Dica de viagem: Casapueblo

Você já foi ao Uruguai? Nosso país vizinho tem muitos encantos... mas o que vou indicar neste post é uma visita à imperdível e exótica Casapueblo.

Casapueblo fica em Punta Ballena, distrito de Maldonado e distante cerca de 130km de Montevidéu e 15km do centro de Punta del Este.


Afinal, o que é Casapueblo? Um hotel ou um museu? Casapueblo é museu, galeria de arte, ateliê e hotel spa (Club Hotel Casapueblo). Ah, e tem ainda um restaurante, o Las Terrazas.

É também uma obra de arte: uma gigantesca escultura branca, idealizada e realizada pelo artista plástico uruguaio Carlos Paéz Vilaró, conhecido e premiado no mundo inteiro e que mora no local.
 

O hotel possui uma vista deslumbrante sobre o Río de La Plata, que nesta região se confunde com Oceano Atlântico. São 72 aptos, um diferente do outro, com belas sacadas para se apreciar a vista e se perder nos pensamentos. 

Na área do spa, são três piscinas com hidromassagem, atividades de Health Gym, sauna e massagens terapêuticas. O spa oferece uma sequência de atividades revigorizantes personalizadas, priorizando os cuidados com o corpo e a mente, de acordo com as necessidades de cada um.


Não cheguei a me hospedar no hotel (infelizmente), então não posso descrever minhas impressões sobre os serviços, mas já visitei Casapueblo 3 vezes e conheço bem aquela vista de tirar o fôlego.
 

Casapueblo é aberta a visitação pública. Paga-se uma pequena taxa (não lembro exatamente quanto) e pode-se visitar algumas áreas, como a exposição de obras do artista, com os quadros e esculturas. Também tem um pequeno auditório onde é passado um vídeo explicativo.

“Essa obra arquitetônica nada convencional começou a ser construída em 1958, a partir de um cômodo feito de latas. Mais tarde foi revestido com ripas de madeiras que vinham de navios naufragados. Anos depois, o artista descobriu a receita que daria a cara e o estilo que a casa tem até hoje: com cimento e cal, "pregou" uma espécie de tela de galinheiro nas paredes de madeira e pintou sua casa, feita toda à mão, de branco. A intenção foi dar contraste com o céu e o mar, em uma escultura na qual, viver, pintar e receber amigos era prioridade”

Vilaró se define como um "fazedor de coisas". Entre suas obras encontram-se tapeçarias, pinturas em mural, cerâmica, arquitetura, pintura, escultura, ufa!... e até poesia, pois encontrei esta homenagem que ele fez ao Sol e à Mulher, fontes de inspiração para a sua obra maior:


Vilaró tem uma ligação muito forte com o Brasil e uma grande influência africana em suas obras. Ele diz que, quando visitou a Bahia, em 1956, encontrou a África inteira lá.
 

O artista afirma ser parte do sol e que a arte e a vida são como um largo caminho, cheio de portas que devem ser abertas para se descobrir o que há por trás de cada uma. Sempre haverá portas para serem abertas e sempre faltará algo a ser completado.

Curiosidade: Vilaró é pai de Carlos Miguel, um dos 16 passageiros do avião da Força Aérea Uruguaia, que passaram a ser conhecidos como “Os Sobreviventes dos Andes”, no trágico episódio acontecido em 1972 nos andes chilenos que, depois do livro, virou filme.

Casapueblo causa fascínio a todos que a visitam, pois é impossível não admirar tamanha ousadia e beleza de suas formas.


Nos finais de tarde é realizada a celebração do pôr do sol e é um excelente momento para apreciar esta obra tão diferente e grandiosa, encravada junto a uma natureza fascinante e onde as águas tocam o céu, bem na linha do horizonte.


Espero que você tenha apreciado esta minha dica e faça do Uruguai o seu próximo destino. Planejando com antecedência, você encontrará vôos bem acessíveis para Montevidéu e alguns para Punta del Este. 

Se você já conhece Casapueblo e quer acrescentar alguma informação, fique à vontade. Mas se você não conhece (ainda) e quer comentar, também agradeço.

Beijos,
Ana


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

10 comentários :

  1. Seu blob tá cada vez mais interessante!! Sempre fico com vontade de (re)visitar alguns desses lugares...

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Márcio! Depois de escrever sobre Casapueblo, também fiquei com muita vontade de ir novamente ao Uruguai!
      Bj

      Excluir
  2. Realmente é muito bom, sempre dou um 'pulinho' aqui!
    Se um dia eu puder viajar prá os quatro cantos do mundo, tirarei fotos nos mesmos lugares!!!
    Mil beijoos

    Vanessa Muniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, vai marcando em seu caderninho (virtual, é claro) os lugares que vc gostaria de conhecer... E riscando como OK o mais breve possível, heehehe...
      Bjs

      Excluir
  3. Obrigada pela visita lá no blog, volte sempre viu ^^
    Que lugar lindooo, amei as fotos!

    Super beeijos =*
    Blog Momentos de Beleza
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathalia, também agradeço a visita e o comentário.
      Adorei seu blog, estou sempre visitando!
      Beijos

      Excluir
  4. Nossa que lugar LINDO!!!

    Maravilhoso, fotos lindas!!
    deu até vontade de sair correndo e ir parar aí.
    hehe

    http://instamakeup.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que lugar lindo,
    amei as fotos,
    beijinhos querida

    http://www.descontraidas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridas! O lugar é lindo mesmo, impossível não se encantar com aquela vista!Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.