Camiseta estilizada, super fácil de fazer!

Este não é um blog de artesanato e eu não tenho o menor jeito para isso, a não ser que seja super, hiper ou mega fácil. Então, nestas condições, descobri uma coisa muito legal e que eu adorei fazer. Estilizei uma camiseta com estampa animal print em forma de cruz. Gostei tanto que resolvi repassar a dica.

Por enquanto a moda das caveirinhas e dos mustaches (bigodes) ainda está forte por aqui, mas uma nova tendência deve chegar em breve da Europa e EUA, que são as roupas e acessórios com cruz. Vale colares, pulseiras, anéis, echarpes, brincos, leggs, camisetas, enfim, tudo o que for possível e usável, dependendo do gosto e estilo de cada um.


Eu adoro cruz, tenho muitos colares com pingentes de cruz, em vários tamanhos e modelos, mas não tinha nenhuma camiseta. Procurei pronta e não achei, então vi em alguns blogs várias dicas de como fazer esta camiseta personalizada. Achei muito fácil mesmo e decidi fazer a minha.

Comprei uma camiseta lisa preta, um giz de alfaiate, 1 cola para tecido, 1 pincel e um retalho de tecido com estampa de cobra. Com exceção da camiseta, achei tudo numa lojinha no centro que vende armarinhos (botões, linhas, enfim, materiais de costura). Eu queria estampa de oncinha ou leopardo, mas como não achei, fiz com estampa de píton mesmo. Precisei também de uma régua e uma tesoura.


Só que a "experiente artesã" aqui resolveu cortar tudo meio no olho, só riscando com o giz e a régua, sem molde e sem nada. Se tivesse feito um molde, teria feito a cruz um pouco mais fina, pois a camiseta não é muito comprida, mas acho que ficou legal mesmo assim.

Usando a régua e o giz de alfaiate, risquei na própria camiseta o formato de uma cruz. Depois peguei o retalho e cortei na medida. Como era um retalho comprido e estreito, cortei a parte da cruz que ficaria na vertical e depois a outra menor, para colar na horizontal. Fiz uma pequena bainha nas laterias da cruz, para não desfiar e colei. Em seguida, passei cola em toda a lateral do eixo vertical e colei na camiseta. Repeti o mesmo procedimento no eixo horizontal e colei por cima.
Se o retalho fosse mais largo, eu teria cortado a cruz num único pedaço e não em dois, como eu precisei fazer.  

Uma dica: faça um molde antes! Pode ser uma folha de papel ofício tamanho A4 mesmo ou outro papel qualquer; desenhe uma cruz no tamanho que você preferir, recorte e depois desenhe a cruz no tecido riscando com o giz de alfaiate. Aí é só recortar a cruz no tamanho certo. Use a mesma cruz de papel para marcar o lugar em que vai ser colada a cruz de tecido na camiseta.

Já fiz um molde para a minha próxima camiseta. Vou estilizar uma branca. Se você quiser, me mande um e-mail que eu envio este molde no tamanho de uma folha A4. Clique na imagem para aumentá-la, mas não sei se imprime no tamanho certo copiando diretamente do blog.

Clique na imagem para ampliar

Eu sempre usei colares e correntes com cruz e, mesmo sendo católica, para mim este símbolo não tem nada a ver com uma religião específica. A cruz é considerada um símbolo universal e pode se apresentar de forma religiosa, mística ou esotérica.

O modelo básico, como o desta camiseta, traz sempre a intersecção de dois eixos opostos, um horizontal e outro vertical, que representam lados diferentes, como o Sol ou a Lua, o masculino e o feminino, a vida e a morte. Ou seja, o princípio e o fim.

Então, o que você acha desta moda? Usaria?

Beijos,
Ana


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

12 comentários :

  1. Adorei a dica ... Arrasou

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda a camiseta! Assim temos mais uma opção.Com essa moda de spikes,tachinhas e caveiras,a cruz certamente tem uma simbologia..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei a camiseta hoje, fez o mair sucesso! O pior é que ninguém acreditou que fui eu quem estilizou!
      Bjs

      Excluir
  3. Ana, eu adorei. Ficou linda. O problema é que sou um fiasco com habilidades manuais e por isso tenho sempre que comprar pronta haha :(

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nathália. Mas é muito fácil mesmo, pode acreditar em mim. E se eu consegui fazer, qualquer pessoa consegue também!
      E ficou tão bem feita que meus colegas de trabalho nem acreditaram que fui eu quem fez. Experimente fazer um teste em uma camiseta mais velha, se você estragar, nem vai sentir o prejuízo. Experimente, depois me conte. Bjs

      Excluir
  4. Ficou linda, Ana!
    Mas, como a Nat, também sou uma negação nas habilidades manuais (pelo menos para costura haha) ;D
    Parabéns pelo talento!

    Bjxx
    makesdami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam, de costura eu só sei pregar botão. Essa camiseta foi só "recortar e colar", hehehehe... Bjs

      Excluir
  5. Ficou bem legal a camiseta!! E o passo a passo é bem fácil!!

    ResponderExcluir
  6. Oi,adorei o blog, se puder pode me ajudar a divulgar o meu blog? http://bymodaforever.blogspot.com.br obrigada :)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.