adoro a Redenção... e saudades do brique!!!

    ResponderExcluir
  6. Ana, que legal ver que você é gaúcha, também sou e morro de saudades desta cidade!!! Já estou a 4 anos longe, morando em Curitiba!!! Mais saudades que a cidade, só das pessoas daí!!! Amo demais!!! A única coisa é que sou Gremista kkkkkkkkk

    Beijinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angie, muito legal saber que você também é gaúcha. Curitiba é uma cidade belíssima, mas saudade não se explica ou justifica, se sente e pronto!
      Eu sou colorada, adoro meu time, vou a jogos (ia, porque o Beira Rio está em reforma), mas tenho grandes amigos(as) gremistas, alguns até fanáticos, então só faço brincadeira e falo de futebol com colorados, hehehe...
      Beijão

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.